Apoio Institucional da SES/ESP-PB finaliza participação nas Conferências Municipais de Saúde

publicado: 24/04/2023 13h49, última modificação: 24/04/2023 13h49
97a89303-be95-4b77-8290-28b35d92bdb3.jfif

As Conferências Municipais de Saúde (CMS) aconteceram no período de 01 de março a 14 de abril de 2023. O apoiador institucional da gestão (ESP/SES-PB) participou de 65 conferências, aproximadamente 30%, de todas que foram realizadas no estado da Paraíba.

De acordo com a Coordenação do Apoio Institucional,as Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para a população. “As conferências de saúde servem para efetivar o controle social e a participação da comunidade nas esferas de gestão do SUS e construir um sistema de saúde cada vez melhor e que que atenda os anseios dos usuários”, destacou Ernande.

A participação do apoiador nas conferências se deu conforme as demandas dos gestores municipais que enxergam nestes trabalhadores legítimos representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Gerência Regional e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB). Eles atuaram de forma ativa nas Conferências. Em 37% das participações foram como conferencistas e 52% como mediadores. Isso demonstra o investimento sistemático da Coordenação da ESP-PB na formação de mediadores pedagógicos na saúde.