ESP-PB realiza IV Encontro Integrador dos Programas de Residência em Saúde

publicado: 10/12/2021 14h31, última modificação: 10/12/2021 14h31
Residências.jpg

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, realizou nessa quinta (9) e sexta-feira (10), o IV Encontro Integrador dos Programas de Residência em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB). Com o tema 'Residências em Tempos de Resistência: Contribuições e Desafios na Pandemia', o evento teve programação online e presencial, com mesas temáticas e oficinas de integração.

Foram abordados temas como a experiência no enfrentamento à Covid-19, as reflexões e perspectivas sobre o contexto (pós) pandêmico, além de oficinas sobre autocuidado, trabalho em equipe, uso de medicamentos, educação popular em saúde, entre outros.

“Ao longo desses dois dias, discutimos acerca de temas relevantes para os residentes e pudemos refletir sobre a vivência e experiência deles neste período pandêmico. Os facilitadores das oficinas, profissionais convidados da própria ESP-PB, dos programas de residência, de instituições de ensino e de serviços da rede proporcionaram diálogos e reflexões que nem sempre a rotina dos programas permite de maneira mais efetiva, o que resulta em uma ampliação do modo de ver o cuidado e a atenção aos usuários”, declarou o coordenador do Núcleo de Residências da ESP-PB, Pedro Rodrigues.

Entre as oficinas, estava a de "Cuidado em Situações de Violência Intrafamiliar". A facilitadora, Emanuelle Galdino, foi um momento importante de diálogo e aprofundamento para os profissionais que estão se formando.

"Eu vi que alguns alunos ficaram surpresos com os relatos que foram apresentados, mas ideia era justamente desconstruir preconceitos e fazer com que eles tenham uma visão mais ampla sobre as situações de violência doméstica, familiar e contra a pessoa idosa, pessoas com deficiência, população LGBTQIAP+, crianças e adolescentes e, principalmente, sobre a violência contra as mulheres. E foi interessante porque esses residentes perceberam todo o processo que abarca esses tipos de violência e como é importante a criação de políticas públicas, especialmente no que diz respeito à saúde", afirmou.

Para Laryssa do Nascimento, residente do Programa Multiprofissional em Saúde Coletiva, a experiência foi muito válida. “É bastante positivo poder trocar experiências e identificar a realidade dos diversos núcleos da Residência. Isso, com certeza, é o mais rico que podemos levar”, pontuou.