Notícias

ESP-PB, em parceria com a COREMU – SES-PB, conclui o primeiro módulo teórico do eixo transversal dos Programas de Residência Multi e Uniprofissional em saúde

publicado: 11/04/2023 12h20, última modificação: 11/04/2023 12h20
3a88e232-a409-4d6c-9782-a13051268aab.jfif

 

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com a Comissão de Residência Multiprofissional da SES/PB(COREMU), concluiu nos dias 3,4 e 5 de abril de 2023, o primeiro módulo teórico do eixo transversal dos programas de residência em área profissional de saúde. A disciplina de Políticas Publicas de Saúde foi ministrada de forma virtual e é primeira de uma grade de 8 disciplinas que serão ofertadas durante o ano.

Neste primeiro módulo, o objetivo foi compreender o histórico e o desenvolvimento das políticas públicas de saúde no Brasil, desde os modelos de assistência à saúde do Brasil, sua evolução histórica, seus princípios e diretrizes correlacionados com a prática, possibilitando inclusive a compreensão do contexto e a conjuntura atual.  

De acordo com Ernande Valentim, um dos facilitadores do modulo, houve grande sintonia e interesse entre os facilitadores e os residentes. “A turma foi bem participativa no processo de ensino e aprendizagem. Muitos demonstraram que já conheciam algumas políticas do SUS e relataram ampliação da compreensão e operacionalização destas políticas”, afirmou.  

O coordenador do Núcleo de Residência da ESP e da COREMU, Pedro Alberto, revelou que o programa de Módulos Teóricos dos Eixos Transversais era um desejo antigo dos membros da Coremu. “Todos sentiam a necessidade de uniformizar os conteúdos vinculados aos programas de residência. Assim, fruto de um trabalho coletivo e da parceria com a ESP-PB, esperamos que os Módulos proporcionem aos residentes momentos de troca de vivências e aprendizados nas suas atividades práticas, fortalecendo a formação e assistência no SUS”, destacou Pedro.  

Daldiane Araújo, residente em Clínica Integrada em Odontologia, relatou que foi uma experiencia de formação muito bem planejada e executada por uma equipe de profissionais competentes.” O transcorrer das aulas, nos fez compreender a importância de um processo formativo baseado na construção de novos saberes e partilha de aprendizados essenciais para aprimoramento do SUS.

As atividades acontecem bimestralmente e o segundo módulo está previsto para começar no final deste mês de Abril.