Núcleo Estratégico de Educação na Saúde

O Núcleo Estratégico de Educação na Saúde é composto pela Coordenação da Educação Permanente em Saúde, Coordenação da Educação Popular em Saúde e Coordenação do Apoio Institucional. De maneira compartilhada, realiza suporte às regiões de saúde, seus municípios, serviços de saúde e instituições de ensino, considerando os princípios de regionalização e fortalecimento das Redes de atenção à Saúde. A experiência mais marcante neste momento acontece com o apoio institucional que desenvolve seus trabalhos junto às gerências regionais de saúde e as regiões de saúde, com metodologias participativas, considerando e integrando saberes da educação popular (EdPop) e educação permanente em saúde (EPS).

Apoio Institucional (AI) é aqui compreendido como uma estratégia da gestão, o qual é processos de trabalho nos ambientes de gestão. É uma estratégia que busca qualificar a gestão das equipes e fomentar uma postura de corresponsabilidade e cogestão entre os trabalhadores do SUS. As coordenações de educação permanente e educação popular, por sua vez, possuem o desafio da implementação das políticas, além de ações transversais na ESP e SES.

Visando ter como horizonte a prática dessa gestão a aproximação com temáticas de equidade, de maneira transversal, nas diversas ações, cursos e eventos com as temáticas da população negra, LGBT, indígenas e de comunidades tradicionais. Também busca colaborar em iniciativas de pesquisa da Escola de Saúde Pública junto a demais núcleos, contribuindo com o olhar da EPS nesses contextos, bem como atuar na política editorial da instituição contribuindo na formulação de publicações. Compreendendo ser esse o lugar de referência da educação permanente, também é importante apontar a necessidade da contribuição no acompanhamento de redes temáticas, tais como a rede de atenção psicossocial, de urgências e emergências, rede cegonha, etc.