ESP-PB lança edital para equipe de execução em cursos de Saúde da Família

publicado: 14/03/2022 14h17, última modificação: 14/03/2022 14h17
WhatsApp Image 2022-03-14 at 14.15.37.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), realiza o Processo Seletivo Simplificado visando a seleção de bolsistas e de cadastro reserva para a equipe de execução do Curso de Especialização em Saúde da Família e do Curso de Qualificação em Saúde da Família.

"É o primeiro passo do processo de formação que vai ser muito importante para a Escola neste ano de 2022. É uma iniciativa viabilizada pelo Projeto Amar e, através dessas especializações, nós vamos estar ainda mais perto das equipes de Saúde da Família de todos os municípios da Paraíba, além de possibilitar a ampliação da discussão e da qualificação do atendimento na área materno-infantil. É o primeiro processo desse tipo certificado pela Escola de Saúde Pública, o que vai repercutir no SUS como um todo. Estamos com o edital aberto para a equipe de execução e, sem seguida, trabalharemos o edital para facilitadores do curso", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

O curso tem como objetivo formar, em nível de especialização, trabalhadores e gestores de nível superior e, em nível de qualificação, Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para a qualificação da Atenção Primária à Saúde e para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, com foco na Rede Materno-Infantil.

"A proposta pedagógica dos cursos sustenta-se em uma base metodológica problematizadora, na utilização de metodologias ativas e na articulação entre teoria e prática no processo educativo, contribuindo na formação de sujeitos críticos e reflexivos frente aos desafios do seu cotidiano junto às equipes da Estratégia Saúde da Família da Paraíba", informou Amanda Amaiy, do Apoio Técnico do Núcleo de Pós-Graduação da ESP-PB.

As inscrições devem ser feitas através do site da ESP-PB, via formulário eletrônico, disponível no link: https://www.esp.pb.gov.br/editais até o dia 21 de março de 2022.