Notícias
ESP-PB, MST e UFPB realizam evento sobre a saúde e a questão agrária na Paraíba
Entre os dias 1º e 3 de setembro, a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PB) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), promove o Seminário “Questão agrária e luta pela terra na Paraíba: a agenda da saúde no MST”. O evento, voltado para a comunidade acadêmica da UFPB, é aberto também para o público externo.
O objetivo do Seminário é ampliar o conhecimento sobre a situação das mais de 5 mil famílias que vivem na Paraíba em Assentamentos e Acampamentos do MST, presentes em 58 municípios de diferentes regiões do estado, e como tem se dado a atuação do setorial de saúde deste movimento. Nesta área, a ESP-PB e a UFPB estão atuando para apoiar a formação e atuação dos Agentes Populares de Saúde do campo.
“É um processo de formação para as pessoas da própria comunidade, de uma forma que elas consigam ter um olhar sobre as condições de saúde, sobre os problemas de saúde apresentados e partam de uma perspectiva de que são capazes de cuidar de seus vizinhos, colegas. A população, em geral, pode e deve participar desta iniciativa que teve muitos avanços no campo de acampamentos e assentamentos rurais”, relatou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço que reforçou, ainda, que o Seminário vai poder discutir essa experiência, ouvindo os Agentes Populares de Saúde e como tem sido esse papel de cuidado e já pensar na possibilidade de ampliação dessas iniciativas.
Programação – Nos dias 1º e 2 de setembro de 2022, das 19h às 22h, vão acontecer duas mesas redondas no Auditório 411 do CCHLA/UFPB. Na primeira noite, tendo por tema “Questão agrária e luta pela terra na Paraíba”, estarão como expositores o Prof. Dr. Jonas Duarte, do Departamento de História e Dilei Schiochet, da Coordenação Estadual do MST-PB. Na segunda noite, a mesa pautará “A saúde na atuação do MST” e contará com representação do Setorial Saúde do MST-PB, além do Prof. Dr. Felipe Proenço de Oliveira, diretor geral da ESP-PB.
Por fim, no dia 3 de setembro, terá uma atividade complementar do Seminário, por meio de uma vivência em acampamento do MST-PB, que ocorrerá ao longo de todo o dia. As pessoas interessadas podem optar por participar de toda a programação, incluindo a vivência, ou apenas dos debates.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário: https://forms.gle/wByTqNjHH9RvfK2h6
Realização – O evento é parte das ações do Projeto de Extensão “Educação Permanente dos Agentes Populares de Saúde dos Assentamentos e Acampamentos do MST na Paraíba: o povo cuidado do povo”, coordenado por docentes do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da UFPB, e que vem sendo desenvolvido em parceria com a ESP-PB e o MST-PB.