Notícias

ESP-PB lança edital para facilitadores de aprendizagem em cursos de saúde da família

publicado: 09/05/2022 15h29, última modificação: 09/05/2022 15h29
Edital 09.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), lançou o edital para o processo seletivo simplificado visando a seleção de bolsistas e de cadastro reserva para facilitadores de aprendizagem do Curso de Especialização em Saúde da família e do Curso de Qualificação em Saúde da Família. As inscrições acontecem do dia 11 até 23 de maio e serão realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico do Portal da Cidadania do Governo do Estado: https://portaldacidadania.pb.gov.br/ na aba “Concursos e Seleções”.

Serão destinadas 159 vagas + cadastro reserva e 8 vagas para pessoas com deficiência, ou seja, um total de 167 vagas. De acordo com a assessora técnica de Educação na Saúde da ESP-PB, Shenia Maria, a ideia é ter facilitadores em todas as Regiões de Saúde, buscando contemplar as especificidades dos territórios.

“A Paraíba é um dos estados pioneiros no desenvolvimento da Atenção Primária através do antigo programa de Saúde da Família e um curso de especialização voltado para essa estratégia é valorizar o papel que a Atenção Primária tem na saúde pública do nosso estado”, pontuou Shenia Maria.

O processo será realizado em três etapas e o resultado será divulgado no endereço eletrônico da ESP-PB (https://esp.pb.gov.br) e no Portal da Cidadania (https://portaldacidadania.pb.gov.br).

“Com este edital, vamos ampliar a equipe da ESP-PB agregando mais profissionais que já tenham experiência no campo da saúde coletiva, na atenção primária à saúde, para participarem diretamente dos encontros de aprendizagem junto aos trabalhadores das equipes de Saúde da Família em toda a Paraíba”, declarou Shenia.

Requisitos – Para concorrer ao perfil de Facilitador de Aprendizagem, os candidatos devem possuir graduação na área da Saúde ou áreas afins e experiência profissional comprovada de no mínimo um ano no Sistema Único de Saúde (SUS), nas áreas de Atenção Básica ou Estratégia Saúde da Família ou Gestão em Saúde Coletiva, além de ter como requisito desejável especialização em Saúde da Família ou Saúde Coletiva ou áreas afins e experiência em metodologias ativas de aprendizagem.

Sobre o curso – O curso tem como objetivo formar, em nível de especialização, trabalhadores e gestores de nível superior e, em nível de qualificação, Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para a qualificação da Atenção Primária à Saúde e para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, com foco na Rede Materno-Infantil.