Encontro Descentralizado do Apoio Institucional da SES/ESP-PB expande vínculos no SUS Paraibano

publicado: 25/09/2023 10h09, última modificação: 25/09/2023 10h09
FortaleceRAS-11.jpg

No período de 19 a 22 de setembro de 2023, o Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) promoveu os encontros descentralizados das 2ª e 3ª macrorregiões de saúde, realizados nos municípios de Monteiro e Catolé do Rocha, respectivamente. Esses encontros representaram momentos cruciais para a construção e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba.

Os eventos reuniram uma audiência diversificada, composta por gerentes regionais de saúde, apoiadores regionais e institucionais, coordenação do apoio institucional e residentes em saúde coletiva do Alto Sertão. Na 3ª macrorregião, destacou-se a historicidade do encontro, já que foi a primeira vez que gerentes, apoiadores e residentes em saúde coletiva do sertão e alto sertão se reuniram em um evento único.

A 2ª macrorregião concentrou-se no fortalecimento e na aproximação das regiões, com ênfase na temática da Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica. Os encontros permitiram aprofundar o conhecimento sobre o SUS na Paraíba e fortalecer laços entre os participantes.

Ravena Farias, gerente regional de saúde da região de Monteiro, compartilhou: "O Encontro Descentralizado é sempre uma grande oportunidade de melhor conhecer o SUS na Paraíba, além de um grande prazer em reencontrar os colegas em seu território." Sabrina Almeida, gerente regional em Cuité, ressaltou a importância do aprendizado e da partilha de conhecimentos.

A coordenação do Apoio Institucional enfatizou que os encontros foram planejados para promover diálogos, reflexões e participação ativa. Os apoiadores institucionais de cada território tiveram um papel fundamental na organização e condução dos eventos.

Esses encontros não se limitaram às atividades realizadas, pois haverá uma continuidade em cada região de saúde, envolvendo não apenas as gerências, mas também os trabalhadores da Atenção Básica dos municípios. A descentralização fortalece o compromisso da SES-PB em aprimorar o SUS e promover a saúde de todos os paraibanos.