Seminário Presencial de Ampliação Clínica do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade na ESP-PB

publicado: 28/07/2023 18h53, última modificação: 28/07/2023 21h59
Seminário na ESP-PB fortalece atenção primária à saúde! Residentes de Medicina de Família e Comunidade participam de oficinas sobre manejo da dor e treinamento em DIU.

Nos dias 27 e 28 de Julho, a Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (ESP-PB) promoveu o Seminário Presencial de Ampliação Clínica do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. O evento contou com a participação entusiasmada dos residentes do programa e abordou temas de extrema relevância para a atenção primária à saúde.

O seminário, realizado na ESP-PB, contou com duas oficinas fundamentais para o aprimoramento dos profissionais de saúde. A primeira delas foi a "Oficina de Manejo da Dor na APS", que tratou de uma queixa comum entre os pacientes atendidos na atenção primária. Os residentes tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas como a osteopatia, exercícios específicos e agulhamento a seco, que enriquecem o cuidado com pacientes que sofrem de dor.

A segunda oficina foi a "Oficina de Treinamento Prático para Inserção de DIU". Nesta atividade, os residentes receberam capacitação para oferecer aos pacientes uma opção contraceptiva segura e eficaz de longa duração. O DIU tem se mostrado uma alternativa valiosa para mulheres que não se adaptam aos métodos contraceptivos convencionais, como pílulas e injeções hormonais. O treinamento adequado dos profissionais de saúde é essencial para proporcionar o acesso facilitado a essa opção, ampliando as possibilidades de escolha e garantindo maior segurança e eficácia no planejamento familiar.

O seminário contou com o apoio das instituições parceiras Centro Universitário Santa Maria, Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Centro de Práticas Integrativas Equilíbrio do Ser e Maternidade Frei Damião, fortalecendo o compromisso em qualificar os profissionais da área.

Os ministrantes do seminário, Profa. Danyella Barreto, Médica de Família e Comunidade, Terapeuta Familiar e de Casal, Mestra em Psicologia e Professora do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Louise Tavares - Médica de Família e Comunidade, Professora do Curso de Medicina da Unipê, e Prof. Alexandre Melo, Médico de Família e Comunidade, Terapeuta Familiar e de Casal, Mestre em Saúde da Família e Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), trouxeram suas experiências e conhecimentos, enriquecendo a formação dos residentes.

A Profa. Danyella Barreto abordou a relevância do treinamento adequado para os profissionais de saúde, destacando a importância dos métodos de longa duração como o DIU, que garantem uma alternativa mais segura e eficaz para o planejamento familiar. Além disso, ressaltou a praticidade desses métodos, que não dependem da lembrança diária das mulheres para serem eficazes.

Já o Prof. Alexandre Melo enfatizou o papel fundamental da residência em Medicina de Família da ESP-PB no preenchimento de lacunas assistenciais. Com o projeto em expansão para outras localidades, a Escola de Saúde Pública visa qualificar a formação dos profissionais de saúde em todo o estado, aprimorando o Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorando o atendimento à população paraibana.

O coordenador do Núcleo de Residências em Saúde, Pedro Rodrigues, ressaltou que essa oportunidade de aperfeiçoamento profissional é ímpar, contribuindo para a melhoria da qualificação dos residentes de Medicina de Família e Comunidade, bem como fortalecendo a oferta de métodos contraceptivos seguros e eficazes às mulheres.

O Seminário Presencial de Ampliação Clínica do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade foi mais um evento de sucesso promovido pela ESP-PB em sua missão contínua de qualificar e aprimorar a atenção primária à saúde, contribuindo assim para um SUS cada vez mais eficiente e abrangente.