ESP-PB promove aula inaugural do Mestrado Profissional em Saúde da Família

publicado: 19/08/2022 16h21, última modificação: 19/08/2022 16h25
52297131604_afe6990f4b_c.jpg

Nesta sexta-feira (19), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) promoveu a aula inaugural do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde/MPSF). O evento aconteceu no auditório da ESP-PB e contou com a participação de gestores de saúde, professores, mestrandos

“Esse é um marco muito importante para a pós-graduação no Estado da Paraíba, sendo a primeira atividade oficial do Profsaúde. Foi o momento de receber os mestrandos, discutir os projetos de pesquisa a partir das necessidades do SUS e, com isso, estamos cumprindo uma das metas estabelecidas pela ESP-PB, que era implantar o Mestrado”, declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, que destacou, ainda, a parceria com Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Lívia Borralho, o Mestrado Profissional em Saúde da Família vem para consolidar a Escola de Saúde Pública como uma estrutura que tem muito a colaborar com a melhoria e qualificação da rede e dos profissionais no âmbito da saúde.

“O Mestrado, com certeza, vai trazer mais uma contribuição nos desafios que existem no campo da gestão, da assistência, para que possamos nos aproximar cada vez mais das necessidades da população com intervenções mais efetivas, dinâmicas e assertivas para alcançar as metas diante de um processo de qualificação tão robusto”, afirmou.

,,052296865766_14ceed421d_c.jpg

O médico sanitarista Daniel Beltrammi,professor do Mestrado, pontuou que o Profsaúde é uma “experiência nacional fundamental para fortalecer o pensamento estratégico em Saúde no Estado, com enfoque na Atenção Primária que, de fato, é um lugar de mudança de vida das pessoas para melhor”. Ele comentou que esta é a primeira turma “com pesquisadores muito entusiasmados, além de um time docente de excelência e uma metodologia e estratégia testadas. Não tenho dúvida nenhuma de que teremos muito sucesso para deixar resultados e propostas para cuidar cada vez melhor da saúde das paraibanas e paraibanos”.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano, reforçou a importância da qualificação no contexto da rede de saúde estadual.

“Que esta rede possa proporcionar não só o nível de mestrado profissional, mas também de doutorado, numa perspectiva futura. A Fapesq sela o compromisso de fortalecer, valorizar e apoiar essa iniciativa que é um marco importante para a sociedade paraibana”.

52296872023_dacbd93fab_c.jpg