Notícias

ESP-PB ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

publicado: 03/10/2024 09h55, última modificação: 03/10/2024 10h09
15b63b0d-2d88-41d0-8c25-3be8c392356d.jfif

O EDITAL ESP-PB Nº 08/2024 da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, foi publicado no Diário Oficial em 26 de setembro de 2024, para anunciar a realização de um Processo Seletivo Simplificado para o curso "Saúde, Cuidado e Respeito às Diferenças".

Este curso visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na prevenção de IST/AIDS, Hepatites Virais e na redução de vulnerabilidades.

Para a Diretora Acadêmica da ESP, Raiana Mariz o objetivo do curso é formar estudantes de nível médio com uma visão ampliada da saúde, capazes de discutir e entender sobre o respeito às diversidades de gênero, sexo, raça e religião. “Sabemos que a construção de uma sociedade mais inclusiva começa na formação dos nossos estudantes, e é por meio desse curso que buscamos reforçar esse cuidado. Na Escola de Saúde Pública, acreditamos que investir em uma educação voltada para a equidade e o respeito é fundamental para garantir um SUS mais forte, eficiente e humanizado.” Afirmou

O processo oferece 250 vagas destinadas a estudantes do  ensino médio da Paraíba. Os aprovados preencherão vagas e formarão um Cadastro de Reserva, que será usado em casos de vacância. Todo o gerenciamento do processo será conduzido pela Escola de Saúde Pública (ESP/PB).

De acordo com a Gerente operacional de Condições Crônicas e IST da SES, Ivoneide Lucena a Secretaria de Estado da Saúde tem a compreensão que a saúde deve caminhar diretamente com a educação. “É em sala de aula que se aprende, fazendo com que esses jovens tenham a oportunidade de receber conhecimentos de forma segura, de forma profissional e que esse conhecimento eles levem para a vida toda,a população jovem é uma população muito acometida das infecções sexualmente transmissíveis no Brasil e na Paraíba não é diferente. São muitos casos de jovens com sífilis, com HIV, com hepatites, focamos nesse público justamente porque o nosso banco de dados anualmente traz essa preocupação pelo número de jovens de 15 a 29 anos adquirindo HIV, que é o vírus que causa AIDS”,pontuou.

O curso será oferecido na modalidade EAD com uma carga horária total de 200 horas, incluindo 80 horas de atividades online e 120 horas de atividades práticas.

Haverá também dois encontros presenciais na ESP/PB para a aula inaugural e para a finalização do curso. O curso não reembolsará despesas relacionadas ao transporte, alimentação ou hospedagem.