Notícias

Governo da Paraíba lança pós-graduação com ênfase em Educação na Saúde

publicado: 27/07/2024 13h31, última modificação: 27/07/2024 13h32
c1ce4ab8-3b50-4084-a660-9c6606299d6d.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Escola de Saúde Pública (ESP-PB) e do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (AMAR), lançou, na última terça-feira  (23), a pós-graduação em Apoio Institucional e Matricial com Ênfase em Educação na Saúde. A iniciativa, que é inédita no estado, será executada pelo programa da Rede de Apoio Institucional para Qualificação e Matriciamento Gerencial de Trabalhadores e Gestores do SUS com foco na Regionalização para Organização da Rede de Atenção à Saúde (Reap Quali-PB). O lançamento do novo curso ocorreu durante a segunda oficina do Reap Quali , no Auditório 411 da Universidade Federal da Paraíba.

De acordo com o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, o Reap Quali é um programa inovador, de reestruturação e aprimoramento da rede de atenção à saúde no SUS, onde são ofertadas bolsas para apoiadores institucionais. “Na prática, esses apoiadores funcionam, atualmente, em oito eixos, abordando temas como saúde digital, vigilância em saúde, atenção primária em saúde, regulação e assistência farmacêutica. É através dessa iniciativa que se torna possível ampliar a descentralização e fortalecer o processo de regionalização, aproximando a rede de atenção à saúde dos municípios. Assim, conseguiremos construir produtos, processos e protocolos que atendam às demandas e principais necessidades locais”, explicou.

O projeto do Reap Quali tem como objetivo ampliar a estratégia de Apoio Institucional da SES para diferentes áreas, trabalhar a instrumentalização às equipes de saúde para o desenvolvimento das ações de qualificação nas áreas de regulação, controle, avaliação e auditoria no SUS regional, além de fortalecer a Atenção Primária em Saúde como centro organizador dos sistemas de saúde.

A diretora-geral da ESP-PB, Vanessa Cintra, destaca que a oficina cumpre três importantes propósitos: recepcionar os novos dois eixos, 7 e 8, direcionados a Vigilância em Saúde e a Assistência Farmacêutica, respectivamente; a avaliação dos primeiros seis meses do programa Reap Quali de acordo com o Projeto direcionados; e a apresentação e abertura do curso de especialização em apoio institucional e apoio matricial com ênfase em educação na saúde, inédito na Paraíba.

“Este é um momento em que teremos a inclusão dos novos eixos, com a preparação dos planos de trabalho e conexão com os demais eixos que estão em andamento. Também iremos qualificar todo o trabalho desenvolvido pelo Reap Quali, do início do programa até aqui, para que a gente consiga observar, por meio de cada eixo, o que os nossos apoiadores já conseguiram construir e até onde eles pretendem chegar nesse primeiro ano de projeto de acordo com o escopo inicial. Além disso, hoje nós estamos apresentando um importante avanço promovido pelo Governo da Paraíba no âmbito da educação em Saúde, que é a nossa pós-graduação. Esse novo curso irá aperfeiçoar o apoio institucional e matricial, praticado pelos nossos apoiadores, entregando assim um SUS mais potente fortalecendo o apoio e o matriciamento para os 223 municípios”, frisou.

Pós-graduação Reap Quali - A especialização em Apoio Institucional e Matricial com Ênfase na Educação em Saúde tem como foco principal qualificar os apoiadores, servidores da ESP e da SES, vinculados ao programa. O projeto conta com diferentes linhas de pesquisa, 165 vagas, divididas por eixos, que vão contemplar diversas áreas profissionais. Serão nove turmas com uma média de 20 estudantes cada. O curso terá duração de oito meses e uma carga horária de 360 horas. O objetivo é trabalhar e desenvolver ações que possibilitem melhorias para os municípios, a partir da integração dos eixos.