Organização Curricular

Como Escola de Governo, a ESP-PB oferta aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, cursos de educação profissional, na modalidade subsequente; cursos de curta e média duração, nas modalidades atualização, aperfeiçoamento e qualificação; cursos de pós-graduação lato sensu, programas de residências com efeito de pós-graduação lato sensu; e tem a pretensão, de ofertar, em parceria com outras IES, cursos de pós-graduação stricto sensu

A organização curricular utilizada pela escola traz para o estudante e para os profissionais envolvidos um espaço ímpar de construção de saberes. Permite a possibilidade de dialogar simultaneamente, e de forma articulada, com serviços que envolvem o processo educativo (ensino-serviço), atendendo ainda ao contexto regional.

A ESP-PB desenvolve em sua diretriz pedagógica um currículo por competência que consiste: "Em um currículo voltado para a construção de competências, [...] o que importa não é a transmissão do conhecimento acumulado, mas sim a virtualização de uma ação, a capacidade de recorrer ao que se sabe para realizar o que se deseja, o que se projeta" (COSTA, 2005, p. 53).

A partir desta visão, a escola estimula, entre os estudantes, o desenvolvimento de competências\desempenhos, como por exemplo: tomar decisões, agregar e pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o processo de aprendizagem e enfatizar a perspectiva de estratégias de ensino a partir de situações-problema. Desta feita, o intuito é que os estudantes possam ir para além do acúmulo de conhecimentos, estabelecendo pontos de conexão entre formação continuada e emprego.

Assim, o currículo aponta para a propositura de não se tornar um fim em si mesmo, mas em colocar-se como uma ferramenta que esteja também a serviço do desenvolvimento do conhecimento do estudante/trabalhador a partir de situações reais. Nesse sentido, a escola busca romper ou minimizar as práticas tradicionais de formação, identificando, enquanto desafio, a incorporação em seus processos formativos do uso de modelos e metodologias voltadas à problematização e à reflexão crítica da realidade.