Notícias

IV Oficina de Monitoramento e II Mostra de Experiências Exitosas fortaleceram o cuidado à saúde na 1ª Região de Saúde da Mata Atlântica

publicado: 30/08/2023 11h03, última modificação: 30/08/2023 11h03
FortaleceRAS-1.jpg

 

No dia 29 de agosto de 2023, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) foi palco da bem-sucedida IV Oficina de Monitoramento e II Mostra de Experiências Exitosas dos Serviços de Saúde na 1ª Região de Saúde da Mata Atlântica da Paraíba/PB.

O evento, que ocorreu das 08h00 às 16h30, reuniu profissionais de saúde, representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba - SEMS/PB, estaduais das linhas de cuidado, técnicos das Secretarias Municipais de Saúde, COSEMS, grupo condutor do projeto, articuladora local e equipe Hcor São Paulo.

O objetivo central foi monitorar as ações do Plano de Intervenção voltadas às linhas de cuidado de sobrepeso e obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, estratégias fundamentais propostas pelo projeto FortaleceRAS.

A manhã começou com acolhimento e a apresentação do cronograma de atividades. A mesa de abertura da Oficina e Mostra incluiu uma discussão sobre a integração da gestão no SUS, com visões abrangentes das linhas de cuidado pelos representantes do Hcor, CGCOC/DEPPROS/SAPS/MS, SES/PB e CIR 1ªRSPB. O panorama do projeto FortaleceRAS foi exposto, seguido pelas apresentações da II Mostra de Experiências Exitosas dos Serviços de Saúde (parte 1).

Após o intervalo para almoço, a programação continuou com a organização da Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade, destacando as ações priorizadas e realizadas pelos municípios, apresentadas pela equipe do Hcor. O evento encerrou com mais apresentações da II Mostra de Experiências Exitosas dos Serviços de Saúde (parte 2), seguido pelo encerramento oficial e a entrega de certificados para os apresentadores.

A ESP-PB se sente honrada por ter proporcionado esse encontro enriquecedor, que fortaleceu significativamente o cuidado à saúde na região da Mata Atlântica. A troca de conhecimentos e experiências promoveu um avanço palpável na qualidade dos serviços de saúde, contribuindo diretamente para uma assistência mais eficaz e qualificada aos cidadãos da Paraíba.