Notícias

ESP-PB participa do Seminário Nacional Institucional de Articulação das Práticas Integrativas Complementares de Saúde

publicado: 11/03/2022 16h36, última modificação: 11/03/2022 16h36
ESP PICS

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) participou do I Seminário Nacional Institucional de Articulação das Práticas Integrativas Complementares de Saúde (PICS), que aconteceu entre os dias 10 e 12 de março, na Universidade Federal da Paraíba. O encontro – fruto da parceria do Curso de Aperfeiçoamento de Terapeutas Holísticos (COEP), da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS) e da Coordenação Nacional das PICS e outras lideranças – teve como objetivo dialogar e encaminhar ações que fomentem a expansão e uma política de educação permanente em PICS, como a criação de cursos de especialização e pós-graduações.

Participaram do evento representantes de diversas frentes em PICS no estado da Paraíba e no cenário nacional. As mesas de debates aconteceram de forma presencial e virtual. Na ocasião, a ESP-PB foi representada pelo servidor especialista em PICS Paulo Ricardo.

“Precisamos divulgar e, principalmente, mais do que nunca, fazer valer a pena a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde que já tem mais de 15 anos. Essa é uma garantia de que a saúde integral – física, emocional, mental, social e espiritual incentivada pela própria OMS (Organização Mundial da Saúde) – possa ser expandida para todas as cidades. As Escolas de Saúde Públicas são elementos fundamentais estratégicos para essa expansão”, disse Paulo Ricardo.

Mais – O evento teve como anfitrião o professor Emmanuel Fernandes Falcão da Coordenação de Educação Popular (COEP/PROEX/UFPB). Destaque, ainda, para a presença da Coordenadora Nacional CNPICS/DESF/SAPS/MS, Christiane Santos Matos, e da assessora técnica Marcela Escudeiro.

O conteúdo do Seminário de Nacional Institucional de Articulação das Práticas Integrativas Complementares de Saúde pode ser acessado através do canal da Coordenação de Educação Popular da UFPB no link: https://www.youtube.com/channel/UCp9OXH7njZmZq6kLtLl-X-g