Notícias

ESP-PB promove aula inaugural do Curso de Formação de Doulas nesta sexta-feira

publicado: 01/12/2022 14h58, última modificação: 01/12/2022 15h02
WhatsApp Image 2022-12-01 at 14.45.56.jpeg

Nesta sexta-feira (2), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Formação Profissional, promove a aula inaugural do Curso de Formação de Doulas no Sistema Único de Saúde. A solenidade de abertura da primeira turma do curso de qualificação (João Pessoa) acontecerá às 8h, no auditório da Escola, com a presença de 40 alunas.

"É o início de mais um processo de formação da ESP-PB que vem para fortalecer uma área que temos investido bastante, que é a área materno-infantil. Essa formação, em particular, tem uma característica importante de apoiar, através de uma bolsa, as estudantes que estão se formando, para que elas possam participar dessas atividades de formação. A qualificação, certamente, terá uma repercussão muito importante e positiva no Sistema Único de Saúde, para que possamos ter um melhor cuidado com as paraibanas e paraibanos", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

As aulas - que ao decorrer do curso deverão acontecer aos sábados, na ESP-PB - serão organizadas por módulos temáticos, que vão abordar desde a história do parto e nascimento, com as politicas públicas de saúde, a fisiologia do parto e outras temáticas. As alunas terão acesso, também, a aulas práticas e momentos de visitas técnicas nos serviços de saúde. O curso de qualificação terá a duração de três meses, com carga horária de 240 horas. Já o de atualização terá um total de dois meses, com carga horária de 120 horas. 

"O curso de qualificação (novas doulas) vai acontecer em João Pessoa, Campina Grande e Patos, buscando ampliar a formação para as cidades do interior do Estado onde muitas mulheres não têm acesso a uma doula e, a partir desse projeto, terão a possibilidade de conhecer de perto como funciona o trabalho dessa profissional. Como estímulo às atividades educativas nas unidades de saúde e comunidades, o curso também vai contemplar a certificação de educadora perinatal, para que essas doulas possam aprender metodologias de educação em saúde e abordagem em grupos. Terá, ainda, como princípio valorativo o respeito às diversidades humanas e acolhimento às situações de vulnerabilidades e violências", informou a coordenadora do Curso de Doulas da ESP-PB, Ana Lúcia.

Sobre o curso - O projeto de Formação de Doulas no Sistema Único de Saúde é fruto da parceria da ESP-PB com a Associação de Doulas da Paraíba. Tem como objetivo formar 100 novas doulas e oportunizar a atualização de 60 doulas já formadas para atuação no SUS, compreendendo seus princípios e diretrizes, reconhecendo a necessidade da doula na equipe multiprofissional de atenção ao parto e nascimento, principalmente no benefício às gestantes, para estimular uma experiência positiva de parto, tendo como propósito o acolhimento às famílias.

A chefe do Núcleo de Formação Profissional, Cylene Nóbrega, ressaltou que “o curso é de suma importância para o estado da Paraíba, pois, entende que a atuação significativa e benéfica das doulas, junto às políticas de saúde materno-infantil, bem como o acompanhamento à mulher em seu período mais sublime e transformador reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O curso proporcionará a ampliação dos conhecimentos dessa profissional, pois terá a formação adequada e o estímulo de atuação na área”.