ESP-PB realiza 4º Encontro presencial do ProfSaúde

publicado: 20/03/2023 10h44, última modificação: 20/03/2023 12h05
Encontro do Mestrado Profissional em Saúde da Família
Capa Notícias_Prancheta 1.png

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), realizou o 4º Encontro presencial do ProfSaúde/MPSF nos dias 16 e 17 de março. O evento teve como objetivo avaliar o início do semestre e o processo de aprendizagem, além de discutir melhorias para o curso.

A secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Valéria, falou sobre a realização do encontro de especialização em parceria com a ESP-PB, o Projeto Amar e a Secretaria de Estado da Saúde. Para ela, o evento é fundamental para ampliar o nível de conhecimento dos profissionais. “O encontro contará com a participação da turma de Mestrado Profissional em Saúde da Família e outras instituições que acompanham o programa do Nordeste. Será uma oportunidade para trocar experiências com profissionais de toda a região”, afirmou a secretária.

Para a diretora geral da ESP-PB, a professora Vanessa Cintra, o intuito do encontro foi realizar o diálogo interinstitucional. “Nesse encontro discutimos sobre as possíveis ações de fortalecimento do mestrado profissional e acompanhamos o que está sendo realizado nessa primeira turma da parceria entre ESP-PB e UEPB e a Fiocruz”, afirmou.

A professora Carolina Lucena, diretora acadêmica da ESP-PB, ressaltou a importância de eventos como este para fortalecer o SUS. “A discussão em conjunto com outras instituições do país é muito importante. Estamos  honrados em sediar a discussão do mestrado profissional da UEPB na ESP-PB, a fim de estreitar relações e fortalecer ainda mais a rede do SUS no Estado da Paraíba”, destacou.

Estiveram presentes, ainda, a professora doutora Carla Pacheco Teixeira, a coordenadora acadêmica adjunta nacional na Fiocruz, professora doutora Silvana Cristina dos Santos, a coordenadora do ProfSaúde-UEPB, entre outros representantes das áreas.

O Programa de Pós-graduação em Saúde da Família - Percebendo a necessidade de uma formação mais especializada na área de Saúde da Família, a parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (ESP-PB) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferece o Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) por meio do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (PPSF).

O MPSF tem como objetivo qualificar profissionais de saúde para atuação na área da Saúde da Família, visando à melhoria do desempenho no trabalho em equipe, com foco na atenção à saúde das pessoas, famílias e comunidades, tendo em vista a qualidade, a efetividade, a eficiência e a humanização da atenção à saúde.

O curso é destinado a profissionais de nível superior que atuam na Atenção Primária à Saúde e demais áreas afins, com duração de 24 meses. A metodologia do curso é baseada em atividades teórico-práticas, com aulas presenciais, seminários, oficinas, visitas técnicas e orientação de projetos de intervenção em serviço.

O MPSF busca, além de capacitar profissionais, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para a consolidação da Atenção Primária em Saúde, com uma visão interdisciplinar, integral e humanizada.