Notícias
Servidor da ESP-PB lança livro sobre trabalhadores do SUS
Há vários séculos, um viajante chegou ao canteiro de obras da Catedral de Notre-Dame. Aproximou-se e ficou observando o duro trabalho dos operários.
Diante de um deles, bem exausto, perguntou:
— O que você está fazendo?
— Você não está vendo? Estou quebrando pedra. E continuou irritado.
Mais adiante, junto a outro trabalhador, também exausto, perguntou:
— O que você está fazendo?
— Estou construindo uma maravilhosa catedral. E continuou com a fisionomia cansada, mas sorridente.
Essa história antiga, citada por Jean Yves Leloup, no livro Terapeutas do deserto, foi o ponto de partida para as histórias que foram contadas no livro 'Estamos construindo uma catedral - Histórias de compromisso com a construção do SUS'. O que foi investigado, nesta publicação da Editora HUCITEC, lançada em novembro de 2022 no Encontro Nacional de Saúde Coletiva, é: por que há tantos trabalhadores quebrando pedras no SUS, enquanto outra parte faz de seu cotidiano uma eterna construção de catedral? O que motiva essa gente anônima a não perder a fé de que é possível um SUS com universalidade, integralidade e equipe?
O livro, escrito por Ernande Valentim do Prado, servidor da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) desde 2018, e Eymard Mourão Vasconcelos, servidor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conta histórias de vida de pessoas quase invisíveis e que merecem ser conhecidas.
"A obra é, antes de tudo, uma grande homenagem a todas e todos os trabalhadores anônimos da saúde que insistem em fazer o melhor para que o SUS seja cada dia mais o melhor que pode ser", disse Ernande.
O livro pode ser encontrado na biblioteca da ESP-PB. Para saber mais, acesse o vídeo 'Estamos construindo uma catedral' através do link: www.youtube.com/watch?v=l_UYds_8JtY