Propostas da Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da 1ª Macro são debatidas com os trabalhadores da saúde da Paraíba

publicado: 19/04/2024 13h18, última modificação: 19/04/2024 13h18
WhatsApp Image 2024-04-19 at 13.02.58.jpeg

As primeiras discussões de propostas dos três eixos temáticos da Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da 1ª Macro com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento - gente que faz o SUS acontecer na Paraíba” aconteceu, nesta terça (16) e quarta-feira (17), no Centro de Ciências da Saúde, da UFPB.

A discussão das propostas na Conferência tem o objetivo de encaminhá-las visando o futuro da Saúde no Brasil, com foco nos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da escuta atenta dessas pessoas que trabalham na ponta, foram discutidos os seguintes temas: no Eixo 1 - “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”; no Eixo 2 - “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil” e no Eixo 3 - “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.

Os trabalhadores pensaram e discutiram políticas públicas de interesse social que possam permitir a contribuição tanto dos trabalhadores quanto dos usuários para a formulação de políticas que impactem programas de saúde, bem como a gestão que é um aspecto fundamental para a realização da saúde. A conferência é uma oportunidade de pensar em uma gestão humanizada que garanta os direitos básicos dos trabalhadores.

No Eixo 1, a conselheira estadual de saúde, Joana Oliveira, mediou junto aos participantes a discussão sobre a democracia, o controle social que envolve a participação da sociedade na gestão de forma democrática, bem como os desafios da equidade na gestão participativa do trabalho, educação e saúde, com foco na igualdade de direitos e no direito à saúde integral. No Eixo 2, a professora do Departamento de Psicologia da UFPB, Thaís Máximo, coordenou debates sobre a importância do trabalho digno para os trabalhadores do SUS, garantindo seus direitos e saúde, abordando temas sobre o aumento de adoecimentos e precarização de vínculos, como um item fundamental para cuidar da saúde do trabalhador, de forma a garantir qualidade no serviço aos usuários, na promoção da saúde e na garantia de trabalho digno.

O enfermeiro e apoiador institucional da Educação na Saúde, Ernande Prado, fez a facilitação do Eixo 3 da Conferência, no qual foram discutidas propostas para qualificar o SUS e o trabalho dos trabalhadores, com foco em educação e saúde para melhorar a qualidade de vida no trabalho e para os usuários do SUS. Houve também discussões sobre temas como concurso público para suprir a força de trabalho no SUS.

Todos os eixos de discussões da Conferência têm o objetivo de elaborar propostas para qualificar o SUS e transformá-lo em um ambiente de trabalho humanizado que possa garantir os direitos dos trabalhadores da saúde.