Notícias
ESP-PB recebe exposição com obras de artistas do Juliano Moreira
"Um toque... de arte". Este foi o nome dado à exposição que vai ficar no hall de entrada da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) entre os dias 17 e 31 de de maio. As peças expostas nas paredes são resultado dos momentos de acolhimento e oficinas de arte do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, desde 2015, envolvendo internos e funcionários. A inauguração da exposição será na terça-feira (17), às 14h, num evento aberto ao público que contará com intervenções artísticas e musicais.
O movimento e instalação das obras é fruto da parceria do Núcleo de Ações Especiais e Estratégicas do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira e o Núcleo Estratégico de Educação na Saúde da ESP-PB.
"A exposição marca o maio da luta antimanicomial, que debate o desafio de garantir cuidado em saúde mental em liberdade, promovendo autonomia às pessoas. Marca também uma reflexão, vivência e debate interno sobre o destino dado aos prédios e edificações que já foram hospitais psiquiátricos", Israel Dias, integrante do Núcleo Estratégico de Educação na Saúde da ESP-PB.
De acordo com o curador da exposição, Neuri Mossmann, apresentar este material, parte do acervo artístico, também significa ocupar e transformar as salas, corredores, enfermarias, recepções em galerias de arte.
"Dar um toque de arte é transformar nossos espaços mais coloridos, tranquilos e confortáveis. Também pode ser provocativo e inspirador, mas, nesse processo, faz-se necessária a valorização e o reconhecimento. É possível, sim, ajudar alguém utilizando-se da arte (pintura, teatro, música, cinema). Os caminhos ou meios que utilizamos são diversos. Às vezes, parecem difíceis, mas, o mínimo que alcançamos é significante. Exige respeito, cuidado e muito carinho", declarou Neuri.