Notícias

ESP-PB realiza processo seletivo para compor equipe do Curso de Formação de Doulas

publicado: 15/06/2022 15h28, última modificação: 15/06/2022 15h28
Doulas.jpeg

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Formação Profissional, lançou o edital para compor a equipe do projeto de Formação de Doulas no Sistema Único de Saúde (SUS). Estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo 10 imediatas e mais 10 para cadastro de reserva. As inscrições estão abertas e acontecerão on-line através do formulário https://forms.gle/m4pv2FKpLBtuWXJC8 até às 16h do dia 05/07/2022.

Serão selecionados profissionais para os seguintes perfis: coordenação, tutoras, secretaria e ponto focal. A diretora acadêmica da ESP-PB, Daniela Gomes, pontuou que o projeto de formação de doulas é uma inovação na Paraíba.

“Todo o segmento da saúde na Paraíba soma esforços para a qualificação da assistência à mulher gestante e puérpera. A formação de doulas vem somar a todas essas iniciativas. A doula é de suma importância na humanização do pré-parto, parto e pós-parto. É uma profissional que dá apoio emocional à mulher gestante e sua família para que ela tenha o parto que deseja e passe por essa experiência consciente de seus direitos e de tudo que acontece com seu corpo nesse momento”, declarou.

A diretora afirmou, ainda, que é “uma grande felicidade a Escola de Saúde Pública lançar esse projeto com o apoio da Associação Paraibana de Doulas. Queremos transformar a forma de nascer na Paraíba. Desejamos que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de ter uma doula para chamar de sua no momento do seu parto. Este edital seleciona a equipe que coordenará todo esse projeto e os docentes. Em seguida, lançaremos um edital para selecionar as mulheres que desejam exercer a função de doula a partir da formação ofertada por nós”, explicou.

A chefe do Núcleo de Formação Profissional, Cylene Nóbrega, ressaltou que “o curso é de suma importância para o estado da Paraíba, pois, entende que a atuação significativa e benéfica das doulas, junto às políticas de saúde materno-infantil, bem como o acompanhamento à mulher em seu período mais sublime e transformador reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O curso proporcionará a ampliação dos conhecimentos dessa profissional, pois terá a formação adequada e o estímulo de atuação na área”.