Notícias

ESP-PB promove Aula Inaugural do Curso Cannabis Terapêutica

publicado: 29/05/2023 18h43, última modificação: 29/05/2023 18h43
CANNABIS releas.jpg

Aconteceu no último sábado (27), no auditório da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Formação Profissional, a aula inaugural do Curso Projeto: Educação na Saúde Para o uso Terapêutico da Cannabis Medicinal. A solenidade de abertura da primeira turma do curso contou com a presença de 100 alunos e vários representantes da causa.

O curso acontecerá de forma híbrida, com carga horária total de 200 horas, sendo 160 horas em atividades Ensino a Distância (EAD) e 40 horas presenciais. O projeto tem o objetivo de promover formação e qualificação dos trabalhadores da área da saúde que são vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Vanessa  Cintra ,diretora geral da ESP-PB deu as  boas vindas aos  alunos e falou da satisfação e importância da formação  desses  profissionais para a saúde dos que necessitam desta terapia “Esse é  um desafio trazido desde a criação da própria  Escola de Saúde Pública, que é uma pauta do Governo do Estado, na pessoa do Governador João Azevedo ,foi ele quem entendeu a necessidade da  gente potencializar a formação do SUS para o SUS, para os trabalhadores e assim a gente alcançar a sociedade que é o nosso maior  objetivo. A gente tem uma missão enquanto escola, discutir, fortalecer, mudar práticas de trabalho e fazer com que as pessoas possam trazer a luz da evidencia cientificas a luz das práticas qualitativas e integrativas, que a gente possa discutir a sociedade. Nós estamos aqui pra formar pro SUS mesmo, para que as pessoas recebam qualidade de assistência.” Afirmou.

A chefe do Núcleo de Formação Profissional, Cylene Nóbrega, ressaltou que “o curso é de suma importância para o estado da Paraíba, pois, entende que a atuação significativa e benéfica das doulas, junto às políticas de saúde materno-infantil, bem como o acompanhamento à mulher em seu período mais sublime e transformador reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O curso proporcionará a ampliação dos conhecimentos dessa profissional, pois terá a formação adequada e o estímulo de atuação na área”.

A professora doutora da UFPB, Katy Lísias Gondim Dias de Albuquerque, criadora da disciplina Sistema Endocanabinoide e Perspectivas Terapêuticas da Cannabis Sativa e seus Derivados, parabenizou a ESP-PB e enfatizou a importância da formação.” A ESP e Governo do Estado estão de parabéns por proporcionar  um curso pioneiro e trazer a terapia  canábica para  os  profissionais, capacitar esses profissionais de saúde para que eles consigam ajudar as pessoas, a sociedade que não sabem onde procurar ajuda, então é muito importante que essa multidisciplinaridade, esses profissionais sejam capacitados para que possamos  dar uma  assistência de qualidade as pessoas que necessitam ,porque a demanda chega e quando essa demanda chegar a gente deve estar pronto. “Finalizou.

Para Cassiano Gomes, diretor e fundador da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (ABRACE),a informação chegando aos níveis da saúde pública é o grande passo para desmistificação sobre a terapia. “Os profissionais agora terão a oportunidade de se reciclar, de entender como funciona, de poder inclusive aplicar no seu dia a dia, é de extrema importância a educação para mudança de paradigmas.

Para que possamos atender mais pessoas temos que passar pela educação, e o Estado da Paraíba está de parabéns, a gente está dando esse passo e continua na dianteira, na vanguarda desse tratamento, com iniciativas como a ABRACE que foi a primeira Associação e hoje continua sendo a maior em quantidade de pessoas atendidas. E hoje o curso oferecido aqui pela ESP-PB também é pioneiro, pois é o primeiro curso oferecido pelo Poder Público no Brasil. “Enfatizou.