Notícias

ESP-PB participa da 10ª Conferência Estadual de Saúde

publicado: 27/05/2023 12h57, última modificação: 27/05/2023 12h57
foto conf 3.jpeg

A abertura da 10º Conferência Estadual de Saúde aconteceu na noite de quarta-feira (24), e terminou na sexta (26) com a eleição de 76 Delegados, que defenderão os projetos para o Estado na fase final que acontecerá em Brasília. As deliberações aprovadas na Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Conselho Estadual de Saúde (CES), e teve como proposta discutir as prioridades para a saúde dos usuários do SUS no estado. A partir deste debate, serão propostas as ações que serão priorizadas nos próximos quatro anos.  O vice-governador Lucas Ribeiro abriu o evento com a assinatura do termo de adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, celebrado entre o Governo da Paraíba e o Ministério Público (MP).  

O documento visa incentivar uma atuação coordenada entre o Ministério Público brasileiro e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública, em busca da retomada dos índices seguros de cobertura vacinais em todo o Brasil.

A vacinação foi um dos temas abordados na apresentação do secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, que falou sobre as ações desenvolvidas nos últimos anos, entre elas, o projeto Vacina Mais Paraíba. “Fomos o primeiro estado brasileiro a atingir a cobertura vacinal na campanha contra poliomielite em 2022 e somos o estado que mais vacina na campanha atual contra influenza." Frisou.

A Escola de Saúde Pública (ESP-PB) teve uma participação importante na  10° Conferência Estadual de Saúde, a equipe de relatores responsáveis,foi composta pela Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba, ao todo 16 profissionais fizeram parte do  processo.

Para Vanessa Cintra, Diretora Geral da ESP-PB, A conferência é um momento importante para elencar as prioridades da saúde do nosso Estado nos próximos quatro anos.” A Escola de Saúde Pública não poderia deixar de se fazer presente e contribuir de forma efetiva para realização deste grande evento que tem como objetivo final o fortalecimento e integração do Sistema Único de Saúde (SUS).” Concluiu.

De acordo com Mariana Gonsalves, coordenadora do Núcleo Rede Escola da ESP-PB, foram dias e noites consolidando as propostas dos 223 municípios "Quero expressar meu sincero agradecimento pela participação dos relatores na conferência. Uma equipe dedicada e comprometida na consolidação das propostas. Como resultado tivemos uma contribuição efetiva e produtiva". Afirmou.

Mais de 600 pessoas foram inscritas para a eleição dos delegados que vão representar a Paraíba na Conferência Nacional, prevista para julho. A Conferência Estadual de Saúde é uma das etapas para eleger as ações que serão prioridade no governo e culmina na Conferência Nacional, onde os estados são ouvidos, através de pessoas eleitas na etapa estadual. No último dia de evento a Paraíba nomeará 76 delegados que defenderão os projetos para o Estado na fase final. As deliberações aprovadas na Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

Além dos trabalhadores da saúde e usuários do SUS, o evento contou com a presença de representantes do Conselho Nacional de Saúde; Ministério da Saúde; Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana; Conselho Estadual de Saúde; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba; Conselho Municipal de Saúde; e gestores do SUS.