Notícias

Curso de Especialização e Qualificação em Saúde da Família reúne turmas para debater Ciclo Gravídico Puerperal do homem trans.

publicado: 20/05/2023 13h25, última modificação: 22/05/2023 17h38
curso esp.jpg

 A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Pós Graduação da ESP, reuniu, nesta sexta-feira (19), turmas da 1ª Macro e 1ª Região do Curso de Especialização em Saúde da Família para debater questões relacionadas ao Ciclo Gravídico Puerperal do homem trans.

O curso é uma parceria da ESP-PB com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) e com o Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Projeto AMAR) e têm como objetivo qualificar trabalhadores e gestores da Estratégia Saúde da Família do Estado, a fim de contribuir para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, com ênfase na Rede Materno-Infantil.

O encontro de hoje debateu o tema ‘Atenção Integral à Saúde no Ciclo Gravídico Puerperal da população LGBTQIA+’ e contou com a participação do psicólogo Ricardo Alecsander, que esclareceu dúvidas e partilhou com os participantes sua vivência sendo homem trans.

A coordenadora da Macro Região, Ana Ruth, relatou que, além de ser uma iniciativa pioneira, é de extrema importância para a população ofertar essa formação aos trabalhadores da Atenção Básica. “A gente entende que fortalecendo e qualificando os profissionais conseguimos aprimorar os cuidados que eles prestam aos usuários. Também temos percebido que tem sido muito enriquecedor para os profissionais e o quanto eles têm conseguido levar o conhecimento adquirido na formação para toda sua equipe”, afirmou Ruth.

Para a orientadora do curso, Rosangela Guimarães, os  cursos ofertados pela ESP, qualifica, capacita o profissional e o estimula a implantar em sua área um modelo inovador de atuação, levando  a toda população a importância da educação em saúde. “Já temos visto um resultado muito positivo. Em 2022, já houve uma redução significativa na mortalidade materna. Outra coisa importante para os profissionais da Atenção Básica é a questão da educação continuada, pois muitas vezes essas formações são caras e, através dessa iniciativa do Governo do Estado, eles estão tendo a oportunidade de se qualificarem de forma gratuita com profissionais qualificados e quem ganha com tudo isso é a população paraibana”, enfatizou.

A primeira turma concluirá a formação nos próximos meses. A enfermeira e aluna da especialização, Brenda Cavalcante, comentou a experiência. “Têm sido bem importante para nossa vida pessoal e profissional, pois a troca de experiências com outros profissionais é muito relevante. Dessa forma, conseguimos ofertar um atendimento de qualidade para todas as pessoas que nos procuram e, principalmente, o público materno infantil, pois tudo começa na Atenção Primária, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu, Brenda.