Notícias

publicado 29/06/2021 22h58, última modificação 11/11/2024 15h35
Notícias

ESP-PB divulga lista de vagas de estudantes por município para cursos em Saúde da Família

publicado: 17/06/2022 15h13, última modificação: 17/06/2022 15h32

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), divulga que estarão abertas, logo mais, as inscrições de candidatos às vagas de estudantes para os cursos de Especialização em Saúde da Família e de Qualificação em Saúde da Família, a fim de preencher as vagas previstas para o período letivo de 2022/2023.

O curso tem como objetivo formar, em nível de Especialização, trabalhadores e gestores de nível superior e, em nível de qualificação, Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, contribuindo para a qualificação da Atenção Primária à Saúde e para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, com foco na Rede Materno-Infantil.

Serão ofertadas 2.511 vagas, sendo 967 vagas no curso de Especialização para profissionais de nível superior e 446 vagas para gestores da saúde que estão atuando na Estratégia Saúde da Família. No curso de Qualificação, estarão disponíveis 1.098 vagas para Agentes Comunitários de Saúde. 

Vale ressaltar que os dois cursos serão desenvolvidos de forma integrada e os profissionais de saúde devem estar vinculados à Estratégia de Saúde da Família ou Atenção Básica de seu município. Os encontros presenciais acontecerão preferencialmente no município-sede da Região de Saúde, sendo este central e próximo para todos os estudantes.

Veja aqui a lista das vagas por município e região de saúde da Paraíba. Participe e compartilhe esta ação. 

ESP-PB prorroga prazo de inscrições para Programas de Residências até 15 de janeiro

publicado: 10/01/2023 15h18, última modificação: 10/01/2023 15h22

A Escola de Saúde Pública (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, prorrogou até o dia 15 de janeiro o prazo de inscrições para os Programas de Residências Médicas, Uni e Multiprofisforam disponibilizadas 130 vagas, distribuídas entre os programas em todo o Estado. As provas serão no dia 22 de janeiro e o início das atividades está previsto para o dia 1º de março de 2023.

"Devido a grande procura de candidatos nesses últimos dias e, tentando atender a esta demanda, a ESP-PB resolveu prorrogar as inscrições para que quem tem interesse em concorrer a algumas das vagas abertas, possa garantir a participação no processo seletivo. Mais uma vez, convidamos os profissionais de saúde para aproveitarem as 130 oportunidades", informou o coordenador do Núcleo de Residências em Saúde, Pedro Rodrigues.

Acesse todas as informações através do link: https://esp.pb.gov.br/editais/editais-abertos

Residência Médica – Constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.  O foco da aprendizagem será o paciente e o seu problema de saúde. E o ensino da prática da Medicina destacará a abordagem na problematização e na melhor evidência científica da Medicina.

Os Programas de Residências Médicas oferecidos pela SES-PB são Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral (João Pessoa-PB), Cirurgia Pediátrica, Clínica Médica, Endoscopia Ginecológica, Ginecologia e Obstetrícia (João Pessoa-PB),  Ginecologia e Obstetrícia (Patos-PB), Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia (João Pessoa), Pediatria (João Pessoa - PB) e  Pediatria (Patos-PB). "E, para 2023, a ESP-PB conseguiu aprovar mais três programas médicos na Paraíba, são eles: Cirurgia Geral (Campina Grande, Patos e Sousa),  Medicina de Emergência (Campina Grande) e Neonatologia (João Pessoa)", informou a representante do apoio ao Núcleo de Residências da ESP-PB, Kath Rennaly.

Residência Uniprofissional da Saúde em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – O Programa é destinado a odontólogos que serão supervisionados e orientados por profissionais qualificados da mesma área, de acordo com as especificações de exercício profissional definidas pelo Conselho Federal de Odontologia e pelas resoluções da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde

Residência Multiprofissional em Saúde da Criança – O objetivo desse programa é formar profissionais graduados em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social em especialistas de saúde para trabalhar na atenção às demandas de saúde direta ou indiretamente vinculadas à saúde da criança através da formação complexa e progressiva dos residentes no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Programa Multiprofissional de Residência em Saúde Coletiva – O Programa tem como objetivo formar sanitaristas, graduados em diferentes profissões da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia ou Serviço Social), para compreender a organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nas ações de gestão do Sistema, atuando com maior ênfase no planejamento, nas redes de atenção à saúde e na educação em saúde, contribuindo para promover ações de saúde coletiva nas diferentes esferas do SUS nas regiões de saúde do sertão da Paraíba.

Programa Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia – O objetivo desse programa é: capacitar cirurgiões dentistas para o trabalho na atenção secundária em odontologia de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com enfoque na atuação em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), de modo a formar profissionais para atuação nas áreas de Diagnóstico Bucal e Cirurgia Oral Menor, Prótese Dental, Periodontia, Endodontia e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais; qualificar profissionais que possam atuar integrados na Rede de Saúde Bucal, com domínio do processo de trabalho, administração e gerenciamento de recursos humanos, insumos e sistemas de informação da odontologia na atenção secundária. 

Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica – O Programa tem como principal objetivo qualificar o atendimento ao público na área de Enfermagem Obstétrica no diagnóstico e tratamento planejado por meio da formação em serviço a partir de uma programação teórico-prática com módulos teóricos, discussões de casos e atendimentos conjuntos com as demais especialidades, numa perspectiva multiprofissional, inter-relacionando as várias áreas de atendimento como pronto socorro, internação, tratamento, seguimento ambulatorial, considerando o paciente como um todo.

Reuniões das Comissões de Integração Ensino-Serviço retornam na próxima segunda-feira

publicado: 02/02/2022 16h12, última modificação: 02/02/2022 16h20

Na próxima segunda-feira (7), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio da Coordenação de Educação Permanente em Saúde (EPS), retoma as Reuniões das Comissões de Integração Ensino-Serviço. Começam em João Pessoa, às 15h30, seguem em Campina Grande (no dia 8 de fevereiro, às 8h30) e, em seguida, para o Sertão e Alto Sertão (em 21 de fevereiro, às 15h. Todas acontecerão de forma remota por meio de plataformas de teleconferência.

Gestores estaduais e municipais, instituições de ensino superior e técnico, representações da participação popular no SUS que atuam em conselhos municipais de saúde podem e devem participar das reuniões.

“Nesse início de semestre, o desafio dos três grupos é começar os planejamentos das ações para o ano de 2022. O objetivo dos encontros que acontecem nas Comissões de Integração Ensino-Serviço na Paraíba é trocar experiências para, assim, gerar ações que qualifiquem a força do Sistema Único de Saúde”, pontuou o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Israel Dias.

Nos debates e discussões serão abordadas questões sobre a realidade dos serviços de saúde no cotidiano, como a experiência do trabalho pode ensinar e melhorar os próprios processos de trabalho. As reuniões serão importantes ferramentas de diálogo entre educação, saúde, gestão pública e participação popular.

Prorrogadas inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Saúde da Família

publicado: 02/02/2022 15h58, última modificação: 02/02/2022 16h29

Foram prorrogadas para o dia 14 de março as inscrições para o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/MPSF). O processo seletivo – publicado pela Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/MPSF) em Rede Nacional, da qual fazem parte a Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (ESP-PB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – oferece 237 vagas distribuídas entre as instituições associadas. Podem se inscrever médicos, dentistas e enfermeiros que tenham inserção na Saúde da Família e na docência. Serão seis vagas para a UEPB/ESP-PB.

“Essa prorrogação de pouco mais de um mês para as inscrições visa dar oportunidade para que mais candidatos possam participar do processo seletivo. Dessa forma, quem vai participar pode aperfeiçoar os documentos solicitados e qualificar a possibilidade de conseguir a vaga”, declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

Mudanças no cronograma – A inscrição do candidato em todas as instituições associadas é gratuita e pode ser feita de forma on-line até o dia 14 de março de 2022, através de envio de formulário devidamente assinado juntamente a documentação exigida no edital. Já o candidato vinculado à UEPB pode efetivar a inscrição através do endereço eletrônico: prpgp@setor.uepb.edu.br.

 A seleção dos candidatos para o PROFSAUDE/MPSF constará de quatro etapas. A primeira consiste na realização de uma prova de Inglês que será na modalidade on-line, a ser aplicada no dia 11 de abril, das 9h às 12h. A segunda será a análise curricular, em caráter eliminatória e classificatória, marcada para o dia 3 de maio, enquanto a terceira consiste na análise da carta de intenção, e análise da proposta preliminar de trabalho, ambas classificatórias e previstas para o dia 23 de maio. Já a quarta etapa será a prova oral, classificatória, que será aplicada de 6 a 13 de junho.

O resultado final será divulgado no dia 7 de julho. O período de matrícula para os alunos aprovados será de 8 de julho a 8 de agosto. O início das aulas está previsto para 15 de agosto.

Saiba mais – O PROFSAUDE/MPSF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). Atualmente a rede nacional liderada pela Fiocruz conta com 25 instituições, de 17 estados. Mais informações AQUI.

 “Trata-se de uma iniciativa nacional, organizada pela Fiocruz e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva, que agrega uma série de instituições de diversos Estados para promover essa modalidade de pós-graduação stricto sensu com um olhar para a necessidade da Atenção Básica e o trabalho na Saúde da Família. Para a ESP-PB representa uma iniciativa inédita que vem pra somar a toda a experiência que a Escola já tem com relação à formação profissional, às residências, especializações e, agora, com a modalidade de Mestrado”, relatou Felipe Proenço.

Provas para Programas de Residências somam mais de 700 candidatos

publicado: 25/01/2022 14h40, última modificação: 25/01/2022 14h56

As provas para os Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais aconteceram no sábado (22) e reuniu, no total, 755 candidatos (sendo 326 para a COREME e 429 para COREMU). O processo seletivo bateu o recorde de inscritos, chegando a 922. A abstenção, portanto, foi de 18,1%. Essa média já era esperada e considerada abaixo da nacional, que costuma ser de 20%.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Residências da ESP-PB, Pedro Rodrigues, tudo ocorreu dentro da normalidade prevista. O trabalho foi conduzido por profissionais vinculados aos programas de residência e à ESP-PB.

“Os espaços onde foram aplicadas as provas estavam adequados e, mesmo com o aumento de 17% de inscritos quando comparamos ao de 2021, não houve nenhuma situação adversa que comprometesse o processo seletivo. O trabalho continua com a correção das provas e a 2ª etapa de avaliação, presente em alguns programas. Com isso, a ESP-PB se consolida e se reafirma como instituição paraibana formadora de profissionais residentes em saúde para o SUS”, declarou.

O resultado aos recursos e divulgação do gabarito oficial final será divulgado na próxima quinta-feira (27), a partir das 16h. O resultado preliminar, por sua vez, está previsto para o dia 7 de fevereiro, também a partir das 16h. O resultado final sai no dia 16 de fevereiro, até às 16h. Já as matrículas devem acontecer de 21 a 23 de fevereiro.

Alô Saúde completa mais de 500 atendimentos e expande cobertura no Sertão e Alto Sertão

publicado: 20/01/2022 14h53, última modificação: 20/01/2022 14h53

O Alô Saúde vai passar a ter sede também em Cajazeiras com atendimento feito por profissionais médicos da região. O objetivo, assim, é abranger todas as três Macrorregiões de Saúde (João Pessoa, Campina Grande e Sertão/Alto Sertão).

“Essa é uma forma de facilitar o atendimento e o direcionamento do fluxo de orientação do serviço que o usuário deve buscar, considerando que os profissionais que vão realizar o atendimento já têm conhecimento prático de como funciona a rede de serviços de saúde na região”, explicou a coordenadora do Alô Saúde, Drica Tófoli.

O Alô Saúde foi criado para desafogar os serviços de saúde, evitando que as pessoas estejam, quando em dúvida sobre os sintomas gripais, transitando em locais que possam ser facilitadores de contaminação, se expondo e expondo os outros.

“O atendimento é feito via telefone em três sedes: João Pessoa (Escola de Saúde Pública), Campina Grande (Hospital de Clínicas) e, agora, em Cajazeiras, em parceria com a Faculdade Santa Maria (FSM), por meio do convênio com a Rede Escola SUS/PB, com apoio logístico e estrutural para os médicos residentes e preceptores dos Programas de Medicina de Família e Comunidade”, declarou Drica.

Até o momento, o Alô Saúde já realizou 543 atendimentos e a maior parte da procura é por pessoas que apresentam sintomas gripais. O número de pessoas com casos leves orientadas a permanecer em casa está em 81%.

Alô Saúde – O interessado deve ligar para o número (83) 3211-9844, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para ser atendido por médicos que tirarão todas as dúvidas e darão as orientações sobre as condutas necessárias ou qual serviço de saúde que deverá ser procurado, se for o caso. O serviço poderá ser acessado de qualquer localidade.

O objetivo da estratégia ‘Alô Saúde’ é tirar dúvidas relacionadas às doenças que apresentem sintomas gripais e evitar que a população se dirija aos serviços de referência em busca dessas orientações. Assim, os usuários poderão ter as informações necessárias em casa e a procura por atendimento médico presencial será indicada apenas para os casos de maior risco ou mais graves, evitando as longas filas de espera e aglomerações nos serviços de saúde.

O diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, destaca que o canal de atendimento tende a ser ampliado, no futuro, para outros agravos. “Com a redução dos casos de síndrome gripal, a ideia é que o ‘Alô Saúde’ possa ser utilizado para orientar a população sobre sintomas e procedimentos relativos a outras doenças, sempre no sentido de ampliar o acesso da população às orientações de saúde”.

Balanço: Alô Saúde realiza mais de 350 atendimentos em uma semana

publicado: 13/01/2022 15h42, última modificação: 13/01/2022 15h42

Criado em 6 de janeiro, o Alô Saúde realizou mais de 350 atendimentos em uma semana. A iniciativa da Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB), liderada pela Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) e Hospital de Clínicas de Campina Grande, registrou uma média de 70 atendimentos por dia.

Durante o contato inicial, é feito o registro do nome, profissão e dados pessoais gerais do usuário. Em seguida, a pessoa é questionada sobre o principal intuito da ligação, seja para esclarecer alguma dúvida ou se apresenta sintomas gripais. Desde a implantação, 76% dos atendimentos foram de pessoas com sintomas e 24% para solucionar dúvidas.

“As duas dúvidas principais giram em torno da questão do tempo que a pessoa com sintomas gripais precisa ficar em isolamento domiciliar e qual medicação tomar. Ao final do atendimento, o usuário faz uma avaliação e 95% afirmaram que a dúvida foi respondida e 99% deu nota 10 para o serviço telefônico”, pontuou o diretor da ESP-PB, Felipe Proenço.

Com relação aos sintomas, as mulheres representam 60% das ligações. No total, 63% dos usuários são de João Pessoa, 17% de Campina Grande e as demais ligações foram feitas de outras 39 cidades.

“Atestamos que 92% dos usuários que apresentam sintomas realmente estão com síndrome gripal. Destes, 78% foram orientados a ficar em casa, 13% a buscar atendimento numa Unidade de Saúde da Família ou Unidade de Pronto Atendimento e 9% precisaram buscar serviços de emergência”, informou Felipe.

Alô Saúde – O interessado deve ligar para o número (83) 3211-9844, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para ser atendido por médicos que tirarão todas as dúvidas e darão as orientações sobre as condutas necessárias ou qual serviço de saúde que deverá ser procurado, se for o caso. O serviço poderá ser acessado de qualquer localidade.

O objetivo da estratégia ‘Alô Saúde’ é tirar dúvidas relacionadas às doenças que apresentem sintomas gripais e evitar que a população se dirija aos serviços de referência em busca dessas orientações. Assim, os usuários poderão ter as informações necessárias em casa e a procura por atendimento médico presencial será indicada apenas para os casos de maior risco ou mais graves, evitando as longas filas de espera e aglomerações nos serviços de saúde.

Felipe Proenço destaca que o canal de atendimento tende a ser ampliado, no futuro, para outros agravos.

“Em um eventual contexto de redução dos casos de síndrome gripal, a ideia é que o ‘Alô Saúde’ possa ser utilizado para orientar a população sobre sintomas e procedimentos relativos a outras doenças, sempre no sentido de ampliar o acesso da população às orientações de saúde”.

Alô Saúde’: Paraíba implanta atendimento médico telefônico para orientações sobre sintomas gripais

publicado: 11/01/2022 14h25, última modificação: 11/01/2022 14h25

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está disponibilizando, desde a úlima quinta-feira (6), uma Central de Atendimento para tirar dúvidas sobre síndrome gripal, considerando os cenários de pandemia de covid-19 e epidemia de gripe. Trata-se do ‘Alô Saúde’, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h.

O interessado deve ligar para o número (83) 3211-9844 para ser atendido por médicos que tirarão todas as dúvidas e darão as orientações sobre as condutas necessárias ou qual serviço de saúde que deverá ser procurado, se for o caso. O serviço poderá ser acessado de qualquer localidade.

O objetivo da estratégia ‘Alô Saúde’ é tirar dúvidas relacionadas às doenças que apresentem sintomas gripais e evitar que a população se dirija aos serviços de referência em busca dessas orientações. Assim, os usuários poderão ter as informações necessárias em casa e a procura por atendimento médico presencial será indicada apenas para os casos de maior risco ou mais graves, evitando as longas filas de espera e aglomerações nos serviços de saúde.

Influenza - Na Paraíba, do mês de dezembro até o momento, foram processadas 458 amostras para Influenza, das quais apenas 68 foram detectáveis. Dos casos confirmados, 59 são do subtipo H3N2, conforme detalha o Boletim Epidemiológico nº 01 de Influenza A – H3N2. Isso confirma que o número de casos de influenza ainda é pequeno em relação aos de gripe e resfriados comuns. Com o Alô Saúde, haverá um filtro em relação aos usuários que comparecem aos serviços de atendimento sem nenhuma orientação anterior. Nas unidades de saúde, o protocolo é realizar primeiro a testagem para covid-19 e, se descartada a suspeita, realizar a investigação para influenza.

O diretor da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP), Felipe Proenço, explica que o serviço chega para agregar esforços neste momento onde há uma grande circulação de pelo menos dois vírus que causam doenças respiratórias. “Os médicos farão esclarecimento das dúvidas e avaliação dos sintomas, encaminhando, quando necessário, ao serviço de saúde adequado. Isso é de grande valia em um momento onde as salas de espera estão cheias de pacientes que deveriam ter sido orientados facilmente através de uma ligação telefônica e poderiam estar em casa se recuperando”.

Felipe Proenço destaca ainda que o canal de atendimento tende a ser ampliado, no futuro, para outros agravos. “Com a redução dos casos de síndrome gripal, a ideia é que o ‘Alô Saúde’ possa ser utilizado para orientar a população sobre sintomas e procedimentos relativos a outras doenças, sempre no sentido de ampliar o acesso da população às orientações de saúde”, finalizou.

Serviço:

Alô Saúde - (83) 3211-9844 – de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

 

ESP-PB recebe credencial para ofertar especializações Latu Sensu

publicado: 06/01/2022 15h41, última modificação: 06/01/2022 15h41

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) recebeu credencial do Conselho Estadual de Educação para a oferta de cursos presenciais de Pós Graduação Latu Sensu. Trata-se de um avanço histórico considerável para a formação dos trabalhadores e gestores do SUS da Paraíba.

“É um reposicionamento de possibilidades com relação às formações disponibilizadas pela ESP-PB e nos possibilita, assim como em outras instituições de ensino, a essa oportunidade de ter cursos de especialização com certificação própria”, explicou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

Segundo Felipe, essa novidade só se tornou viável pelo modelo de Escola de Saúde Pública e, para tal, desde que a Escola foi criada, em 2021, foi iniciado um processo de revisão de todo o Regimento Interno e do Projeto Pedagógico.

“Enviamos esses novos documentos para o Conselho Estadual de Educação, recebemos a visita de conselheiros que conheceram a estrutura da escola e atestaram a viabilidade da realização de cursos de especialização. É uma ótima notícia para começar o ano”, afirmou o diretor.

Para este primeiro momento, o Conselho Estadual de Educação autoriza que a ESP-PB desenvolva três cursos de especialização: em Saúde da Família (para trabalhadores em todos os municípios da Paraíba com edital nas próximas semanas), Formação Docente com Ênfase nas Metodologias Ativas (em desenvolvimento) e Direito Sanitário (prevista para o final do primeiro semestre).

Escola de Saúde Pública prorroga inscrições dos editais de Residências

publicado: 04/01/2022 14h56, última modificação: 04/01/2022 14h56

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) prorrogou a data final para as inscrições nos editais das Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais. Agora o prazo vai até o dia 13 de janeiro. Já as provas devem ser aplicadas no dia 22 de janeiro.

“Para possibilitar que mais candidatos possam se interessar, procurar os Programas de Residências disponíveis no Estado e, portanto, se inscrever, estendemos o prazo para até o final do dia 13 de janeiro”, pontuou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

Com relação à alteração da data da prova, que originalmente foi programada para o dia 23 e passa a ser no dia 22 de janeiro, Felipe explica que “este é um mês que costuma ter uma série de provas de Programas de Residências e identificamos uma coincidência com um processo seletivo em Pernambuco. Então, para permitir que os candidatos que têm interesse em participar de ambas as seleções, decidimos antecipar a data da prova”.

O diretor destaca, ainda, que os candidatos redobrem a atenção no diz que respeito às mudanças para não perder os prazos e aproveitar a oportunidade de tentar participar de uma formação qualificada no SUS da Paraíba. Mais informações no endereço eletrônico: https://esp.pb.gov.br/editais/editais-abertos

Sobre os editais – O objetivo principal dos Programas de Residências é formar profissionais especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas prioritárias do sistema no Estado da Paraíba. O foco da aprendizagem será o paciente e o seu problema de saúde. E o ensino da prática da Medicina destacará a abordagem na problematização e na melhor evidência científica.

“Nestes programas, os médicos residentes atuarão nos serviços de saúde deste estado acompanhados por preceptores, que são profissionais de referência na especialidade às quais o residente está em formação. Eles também participarão de grupos de estudo e discussão científica de casos clínicos e vivenciarão o treinamento em serviço orientado ao paciente, discutindo problemas reais com estudo autodirigido”, informou o coordenador do Núcleo das Residências, Pedro Rodrigues.
Dúvidas podem ser sanadas por e-mail: ouvidoria@esp.pb.gov.br

ESP-PB antecipa datas de provas objetivas dos editais de Residências

publicado: 23/12/2021 14h40, última modificação: 23/12/2021 14h53

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, alterou nesta quinta-feira (23) a data de aplicação das provas dos editais para os Programas de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais. As provas objetivas, que antes seriam realizadas no dia 23 de janeiro, passam a ser no dia 22 de janeiro (um sábado).

Vale lembrar que o local de realização das provas será divulgado no site da Secretaria de Estado da Saúde (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/editais-e-licitacoes ). Já o início das atividades dos programas de Residências está previsto para o dia 1º de março de 2022.

Mais informações sobre os editais no site da ESP-PB: https://esp.pb.gov.br/editais/editais-abertos

Sobre os editais – As inscrições seguem até às 16h do dia 3 de janeiro de 2022. O objetivo principal dos Programas de Residências é formar profissionais especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas prioritárias do sistema no Estado da Paraíba. O foco da aprendizagem será o paciente e o seu problema de saúde. E o ensino da prática da Medicina destacará a abordagem na problematização e na melhor evidência científica.

“Nestes programas, os médicos residentes atuarão nos serviços de saúde deste estado acompanhados por preceptores, que são profissionais de referência na especialidade às quais o residente está em formação. Eles também participarão de grupos de estudo e discussão científica de casos clínicos e vivenciarão o treinamento em serviço orientado ao paciente, discutindo problemas reais com estudo autodirigido”, informou o coordenador do Núcleo das Residências, Pedro Rodrigues.

ESP-PB realiza IV Encontro Integrador dos Programas de Residência em Saúde

publicado: 10/12/2021 14h31, última modificação: 10/12/2021 14h31

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, realizou nessa quinta (9) e sexta-feira (10), o IV Encontro Integrador dos Programas de Residência em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB). Com o tema 'Residências em Tempos de Resistência: Contribuições e Desafios na Pandemia', o evento teve programação online e presencial, com mesas temáticas e oficinas de integração.

Foram abordados temas como a experiência no enfrentamento à Covid-19, as reflexões e perspectivas sobre o contexto (pós) pandêmico, além de oficinas sobre autocuidado, trabalho em equipe, uso de medicamentos, educação popular em saúde, entre outros.

“Ao longo desses dois dias, discutimos acerca de temas relevantes para os residentes e pudemos refletir sobre a vivência e experiência deles neste período pandêmico. Os facilitadores das oficinas, profissionais convidados da própria ESP-PB, dos programas de residência, de instituições de ensino e de serviços da rede proporcionaram diálogos e reflexões que nem sempre a rotina dos programas permite de maneira mais efetiva, o que resulta em uma ampliação do modo de ver o cuidado e a atenção aos usuários”, declarou o coordenador do Núcleo de Residências da ESP-PB, Pedro Rodrigues.

Entre as oficinas, estava a de "Cuidado em Situações de Violência Intrafamiliar". A facilitadora, Emanuelle Galdino, foi um momento importante de diálogo e aprofundamento para os profissionais que estão se formando.

"Eu vi que alguns alunos ficaram surpresos com os relatos que foram apresentados, mas ideia era justamente desconstruir preconceitos e fazer com que eles tenham uma visão mais ampla sobre as situações de violência doméstica, familiar e contra a pessoa idosa, pessoas com deficiência, população LGBTQIAP+, crianças e adolescentes e, principalmente, sobre a violência contra as mulheres. E foi interessante porque esses residentes perceberam todo o processo que abarca esses tipos de violência e como é importante a criação de políticas públicas, especialmente no que diz respeito à saúde", afirmou.

Para Laryssa do Nascimento, residente do Programa Multiprofissional em Saúde Coletiva, a experiência foi muito válida. “É bastante positivo poder trocar experiências e identificar a realidade dos diversos núcleos da Residência. Isso, com certeza, é o mais rico que podemos levar”, pontuou.

ESP-PB lança edital para Programas de Uni e Multiprofissionais

publicado: 07/12/2021 15h32, última modificação: 07/12/2021 15h32

A Escola de Saúde Pública (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, lançou essa semana o edital para os Programas de Residências Multiprofissionais e Uniprofissionais. Ao todo, serão disponibilizadas 34 vagas, sendo 2 para Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; 5 para Residência Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia; 2 para Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica; 12 para Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e 13 para Residência Multiprofissional em Saúde da Criança. As inscrições começaram no dia 4 de dezembro e seguem até o dia 3 de janeiro de 2022.

"Os programas de residência são modalidades de ensino de pós-graduação destinadas a profissionais de saúde sob a forma de curso de especialização, com exigência de dedicação exclusiva e oportunizam processos de ensino-aprendizagem em diferentes cenários de prática no SUS, na qual a qualificação dos profissionais acontece por meio da imersão nos serviços de saúde, sob supervisão docente-assistencial, de responsabilidade conjunta dos setores da educação e da saúde", explicou o coordenador do Núcleo de Residências da ESP-PB, Pedro Rodrigues.

A prova objetiva está prevista para o dia 23 de janeiro de 2022 e terá duração de 4 horas, das 14h às 18h (horário oficial de Brasília). O local de realização da prova objetiva será divulgado no site da ESP-PB (https://esp.pb.gov.br/editais), conforme cronograma. Os candidatos ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva podem optar em realizar a prova no município de João Pessoa - PB ou em Cajazeiras-PB, devendo marcar a opção do local de prova no ato de inscrição. O resultado final será divulgado, conforme o cronograma, também no site da ESP-PB e no Diário Oficial do Estado. O início das atividades do Programa está previsto para o dia 1º de março de 2022.

Acesse todas as informações através do link: https://esp.pb.gov.br/editais-em-andamento/edital-esp-pb-no-18-2021-processo-seletivo-publico-da-coremu-ses-pb-para-profissionais-residentes

ESP-PB lança edital para Programas de Residências Médicas

publicado: 06/12/2021 15h57, última modificação: 06/12/2021 15h59

A Escola de Saúde Pública (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, lançou esta semana o edital para os Programas de Residências Médicas da SES-PB. Ao todo, foram disponibilizadas 41 vagas, distribuídas entre 15 programas. As inscrições começaram no dia 4 de dezembro e seguem até o dia 3 de janeiro de 2022.

"Cabe destacar que teremos dois novos programas que foram aprovados esse ano pela Comissão Nacional de Residências Médica: Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria que acontecerão no município de Patos-PB, reforçando assim, a ação da SES-PB e da ESP-PB em interiorizar os Programas de Residência e potencializar a formação em serviço nessa região do estado", afirmou Felipe Proenço, diretor geral da ESP-PB.

O objetivo principal destes Programas de Residências Médicas é formar profissionais especialistas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas prioritárias do sistema no Estado da Paraíba. A formação destacará a abordagem na problematização e na melhor evidência científica.

“Nestes programas, os médicos residentes atuarão nos serviços de saúde deste estado e de municípios conveniados e serão acompanhados por preceptores, que são profissionais de referência na especialidade às quais o residente está em formação. Eles também participarão de grupos de estudo e discussão científica de casos clínicos e vivenciarão o treinamento em serviço orientado ao usuário”, informou o coordenador do Núcleo das Residências, Pedro Rodrigues.

A prova objetiva está prevista para o dia 23/01/2022, das 8:30h às 11:30h. O local de realização será divulgado no site da Secretaria de Estado da Saúde (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/editais-e-licitacoes ). O início das atividades está previsto para o dia 1º de março de 2022.

Acesse todas as informações através do link: http://esppb-portal-prod.codata.pb.gov.br/portal_esppb/editais-em-andamento/edital-esp-pb-no-17-2021-processo-seletivo-publico-da-coreme-ses-pb-para-medicos-residentes

Saiba mais – A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.

Resposta aos recursos – etapa homologação; Homologação final das inscrições e Lista das Entrevistas referente dos Editais 014/2021 e 15/2021

publicado: 19/11/2021 10h16, última modificação: 19/11/2021 10h16

 

Nesta sexta-feira, 19 de Novembro a ESP-PB divulga novas atualizações referentes aos Editais em andamento.

Os inscritos nos editais devem ficar atentos às publicações, entre elas: Resposta aos recursos – etapa homologação;
Homologação final das inscrições e Lista das Entrevistas referente aos editais 14 e 15/2021

Confira abaixo o quadro de informações pertinentes as publicações de hoje os links para consultas dos resultados de acordo com cada Edital.

 
Noticias Referentes ao Edital 14/2021

Respostas dos recursos

Homologação final das inscrições;
Lista com data e horário das entrevistas

Acesse todas as informações referente ao Edital 014/2021 Clicando Aqui

Noticias Referentes ao Edital 015/2021

Respostas dos recursos

Homologação final das inscrições;
Lista com data e horário das entrevistas

Acesse todas as informações referente ao Edital 015/2021 Clicando Aqui

DÚVIDAS 
Encaminhe sua pergunta para o nosso canal oficial de dúvidas referente aos editais em andamento CLICANDO AQUI

 

Resultados das Homologações das Inscrições e Recursos dos Editais 014 e 015/ESP-B e Homologação das Inscrições do Edital 016 da ESP/PB

publicado: 17/11/2021 14h47, última modificação: 17/11/2021 14h59

 

Foi divulgado nesta Terça Feira as homologações dos editais 014/2021 e 015/2021 da ESP-PB e seus respectivos links para recursosbem como a Errata 04 do Edital 016/2021 ESP-PB  que trata da prorrogação das inscrições.

Confira abaixo as notícias do Edital pertinente a sua inscrição.

Noticias Referentes ao Edital 14/ESP-PB

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), torna pública a relação das inscrições HOMOLOGADAS no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, para bolsistas, do Projeto de Apoio para a Formação Profissional Permanente e Continuada para o SUS – Edital 14/2021.
O prazo para recurso é de 48h a contar da data de sua publicação.

O mesmo deverá ser feito via formulário. Para acessá-lo Clique Aqui 

Acesse todas as informações referente ao Edital 014/ESP-PB Clicando Aqui

Noticias Referentes ao Edital 015/ESP-PB

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), torna pública a relação das inscrições HOMOLOGADAS no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, para bolsistas, do Projeto de Apoio para a Formação Profissional Permanente e Continuada para o SUS – Edital 15/2021.
O prazo para recurso é de 48h.

O mesmo deverá ser feito via formulário. Para acessá-lo Clique Aqui 

Acesse todas as informações referente ao Edital 15 Clicando Aqui

Noticias Referentes ao Edital 016/ESP-PB

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), torna pública a 4ª errata do edital 016/2021 que prorroga o prazo de inscrições.

Inscrições 05/11/2021 a 17/11/2021

DÚVIDAS 
Encaminhe sua pergunta para o nosso canal oficial de dúvidas referente aos editais em andamento CLICANDO AQUI

 

ESP-PB lança Editais para Bolsistas

publicado: 10/11/2021 14h10, última modificação: 10/11/2021 14h10

 

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB),visando a necessidade de elevar o nível de profissionalismo e excelência dos programas e projetos vinculados à escola, qualificando ainda mais a assistência à saúde prestada em nossas unidades e a necessidade de fortalecer a integração ensino – serviço, tornou publica 03 seleções para concessão de Bolsa para os seguintes perfis:

1)Apoiadores Institucionais da Gestão;

2) Apoio Técnico Pedagógico aos Programas de Residência em Saúde;

3) Apoio Técnico - Bibliotecário;

4) Supervisor de Formação em Saúde;

5) Coordenadores Institucionais da Gestão e

6) Preceptores dos Programas de Residência Médica;

7) Coordenador da COREME;

 Abaixo você confere a descrição de todos os editais lançados e os perfis de classificação das bolsas:

Edital 014/2021 - Seleção de Bolsista – Coordenadores Institucionais da Gestão

Edital 015/2021 - Seleção de Bolsista – Apoiadores Institucionais, Apoio Pedagógico as Residências, Apoio a Biblioteca e Supervisor de Formação.

Edital 016/2021 - Preceptores dos Programas de Residência Médica; Coordenador da COREME;

Lançado edital para o processo seletivo da turma 2022 do Mestrado Profissional em Saúde da Família

publicado: 22/10/2021 15h52, última modificação: 10/11/2021 14h20

A Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/MPSF) em Rede Nacional, da qual fazem parte a Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (ESP-PB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), publicou o edital de seleção para preenchimento da turma a ser formada para 2022. Ao todo, o programa oferece 237 vagas distribuídas entre as instituições associadas. Podem se inscrever médicos, dentistas e enfermeiros que tenham inserção na Saúde da Família e na docência. Serão seis vagas para a UEPB/ESP-PB.

"Trata-se de uma iniciativa nacional, organizada pela Fiocruz e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva, que agrega uma série de instituições de diversos Estados para promover essa modalidade de pós-graduação stricto sensu com um olhar para a necessidade da Atenção Básica e o trabalho na Saúde da Família. Para a ESP-PB representa uma iniciativa inédita que vem pra somar a toda a experiência que a Escola já tem com relação à formação profissional, às residências, especializações e, agora, com a modalidade de Mestrado", relatou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

A inscrição do candidato em todas as instituições associadas é gratuita e podem ser feitas de forma on-line, no período de 1º de dezembro a 14 de fevereiro de 2022, através de envio de formulário devidamente assinado juntamente a documentação exigida no edital. Para o candidato vinculado à UEPB, ele pode efetivar a inscrição através do endereço eletrônico: prpgp@setor.uepb.edu.br.

A seleção dos candidatos para o PROFSAUDE/MPSF constará de quatro etapas. A primeira consiste na realização de uma prova de Inglês que será na modalidade on-line, a ser aplicada no dia 21 de março, das 9h às 12h. A segunda será a análise curricular, em caráter eliminatória e classificatória, marcada para o dia 5 de abril, enquanto a terceira consiste na análise da carta de intenção, e análise da proposta preliminar de trabalho, ambas classificatórias e previstas para o dia 25 de abril. Já a quarta etapa será a prova oral, classificatória, que será aplicada de 9 a 13 de maio.

O resultado será divulgado no dia 13 de junho. O período de matrícula para os alunos aprovados será de 20 de julho a 20 de julho. O início das aulas está previsto para 5 de agosto. A UEPB oficializou recentemente, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP sua adesão ao PROFSAÚDE. Segundo a PRPGP, com esta associação a UEPB passou a oferecer pela primeira vez um mestrado profissional na modalidade a distância.

O PROFSAUDE/MPSF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). Atualmente a rede nacional liderada pela Fiocruz conta com 25 instituições, de 17 estados. Confira o edital clicando AQUI.

ESP-PB lembra 'Dia dos Professores' e reforça que programas de residência são importantes instrumentos de aprendizagem

publicado: 15/10/2021 09h40, última modificação: 09/11/2021 15h09

Nesta sexta-feira, 15 de outubro, é celebrado em todo o Brasil o Dia do Professor. Uma forma de homenagear os profissionais da categoria e incentivar a garantia de direitos e melhores condições de trabalho. A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) lembra a data e reforça a importância dos professores nos Programas de Residência ofertados atualmente.

Os Programas de Residência em Saúde contam com diferentes atores responsáveis pelo ensino em serviço, dentre os quais destaca-se a figura do preceptor. A função desse profissional equipara-se às atribuições do professor, uma vez que os cenários de prática na saúde são espaços de reflexão e construção coletiva, muito semelhante, portanto, ao que se vivencia no universo das salas de aula.

“É a partir da figura do preceptor que o residente tem a oportunidade de reorientar a sua formação no Sistema Único de Saúde (SUS), adquirindo uma postura ética e proativa nos serviços de atenção à saúde em que está inserido. Além de acompanhar e conduzir o processo de aprendizagem do residente, o preceptor também avalia o seu desempenho e atua de forma significativa no desenvolvimento de habilidades indispensáveis ao perfil de um profissional de saúde comprometido com os princípios do SUS”, declarou a apoiadora técnico-pedagógica do Núcleo de Residências em Saúde da ESP-PB.

Entre os Programas de Residência que a ESP-PB dispõe, está o Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia, que teve início em 2017, tem duração de três anos e conta com quatro novas vagas anuais para aprovação em concurso público.

“O programa tem como objetivo geral tornar o médico residente apto a promover a saúde, prevenindo, diagnosticando e tratando as afeições relacionadas à mulher, nas diferentes fases da vida, bem como desenvolver habilidades e raciocínio crítico. Contamos com uma equipe de professores/preceptores altamente capacitados e treinados para o ensino teórico-prático necessário para o treinamento do médico residente”, explicou a médica e preceptora Viviane Meneghetti.

A residente Renata Abath afirmou que "a residência é essencial para a formação de um futuro e bom especialista. Nela temos acesso a uma prática intensa de aprendizado através da carga teórica e do aperfeiçoamento de habilidades técnicas. Sempre supervisionados por um preceptor com experiência na área, permitindo uma troca constante de experiência com profissionais qualificados que nos ensinam muito, além de abrir portas futuras"

ESP-PB prepara reuniões das Comissões de Integração Ensino-Serviço

publicado: 27/09/2021 15h36, última modificação: 21/10/2021 11h51

CIES setembro.jpeg

A Escola de Saúde Pública (ESP-PB), por meio da Coordenação de Educação Permanente em Saúde, prepara para a próxima terça (28) e quarta-feira (29) as reuniões das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES). Participam das atividades, que acontecem à tarde e essencialmente on-line, gestores, representantes de movimentos sociais, professores e estudantes da I Macrorregião de Saúde (João Pessoa, na terça) e III Macrorregião (Sertão e Alto Sertão, na quarta).

Na Paraíba, há três CIES respectivas a cada uma das macrorregiões de saúde. Elas reúnem, mensalmente, entidades, instituições, secretarias e conselhos municipais de diversas cidades, do litoral ao Sertão.

“O objetivo dessas próximas reuniões é concluir a contribuição desses órgãos colegiados sobre a formulação da Rede Estadual de Educação na Saúde. O documento construído traça objetivos dessa rede, a exemplo da articulação interdisciplinar para a adequada formação e qualificação dos trabalhadores da saúde, bem como aborda atribuições e competências para os entes envolvidos”, declarou o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Israel Dias.

Para mais informações, basta entrar em contato através do e-mail: nees@esp.pb.gov.br .

Sobre as comissões – As comissões de integração ensino-serviço são instâncias colegiadas que atuam sobre a política de educação permanente em saúde, acolhendo, fomentando e planejando ações e iniciativas entre instituições de ensino, gestores e trabalhadores de serviços estaduais e municipais de saúde, além de movimentos sociais e usuários no contexto do controle social do Sistema Único de Saúde.