Notícias

RELATÓRIO PARCIAL DE 100 DIAS DE ATIVIDADES DO APOIO INSTITUCIONAL DA SES/ESP-PB JUNTO À ATENÇÃO BÁSICA: Um Novo Capítulo na Saúde da Paraíba

publicado: 06/10/2023 18h29, última modificação: 11/10/2023 15h00

 

Foto 1: Reunião na ESP-PB com a Atenção Básica da SES

Em meados de março de 2023, em reunião entre a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), a Coordenação do Apoio Institucional e a Secretaria Executiva de Saúde (SES), foi pactuado que a estratégia de Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Saúde (SES/ESP-PB) passaria a apoiar a Atenção Básica, oferecendo suporte técnico, político e pedagógico aos serviços municipais de saúde do estado da Paraíba, assim como fazia, desde 2015, para gestão estadual da SES. Desde então a ESP e o Apoio Institucional passaram a realizar estudos, planejamentos e a desenvolver capacitações no intuito de se preparar para o novo enfoque e para desenvolver as novas atividades. 

Foi acordado que a jornada começaria com um diagnóstico situacional da Atenção Básica, um esforço conjunto dos Apoiadores Institucionais para se apresentarem aos serviços municipais de Atenção Básica. Eles buscaram estabelecer vínculos, compreender a realidade local, suas demandas e necessidades, a fim de propor ações conjuntas envolvendo a SES, as Gerências Regionais de Saúde, a ESP-PB e a Atenção Básica dos Municípios.

   

Foto 2: Encontro com a Atenção Básica de São Domingos   

No dia 5 de julho de 2023, ocorreu a primeira visita técnica para o diagnóstico situacional da Atenção Básica, realizada na cidade de Sousa pela apoiadora institucional Adriana Fernandes. Desde então, foram realizadas 122 visitas, cobrindo impressionantes 54,70% das cidades da Paraíba.

Luciana Moura, da Coordenação Colegiada do Apoio Institucional da SES/ESP-PB, comentou: "Na verdade, não esperávamos conseguir um resultado, em quantidades de visitas, tão expressivo com apenas 100 dias de trabalhos de campo, pois estamos desenvolvendo os instrumentos de trabalho, aprendendo a usá-los e corrigindo processos e fluxos de trabalho. Literalmente, estamos trocando o pneu do carro durante uma corrida, mas temos certeza que iremos chegar ao final vencedores".

    

   Foto 3: Encontro com a Atenção Básica de São Sebastião de Lagoa de Roça

Felipe Medeiros, apoiador institucional na região de Piancó, compartilhou sua perspectiva: “As visitas para realização do diagnóstico situacional da Atenção Básica estão sendo muito animadoras. Elas fomentam a cogestão nesses espaços e nos ajudam a entender as principais demandas que guiarão nosso trabalho no fortalecimento das regiões de saúde.”

Neste estágio inicial, o foco é no fortalecimento da Atenção Básica e na coleta de informações para orientar futuras propostas de ação conjunta com os serviços municipais. No entanto, graças à interação e convergência de propósitos entre apoiadores e apoiados, já foram possíveis atividades de Educação Permanente em Saúde, capacitações e orientações para resolver questões específicas.

Ernande Prado, da Coordenação do Apoio Institucional da SES-ESP/PB, enfatizou: “Entendemos que atender às demandas imediatas dos trabalhadores dos serviços visitados, quando possível, demonstra a capacidade do apoiador em ouvir, analisar e tomar decisões pertinentes que favorecem os serviços e a população usuária do SUS. Além disso, ao apresentar imediatamente ações que respondem às necessidades dos trabalhadores, motivamos as equipes municipais a iniciar uma mudança de paradigma na relação entre a Atenção Básica da SES e a Atenção Básica dos municípios.”

Nesta sexta-feira, 6 de outubro, o relatório com os resultados parciais desses primeiros 100 dias foi entregue à Coordenação de Atenção Básica da SES. Isso marca um novo capítulo na saúde da Paraíba, com uma parceria em pleno crescimento entre todas as partes envolvidas.