Notícias
Hospital Metropolitano é credenciado pela SBA como Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia
O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade pertencente ao Governo da Paraíba e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), foi credenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) como Centro de Ensino e Treinamento (CET) em Anestesiologia. Com essa habilitação, a unidade passa a ser o único hospital-escola da rede estadual de saúde na área de anestesiologia, contribuindo com a formação e qualificação de novos médicos residentes.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a iniciativa eleva ainda mais a qualidade da saúde pública na Paraíba. “O Governo do Estado, junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem investindo fortemente em ações de capacitação e qualificação profissional. Com a instalação do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, seguimos avançando com melhorias para médicos e pacientes do SUS”, enfatizou.
Para o coordenador do Programa de Residência Médica em Anestesiologia da SES, Gutenberg Borborema, ao ser reconhecido como CET, o Hospital Metropolitano demonstra capacidade técnica e compromisso para seguir as diretrizes estabelecidas pela SBA, assegurando um atendimento de alta qualidade à população. “Ao formar médicos anestesiologistas mais qualificados, esses profissionais poderão oferecer atendimento de alta qualidade, resultando em melhores desfechos clínicos e fortalecendo a confiança da população nos serviços de saúde estaduais. Além disso, essa parceria vai enriquecer o ambiente acadêmico e assistencial, e fortalecer o ensino e a pesquisa em anestesiologia”, ressaltou.
O treinamento para novos médicos residentes tem o início previsto para março de 2025, quando os profissionais poderão integrar-se à equipe do Hospital Metropolitano para aprimorar suas habilidades na especialidade médica. Anualmente, a SES e a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) oferecem vagas para médicos residentes em anestesiologia, que são preenchidas através do Exame Nacional de Residência (Enare).
Fonte:SES/PB