Organização Acadêmica

Para o atendimento das diretrizes pedagógicas propostas pela escola, a ESP-PB mantém a oferta de Cursos Técnicos de Nível Médio subsequente, Cursos de Formação inicial e continuada da educação profissional,  em conformidade com as indicações da Política de Saúde para o SUS do Estado da Paraíba e com as diretrizes curriculares nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio e os Programas de Residência regulamentados por legislações interministeriais e definidos como modalidade de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu, voltados  para a educação em serviço e destinados às categorias profissionais que integram a área de saúde.

Além desses cursos, a escola tem como meta oferecer cursos e Pós-Graduação Lato Sensu, na modalidade presencial e EAD, que objetivam a qualificação de profissionais segundo as diretrizes do SUS e as demandas identificadas nas Redes de Atenção à Saúde do Estado da Paraíba e os programas Stricto-Sensu, estes por meio de parcerias com Instituições de Ensino Superior que já apresentam programas reconhecidos pelo MEC.

Os Cursos da educação profissional, na modalidade presencial e EAD e os cursos de Pós Graduação presenciais são autorizados e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, de acordo com a legislação em vigor. Já os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, na modalidade EAD, são regulamentados pelo MEC.

Para cada oferta, existe uma Proposta Pedagógica de Curso, que deverá ser seguida e que dispõe dos dados e informações fundamentais para a execução do curso como: calendário, organização curricular, metodologia, avaliação, perfil profissional, além das competências, habilidades e valores a serem desenvolvidas.

Os cursos de aperfeiçoamento e qualificação, são considerados cursos de livre oferta, destinados às demandas de formação continuada e permanente para os profissionais da saúde. A ESP-PB entende enquanto cursos de atualização/aperfeiçoamento como aqueles destinados a atualizar e/ou complementar conhecimentos dos trabalhadores e profissionais do SUS, no sentido de atender às mudanças tecnológicas e organizacionais do processo de trabalho em saúde.