ESP-PB finaliza ciclo de atividades do Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do SUS

publicado: 06/07/2022 15h09, última modificação: 06/07/2022 15h11
WhatsApp Image 2022-06-29 at 14.59.01 (1).jpeg

Com o objetivo de qualificar, em nível de aperfeiçoamento, o processo de trabalho dos trabalhadores de Saúde e fortalecer a Gestão do SUS no estado da Paraíba, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Apoio Institucional, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, encerrou o ciclo de atividades do Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O público-alvo foi formado, prioritariamente, pelos Secretários Municipais de Saúde da Paraíba.

"Nossa missão foi cumprida, contribuindo com a formação dos gestores municipais de saúde de forma que eles possam ser capazes de disparar e monitorar processos de trabalho em saúde. Ao longo do Curso, promovemos atividades e discussões para que esses trabalhadores possam compreender e operacionalizar os processos de regionalização da Saúde", relatou Ernande Valentin do Prado, coordenador do Apoio Institucional da ESP-PB.

Nas aulas, foram apresentados temas como Planejamento e organização do SUS; Financiamento e recursos públicos da saúde; Educação Permanente e Educação Popular em Saúde. “Além do ganho dos alunos, que aprenderam diretamente com os facilitadores, ainda se beneficiaram os trabalhadores das equipes destes estudantes, num movimento pedagógico em forma de onda. Desta forma, espera-se que o aprendizado em sala de aula beneficie o cidadão usuário do SUS em toda a Paraíba”, pontuou Ernande, que completou dizendo que “também é favorecida, com esse curso, toda a equipe do Apoio Institucional da ESP-PB, uma vez que para desenvolver as aulas precisava estudar sobre o curso e sobre como facilitar os encontros. Neste período estudamos todos os temas e as formas de contribuir com a aprendizagem dos trabalhadores, tendo como pressuposto os princípios de Paulo Freire, que diz que: ‘Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender’”, citou.

A apoiadora institucional Flávia Iuçara Lourenço de Oliveira, da 13ª Região de Saúde, pontuou que "o curso oportunizou momentos de socialização das realidades dos municípios, desafios e potencialidades, gerando discussões aprofundadas/reflexivas acerca das temáticas abordadas. Ademais, os estudantes e gestores partilharam como positiva a troca de saberes, conhecimentos e experiências dos municípios da Região de Saúde, bem como o trabalho em equipe, a interação e participação dos grupos, que contribuiu para o processo de aprendizagem, fortalecendo as ações e serviços de saúde nos municípios e consequentemente a Região de Saúde".

A gestora Francisca Wigma de Medeiros, da 10ª Região de Saúde, evidenciou a importância do curso "pela oportunidade de troca de experiências para melhoria dos serviços e práticas em saúde dentro do território e pelo reconhecimento de realidades e dificuldades semelhantes vivenciadas pelos gestores". A secretária expressou, ainda, o sentimento de "pertencimento ao processo de aprendizagem do curso, oportunizado pela condução que foi tomada de maneira horizontal" e reforçou a sintonia, coletividade e democratização dos debates.

WhatsApp Image 2022-06-29 at 14.57.39 (1).jpeg

Renan Soares, apoiador institucional da 11ª Região de Saúde, destacou o "uso de metodologias variadas, compreendendo momentos de acolhida e dinâmica de apresentação dos participantes, bem como a realização de rodas de conversa e a exposição de conteúdos de forma dialogada. Entre os assuntos, conversou-se sobre a trajetória, as experiências e as expectativas dos participantes com relação ao curso, como também discutiu-se sobre aspectos históricos e político-institucionais que dão base para a organização operacional do SUS, o papel dos espaços institucionais de governança, a importância da organização dos serviços em rede e a relevância da educação permanente em saúde e da comunicação em saúde".

WhatsApp Image 2022-06-29 at 14.59.37 (1).jpeg

Secretário de Saúde de Itapororoca, Ronaldo Mascena, relatou que, "além da grande troca de experiência entre os participantes do curso, foram realizadas algumas intervenções com as equipes durante as atividades de dispersão, podendo melhorar algumas situações locais e esclarecendo alguns pontos. Todo conhecimento adquirido vai nos fortalecer durante o dia a dia em nossos municípios", disse ele.

A Secretária de Saúde adjunta de Itapororoca, Ana Lúcia Brito, declarou que "as temáticas abordadas durante o encontro foram muito construtivas e esclarecedoras, por meio das discussões e experiências compartilhadas". Ela reforçou, ainda, que "os prazos e agendas pactuadas foram bons, o que facilitou a organização ao cumprimento das atividades. Será de grande aproveitamento novos cursos como este e que as coordenações, gestão e pessoas ligadas à gestão municipal tenham oportunidades de participar e se qualificar".

Secretária de Saúde de Capim, Fabiana Gonçalves, afirmou que, "mesmo que breve, o curso foi muito importante e necessário, pois, a cada aula trocamos várias experiências e aprendizados e ainda repassamos todas as informações obtidas para nossos colegas de trabalho que lidam diretamente nas ações em saúde".

Já Aluízio Lorena, Secretário de Saúde de Baia da Traição, descreveu que "as oficinas do curso tiveram um conteúdo de excelente qualidade. Bem orientadas e com uma participação que aumentaram os meus conhecimentos, propiciando produzir no dia a dia um melhor serviço aos profissionais e usuários".

WhatsApp Image 2022-06-29 at 16.25.24 (1).jpeg