Notícias
ESP recebe Sistema de Gestão da Rede Escola SUS-PB
Durante o evento de comemoração dos 15 anos da Fábrica de Software do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que se realizou no Auditório Central na última quinta-feira (12) recebemos o Sistema de Gestão da Rede Escola SUS-PB (SIGRE). O SIGRE é uma parceria entre o Unipê e o Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).
A parceria entre a rede de serviços, as instituições de ensino e a Rede Escola SUS PB é fundamental na promoção de um espaço de aprendizagem contínuo e integrado.
A Diretora Administrativa da ESP-PB, Sabrina Almeida, falou sobre a satisfação em receber uma ferramenta tão importante para a saúde de todo o Estado “Estamos aqui comemorando os 15 anos da fábrica de software da Unipê, parceira da Escola de Saúde Pública da Paraíba, onde viemos receber, com bastante alegria, um software que foi desenvolvido para trabalharmos melhor na nossa rede escola e dar mais autonomia aos processos de gestão, desde a rede escola como também a todos os estabelecimentos de saúde, otimizando o nosso trabalho, facilitando e melhorando a gestão”. Pontuou.
O Sistema de Gestão da Rede Escola SUS-PB tem como objetivo gerenciar os estágios curriculares obrigatórios dos cursos da área da saúde em todo o estado e seu lançamento é aguardado com grande expectativa, tendo em vista que vai contribuir para a eficácia da gestão de estágios em nosso estado, fortalecer os Serviços de Saúde, bem como gerar dados em tempo real, o que otimizará o registro das informações e a transparência de dados.
Matheus Torres, coordenador do Núcleo de TI, esclareceu que o sistema eletrônico vai gerenciar as contrapartidas com as instituições de ensino, vai acelerar e facilitar toda a tramitação entre a rede escola, os núcleos de educação permanente dos hospitais do Estado e as instituições de ensino.
A Rede Escola SUS-PB é o Núcleo da Escola de Saúde Pública da Paraíba que, junto com os Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) que atua no gerenciamento dos estágios curriculares obrigatórios em saúde no Estado da Paraíba, mediante a pactuação de estágios entre os Serviços de Saúde e as Instituições de Ensino Públicas e Privadas conveniadas à SES-PB.
Nós estamos recebendo um sistema que chegou pra solucionar, minimizando problemas, encontrando maneiras de realizar as nossas atividades laborais de forma mais prática, com informações muito precisas e daqui adiante é só soluções o que teremos. Então, o nosso trabalho só tende a fluir. Concluiu a coordenadora do Núcleo da Rede Escola, Efigênia Lino.
Através desse sistema será consolidada e potencializada as ações da RESUSPB, aprimorando e agilizando os processos de cadastro, monitoramento, controle e indicadores dos estágios da rede estadual, bem como das contrapartidas, para atender de forma eficaz e alinhada todas as demandas solicitadas.