ESP-PB realiza capacitação em saúde bucal e pré-natal odontológico

publicado: 28/03/2023 10h04, última modificação: 28/03/2023 16h38
Biblioteca da ESP-PB-7.jpg

A Escola de Saúde Pública (ESP-PB) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizou, nesta segunda feira (27), uma capacitação em saúde bucal sobre o Pré-Natal Odontológico.

Contribuindo para o sucesso do Projeto PlanificaSUS, na 14ª Região de Saúde, foram convidados todos os cirurgiões dentistas das equipes de saúde bucal e do Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) que compõem a região.

O evento contou com a palestra da doutora Erika Lira, que chamou a atenção dos convidados para a importância do cuidado odontológico durante a gestação. ”Temos que desmistificar a ideia de que pré-natal odontológico é simplesmente fazer limpeza no dente e dizer a gestante ‘quando o bebê nascer você volta’. É muito mais que isso. É dar ao profissional a segurança, a autonomia pra poder resolver problemas compatíveis com cada fase da gestação, pesando os riscos e benefícios para a mãe e pro bebê. É dar ao outro essa condição de ter conhecimento cientifico, embasamento e criar um protocolo de atendimento”, destacou Erika.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a promoção da saúde bucal por meio da prevenção, tanto para a mulher quanto para o bebê, é fundamental. A ausência desses cuidados durante a gestação, pode provocar um parto prematuro e/ou o nascimento do bebê com baixo peso.

Projeto PlanificaSUS - O Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein desenvolve há mais de 20 anos várias atividades relacionadas à gestão de serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), além de projetos, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Entre eles, está o PlanificaSUS, cujo nome oficial é "Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde", e o Saúde Mental na APS, de nome oficial "Implementação da Linha de Cuidado de Saúde Mental na APS para Organização da Rede", executados pela área de Projetos e Novos Serviços da Diretoria de Atenção Primária e Rede Assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein.

O PlanificaSUS tem como objetivo implantar em larga escala a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), em regiões de saúde dos estados, fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) na organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS. Trata-se de um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que apresenta como área técnica responsável, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Garantia de Atributos de Atenção Primária à Saúde do Departamento de Saúde da Família e, como área de atuação, a de Desenvolvimento de Técnicas e Operação de Gestão em Serviços de Saúde.

O Saúde Mental na APS tem como objetivo apoiar a gestão estadual e municipal na organização da linha de cuidado de saúde mental na APS a partir da metodologia da PAS. As regiões trabalhadas neste projeto têm em comum o fato de já estarem em implementação da Planificação da Atenção à Saúde em seus municípios. Por sua vez, visa resgatar o trabalho já iniciado, revisitando os processos, com um olhar direcionado para Saúde Mental. Assim, a fim de qualificar o cuidado em saúde mental prestado e fortalecer o papel resolutivo da APS, o desenvolvimento de competências nos profissionais e gestores perpassa por estabelecer modificações na forma como se dão os processos de trabalho. Para isso, o Saúde Mental na APS utiliza também a capacitação para o uso do Manual de Intervenções Mental Health Gap ActionProgramme (mhGAP) aliado às mudanças no modus operandi disparadas pela metodologia da PAS.

Os dois projetos possuem em comum a execução da metodologia da PAS que tem como objetivo apoiar o corpo técnico-gerencial das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde na organização dos macroprocessos dos Serviços de Saúde. Ela permite desenvolver a competência das equipes para a organização da Atenção à Saúde, com foco nas necessidades dos usuários sob sua responsabilidade, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). Esta plataforma se apresenta como uma importante ferramenta neste processo de apoio e de acompanhamento dos processos de trabalho que serão operacionalizados.