Notícias

ESP REALIZA EVENTO PARA DISCUTIR PROJETO EQUIDADE SUS

publicado: 02/12/2024 16h24, última modificação: 02/12/2024 16h24
98ac7fa2-0294-47fc-8c33-c7856e186179.jpg

Foi realizado dias 28 e 29 de novembro, o Encontro de Aproximação Territorial do Comitê de Equidade no Âmbito do Trabalho e da Educação no SUS na Paraíba, realizado na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB). O evento foi presencial e reuniu várias pessoas comprometidas com a promoção da equidade no SUS.
O encontro contou com a presença da articuladora Ájó Nasidi de Almeida Marques, que integra o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS. Ela apresentou o Projeto Equidade SUS, que faz parte do PROADI-SUS em parceria com a SGTES do Ministério da Saúde. Esse projeto tem como objetivo impulsionar ações que garantam a equidade de gênero, raça e etnia na gestão do trabalho e na educação na saúde.
Estavam presentes representantes de diversas áreas importantes, como as gerências executivas da SES, incluindo Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Gestão do Trabalho e Educação, além de movimentos sociais, sindicatos, o COSEMS, a UFPB, a Secretaria de Estado da Administração e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde.
A programação foi muito bem estruturada e bastante participativa. No primeiro dia, houve acolhimento e a apresentação do Projeto Equidade SUS, seguido de uma discussão sobre gestão do trabalho e educação em saúde. À tarde, teve uma dinâmica que abordou problemas e soluções para serem enfrentados pelo comitê e, no final, fomos para uma viagem educacional que trouxe muitas reflexões.
No segundo dia, continuou pela manhã, as discussões do dia anterior, a tarde houve leitura do regimento interno do Comitê que desdobrou para uma reunião online para término dessa atividade em dezembro de 2024. Encerramos o dia com a pactuação dos próximos passos e uma avaliação do encontro.
Esse encontro foi mais do que um momento de aprendizado; foi uma oportunidade de construir coletivamente. A ideia foi para uma caminhada coletiva, de forma mais estruturada, para garantir uma gestão mais inclusiva e equitativa no SUS na Paraíba. As discussões foram potentes, as contribuições diversas e as pactuações concretas. Sem dúvida, foi um marco importante para o Comitê de Equidade Estadual.