Apoio Institucional da ESP/SES-PB realiza III Encontro Centralizado de 2021

publicado: 23/08/2021 09h19, última modificação: 24/08/2021 15h20

WhatsApp Image 2021-08-23 at 09.08.31.jpeg

Nessa quarta (18) e quinta-feira (19) aconteceu o III Encontro Centralizado de 2021 do Apoio Institucional da ESP/SES-PB, um momento educativo voltado para discutir os processos de trabalho do Apoio Institucional (AI) da Paraíba. Desta vez, o tema girou em torno do Ser e Fazer Apoio Institucional na Paraíba, as essências e peculiaridades dessa ferramenta de gestão e como ela é aplicada pela Escola de Saúde Pública dentro do Estado da Paraíba e na articulação com os municípios, a partir das Gerências Regionais de Saúde.

Nas primeiras etapas, o grupo discutiu a história e as mudanças do AI desde o início (2014) até hoje, demarcando como esta é construída pelos seus próprios atores, na sua relação com os demais que ocupam os espaços de governança do SUS e no diálogo com as regiões de saúde e municípios, deixando fortemente marcado o seu papel em apoiar “fazendo com/junto” e não fazendo por.

WhatsApp Image 2021-08-23 at 18.52.58.jpeg

Em seguida, as apoiadoras e apoiadores institucionais conduziram uma Roda de Conversa sobre como promovem Educação Permanente em Saúde em seu cotidiano vivo de trabalho, e assim reconhecendo a dimensão educativa do trabalho em saúde e a importância de provocar reflexões, questionamentos e transformações no fazer saúde, tendo sempre como alvo a defesa do nosso Sistema Único de Saúde. Lembrando aqui que a Educação Permanente é um dos maiores, senão o maior foco do trabalho da Escola de Saúde Pública da Paraíba.

Nas últimas etapas do encontro, as apoiadoras e apoiadores mais uma vez coordenaram uma Roda de Conversa, debatendo os desafios de seu trabalho, os quais passam por múltiplas agendas simultâneas, a necessidade de se reinventar para mobilizar o coletivo e produzir mudanças nos espaços de gestão do SUS, a importância de serem compreendidos nos diversos lugares que ocupam, e a urgência de reconhecerem limites e saberem dizer não, quando identificam o que é e o que não é prioritário a seu trabalho.

O III Encontro Centralizado de 2021 foi desenvolvido seguindo princípios freireanos que atravessam a atuação do Apoio Institucional, acreditando na amorosidade do trabalho, no diálogo com os atores, na problematização e reflexão do fazer e na autonomia dos sujeitos, defendendo a Educação Popular em Saúde, a qual é anterior à Educação Permanente em Saúde e anterior até mesmo à implantação do SUS. Para saberem mais sobre o trabalho do Apoio Institucional da ESP/SES-PB e da Escola de Saúde Pública, visitem o nosso Instagram e as demais mídias sociais.