Notícias

Sistema de gestão acadêmica promete modernizar processos internos e tornar a ESP/PB referência em inovação na educação em saúde

publicado: 08/10/2025 11h21, última modificação: 08/10/2025 11h21
IMG_9923.jpeg

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB) iniciou uma nova etapa em sua trajetória institucional com a implantação do Sistema SAGRES – Gestão Acadêmica, ferramenta que visa transformar a administração e os fluxos educacionais da instituição. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Projeto Amar, com foco na modernização, digitalização e eficiência dos processos internos.

O novo sistema chega para integrar estudantes, docentes e equipe administrativa, oferecendo mais agilidade, organização e conformidade com a legislação educacional vigente. De acordo com o diretor-geral da ESP/PB, Matheus Spricido, o SAGRES representa um marco para a instituição. “O sistema permitirá maior integração entre estudantes, professores e equipe administrativa, ampliando as possibilidades de formação e certificação.”

A diretora acadêmica da Escola, Raiana Mariz, também destacou os impactos positivos da nova ferramenta, enfatizando que a inovação tecnológica fortalece o compromisso da ESP/PB com a qualidade da formação em saúde pública. ” Com a implantação do SAGRES, a Escola passa a contar com uma série de recursos que prometem facilitar e qualificar a gestão acadêmica". Destacou.

Entre os principais benefícios do sistema, destacam-se: gestão de matrículas de forma automatizada e simplificada; Organização de turmas com alocação otimizada de professores, alunos e salas de aula; Acompanhamento de desempenho acadêmico, incluindo notas e frequência; Emissão ágil de documentos, como certificados, históricos e declarações; Comunicação integrada, centralizando notificações e informativos; Gestão de recursos educacionais, como biblioteca e materiais de apoio; Planejamento curricular com suporte tecnológico para criação de grades; Relatórios estratégicos, que facilitam o monitoramento e a tomada de decisão.

A coordenadora do Projeto Amar, Rosa Márcia, reforçou que todo o investimento na implantação do sistema é de extrema relevância: “Essa transformação digital vai reduzir significativamente o tempo de resposta em processos burocráticos e facilitar o acesso da comunidade acadêmica a informações essenciais. “Enfatizou.

Representantes da empresa responsável pela implantação também participaram do processo de treinamento e ambientação da equipe da ESP/PB, destacando a robustez e a adaptabilidade do sistema às necessidades da gestão educacional pública. "Com essa modernização, a ESP/PB reafirma seu compromisso com a inovação tecnológica e o aprendizado contínuo, consolidando-se como um modelo de gestão integrada e eficiente na formação em saúde no estado da Paraíba. Afirmou Ulisses Bezerra, Diretor da WiMaxi Tecnologia"