Notícias
ESP-PB lembra 'Dia dos Professores' e reforça que programas de residência são importantes instrumentos de aprendizagem
Nesta sexta-feira, 15 de outubro, é celebrado em todo o Brasil o Dia do Professor. Uma forma de homenagear os profissionais da categoria e incentivar a garantia de direitos e melhores condições de trabalho. A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) lembra a data e reforça a importância dos professores nos Programas de Residência ofertados atualmente.
Os Programas de Residência em Saúde contam com diferentes atores responsáveis pelo ensino em serviço, dentre os quais destaca-se a figura do preceptor. A função desse profissional equipara-se às atribuições do professor, uma vez que os cenários de prática na saúde são espaços de reflexão e construção coletiva, muito semelhante, portanto, ao que se vivencia no universo das salas de aula.
“É a partir da figura do preceptor que o residente tem a oportunidade de reorientar a sua formação no Sistema Único de Saúde (SUS), adquirindo uma postura ética e proativa nos serviços de atenção à saúde em que está inserido. Além de acompanhar e conduzir o processo de aprendizagem do residente, o preceptor também avalia o seu desempenho e atua de forma significativa no desenvolvimento de habilidades indispensáveis ao perfil de um profissional de saúde comprometido com os princípios do SUS”, declarou a apoiadora técnico-pedagógica do Núcleo de Residências em Saúde da ESP-PB.
Entre os Programas de Residência que a ESP-PB dispõe, está o Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia, que teve início em 2017, tem duração de três anos e conta com quatro novas vagas anuais para aprovação em concurso público.
“O programa tem como objetivo geral tornar o médico residente apto a promover a saúde, prevenindo, diagnosticando e tratando as afeições relacionadas à mulher, nas diferentes fases da vida, bem como desenvolver habilidades e raciocínio crítico. Contamos com uma equipe de professores/preceptores altamente capacitados e treinados para o ensino teórico-prático necessário para o treinamento do médico residente”, explicou a médica e preceptora Viviane Meneghetti.
A residente Renata Abath afirmou que "a residência é essencial para a formação de um futuro e bom especialista. Nela temos acesso a uma prática intensa de aprendizado através da carga teórica e do aperfeiçoamento de habilidades técnicas. Sempre supervisionados por um preceptor com experiência na área, permitindo uma troca constante de experiência com profissionais qualificados que nos ensinam muito, além de abrir portas futuras"