Escola de Saúde Pública realizará a I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba

publicado: 26/10/2022 17h16, última modificação: 02/11/2022 16h21
Evento será realizado entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2022.
Mostra

Barra-imesp

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), realizará a I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba com o tema “O SUS é o nosso lugar” e pool de eventos temáticos durante os dias 15 e 16 de dezembro de 2022.

A I Mostra ocorrerá na sede do UNIESP - Centro Universitário no município de Cabedelo-PB e contará com apresentações de trabalhos, apresentações criativas ou culturais e atividades temáticas vinculadas aos encontros paralelos.

Estes eventos são gratuitos e direcionados a profissionais do Sistema Único de Saúde na Paraíba como trabalhadores, gestores, estudantes, residentes e professores, que tenham desenvolvido experiências e trabalhos na rede do SUS.

O período de submissão de trabalhos será entre 21 de outubro e 06 de novembro de 2022, e as inscrições serão realizadas do dia 19 de novembro a 07 de dezembro de 2022.

Para o Prof. Felipe Proenço, Diretor geral da ESP-PB, este é “um grande evento e marco para a história da Escola de Saúde Pública da Paraíba” que completa dois anos de sua criação em 2022. Felipe ainda explica o quanto é relevante este evento para reflexão acerca das ações desenvolvidas na rede do SUS da Paraíba a partir da ótica de seus trabalhadores e trabalhadoras, além da exposição de experiências exitosas que podem servir de exemplo para o fortalecimento do conhecimento científico.

A Mostra contará com cinco eventos, a saber: Encontro Integrador dos Programas de Residência em Saúde da SES-PB; Oficina Anual de Avaliação da Rede Escola; Fórum de Cursos Técnicos; Encontro do Apoio Institucional; e Encontro de Comunicação em Saúde.

Pedro Rodrigues, coordenador do Núcleo de Residências em Saúde, nos informa que o Encontro Integrador dos Programas de Residência em Saúde da SES-PB surgiu da necessidade de fomentar um networking, ou seja, a difusão de conhecimentos e o estabelecimento de contatos dentro dos Programas de residência. Para ele, é “um momento construído coletivamente, onde os participantes conhecem e compartilham as expectativas com o processo de formação e suas experiências de transformação das práticas a partir de suas atuações nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).”

Já a Oficina Anual de Avaliação da Rede Escola é “um momento avaliativo do processo de integração Ensino-Serviço que ocorre com as representações da IEs conveniadas com a SES e os serviços que fazem parte da Rede Estadual de Saúde que são campos de estágio”, segundo a coordenadora da Rede Escola, Drica Tófoli.

Um dos eventos será o Fórum de Cursos Técnicos da ESP-PB, realizado pelo Núcleo de Formação Profissional (NFP), coordenado por Cylene Nóbrega. Este fórum será um espaço para apresentações de “experiências exitosas dos estudantes do Curso Técnico em Hemoterapia do município de João Pessoa e os estudantes egressos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, realizado em Princesa Isabel”, nos informou Cylene.

O quinto evento será o Encontro de Comunicação em Saúde (ECoS-ESP-PB), de acordo com Emerson Lopes, “é um evento pioneiro da Escola de Saúde Pública da Paraíba, visto que até então não tínhamos uma ação nessa área em nosso Estado”. Emerson ainda nos informa que esse evento busca provocar nos Gestores Públicos de comunicação e Profissionais da área da Saúde reflexões acerca dos impactos do mundo mediatizado pelas (des)informações na área da saúde.

Acesse o regulamento da Mostra da ESP-PB 2022 aqui.