I CPAPS apresenta projeto de rede de apoio para qualificação de Trabalhadores e Gestores do SUS

publicado: 24/10/2023 10h22, última modificação: 24/10/2023 10h22
IMG_9488 (Médio).jpeg
5fabffe5-f947-4666-aab7-d25fc08c6cbf (Médio).jpeg
IMG_6562 (Médio).JPG
53273220463_6203bf69bc_h.jpg
53273404195_4be99531a9_h.jpg

O 1º Congresso Paraibano de Atenção Primária à Saúde (I CPAPS) apresentou o lançamento de projetos com foco em doenças da infância e na qualificação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que serão implantados pela gestão estadual em 2024. Com mais de 1500 participantes inscritos, o I CPAPS contou com a realização de mesas redondas, apresentações de seminários, workshop, cursos técnicos e de pós-graduação.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e realizado pela Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP) e pelo Projeto AMAR, aconteceu durante os dias 18 e 19, no Intermares Hall, em Cabedelo, e contou com a presença da secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, da diretora geral da ESP, Vanessa Cintra, da secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; do secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, além de trabalhadores e gestores do SUS na Paraíba.

A secretária Renata Nóbrega reforçou a importância do evento como uma oportunidade de discutir e construir novos horizontes para a Atenção Primária em Saúde do estado e anunciou o lançamento da qualificação de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) e a Rede de Apoio Institucional para Qualificação e Matriciamento Gerencial de Trabalhadores e Gestores do SUS.

- AIDP é a qualificação integrada voltada para a atenção primária em saúde e também para a atenção hospitalar no cuidado às crianças. E outro projeto extremamente importante lançado hoje diz respeito à rede de apoio aos gestores e aos trabalhadores com foco na atenção primária em saúde. Serão mais de cem profissionais trabalhando nas regiões de saúde a partir de janeiro de 2024 nas áreas de atenção básica, de vigilância, de planejamento, de regulação, saúde digital, um processo novo. Então vai ter um apoiador em cada região, fazendo com que essa rede de atenção que ela realmente ela consiga se organizar e funcionar é dando qualidade de vida. A população da Paraíba – afirmou a secretária executiva.

Nóbrega acrescentou ainda que o evento marcou o final da primeira Especialização em Atenção Primária à Saúde, com 209 trabalhadores, e o lançamento da segunda turma com mais de 800 trabalhadores de todo o estado da Paraíba.

A diretora geral da ESP-PB, Vanessa Meira, enfatizou o compromisso da escola em formar profissionais qualificados para a Atenção Primária à Saúde e ressaltou que a ESP-PB é uma instituição de qualidade que busca fortalecer a saúde pública e oferecer uma formação de excelência.

O I CPAPS fez uma alerta para a relevância da Atenção Primária à Saúde voltada para a primeira infância como elemento-chave para a construção de uma rede equânime e inclusiva, acrescentando ainda que o cuidado com as crianças e suas famílias têm um impacto profundo na saúde a longo prazo.

O secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, garantiu que o Ministério permanece à disposição para atuar em conjunto com a Paraíba com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Já a coordenadora geral do Projeto AMAR lembrou que, além o fortalecimento do SUS, o evento contribui para a aproximação do Estado com os Municípios.

Estudante da ESP-PB, o enfermeiro Leonardo Francisco enfatizou a importância do curso de especialização em Saúde da Família, com foco em Materno Infantil, e como isso tem impactado positivamente sua carreira. Francisco declarou que a capacitação tem sido fundamental para seu desenvolvimento profissional.

Durante o evento, os participantes inscritos puderam assistir ao workshop sobre a Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde: como fortalecer a conquista de SUS e mitigar o impacto da judicialização à saúde, abordado pelo Doutor em Saúde Global e Sustentabilidade (USP), Jordão Horácio da Silva Lima.

Gestores, trabalhadores, autoridades e demais participantes do I CPAPS avaliaram os dois dias de evento como a celebração do compromisso com a Atenção Primária à Saúde de qualidade e o impacto positivo que ela tem nas vidas das pessoas, solidificando o Congresso como um dos eventos mais significativos para profissionais da área no estado.