Notícias
ESP-PB lança edital de novos convênios com a Rede Escola
Nesta terça-feira (14), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), lançou um novo edital de adesão ao convênio da Rede Escola SUS-PB. O edital permanece aberto até o dia 11 de outubro e tem periodicidade semestral.
“A Rede Escola é uma estratégia de diálogo entre as instituições de ensino para efetivar os estágios curriculares e atividades como projetos de pesquisa e extensão nos serviços de saúde do Estado”, explicou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Devem se inscrever no edital as instituições que estão com o credenciamento vencido ou que tenham interesse de fazer a adesão à Rede Escola. Já aquelas que estão com o credenciamento em dia não precisam realizar uma nova inscrição.
“Com isso, a Escola de Saúde Pública pretende seguir com dois grandes objetivos: possibilitar a formação dos estudantes da área de saúde de acordo com o que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde e, principalmente, de acordo com as necessidades sociais, de modo que o maior benefício será para a saúde da população paraibana”, destacou Felipe.
Acompanhe o edital na íntegra através do arquivo abaixo:
Edital Nº 012/2021 – ESP/PB EDITAL DE ADESÃO AO CONVÊNIO DA REDE ESCOLA SUS - PB
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM NEUROLOGIA EDITAL 011/2020
Em cumprimento à decisão liminar emanada pela MM. Juíza de Direito da 4ª Vara de Fazenda Pública da Capital, processo n.º 0809999-29.2021.8.15.2001, tornamos pública a retificação do resultado final do processo seletivo para o Programa de Residência Médica em Neurologia, suspendendo os efeitos da 2ª errata do Edital CEFOR-RH/PB Nº 011/2021, publicada no Diário Oficial, em data de 29/01/2021.
Apoio Institucional da ESP/SES-PB realiza III Encontro Centralizado de 2021
Nessa quarta (18) e quinta-feira (19) aconteceu o III Encontro Centralizado de 2021 do Apoio Institucional da ESP/SES-PB, um momento educativo voltado para discutir os processos de trabalho do Apoio Institucional (AI) da Paraíba. Desta vez, o tema girou em torno do Ser e Fazer Apoio Institucional na Paraíba, as essências e peculiaridades dessa ferramenta de gestão e como ela é aplicada pela Escola de Saúde Pública dentro do Estado da Paraíba e na articulação com os municípios, a partir das Gerências Regionais de Saúde.
Nas primeiras etapas, o grupo discutiu a história e as mudanças do AI desde o início (2014) até hoje, demarcando como esta é construída pelos seus próprios atores, na sua relação com os demais que ocupam os espaços de governança do SUS e no diálogo com as regiões de saúde e municípios, deixando fortemente marcado o seu papel em apoiar “fazendo com/junto” e não fazendo por.
Em seguida, as apoiadoras e apoiadores institucionais conduziram uma Roda de Conversa sobre como promovem Educação Permanente em Saúde em seu cotidiano vivo de trabalho, e assim reconhecendo a dimensão educativa do trabalho em saúde e a importância de provocar reflexões, questionamentos e transformações no fazer saúde, tendo sempre como alvo a defesa do nosso Sistema Único de Saúde. Lembrando aqui que a Educação Permanente é um dos maiores, senão o maior foco do trabalho da Escola de Saúde Pública da Paraíba.
Nas últimas etapas do encontro, as apoiadoras e apoiadores mais uma vez coordenaram uma Roda de Conversa, debatendo os desafios de seu trabalho, os quais passam por múltiplas agendas simultâneas, a necessidade de se reinventar para mobilizar o coletivo e produzir mudanças nos espaços de gestão do SUS, a importância de serem compreendidos nos diversos lugares que ocupam, e a urgência de reconhecerem limites e saberem dizer não, quando identificam o que é e o que não é prioritário a seu trabalho.
O III Encontro Centralizado de 2021 foi desenvolvido seguindo princípios freireanos que atravessam a atuação do Apoio Institucional, acreditando na amorosidade do trabalho, no diálogo com os atores, na problematização e reflexão do fazer e na autonomia dos sujeitos, defendendo a Educação Popular em Saúde, a qual é anterior à Educação Permanente em Saúde e anterior até mesmo à implantação do SUS. Para saberem mais sobre o trabalho do Apoio Institucional da ESP/SES-PB e da Escola de Saúde Pública, visitem o nosso Instagram e as demais mídias sociais.
ESP-PB lança o Espaço Bem Viver e promove práticas integrativas em saúde para servidores
Na tarde desta terça-feira (24), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) lançou o Espaço Bem Viver. O ambiente promove bem estar e cuidado aos servidores através de práticas integrativas e complementares.
“Foi durante a pandemia que sentimos ainda mais a necessidade da criação de um espaço como esse. Especialmente com a rotina de trabalho em casa, ouvimos relatos de pessoas com dores na coluna, na lombar, na cervical, além do estresse acumulado”, disse a coordenadora do Núcleo de Gestão do Trabalho da ESP-PB, Glaucia Pontes.
Ainda de acordo com Glaucia, foi feita uma pesquisa prévia para avaliar a saúde física e mental dos servidores.
“Uma das formas que o SUS pensa na saúde dos trabalhadores é através das práticas integrativas. Temos terapeutas trabalhando na escola e, nesse primeiro momento, são esses profissionais que vão dar início às atividades do Espaço Bem Viver”, pontuou.
Serão ofertadas, através de agendamento feito no Núcleo de Gestão do Trabalho, as seguintes práticas integrativas: auriculoterapia, aromaterapia, dry needling (agulhamento a seco), mindfulness (atenção plena), terapia floral e ventosaterapia.
“Cada atividade traz objetivos e benefícios diferentes para a saúde. As técnicas vão trabalhar o relaxamento muscular, sensação de conforto, de bem estar, além da busca pelo equilíbrio. Em uma única sessão já é possível ver os ganhos e resultados, mas, claro, quanto mais for possível, melhor. A possibilidade de ir trabalhar depois de uma oferta como essa não tem preço”, relatou a terapeuta holística que integra o Núcleo de Desenvolvimento Educacional da ESP-PB, Juliana Abath.
Ernande Valentim do Prado, que faz parte da Coordenação de Apoio Institucional da ESP-PB, foi o primeiro servidor a participar das atividades do Bem Viver.
“Foi um momento de relaxamento e de me conectar comigo mesmo. Em conversa com a profissional, descobrimos o que eu precisava e, assim, recebi tratamento com ventosa, dry needling e alguns pontos de auriculoterapia”, afirmou.
Maternidade Frei Damião em parceria com a ESP-PB lançam Protocolos Assistenciais
O novo Coronavírus tem impactado sensivelmente na saúde da população, na organização dos serviços de saúde e na observação de caminhos de gestão eficientes e conducentes à soluções que sejam sustentáveis e inovadoras. Corroborando com Platão que diz: “A necessidade é a mãe da inovação”, a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba tem investido na elaboração de protocolos clínicos com vistas a recomendações e terapêuticas padronizadas na assistência à população, cuja maior característica é trabalhar a rede assistencial de forma integrada na assistência frente à pandemia, portanto, inovando no SUS e para o SUS. Estes protocolos são produtos da construção colegiada de técnicos da SES/PB que aliam a expertise, a evidência científica com a implementação do pensamento positivado na mudança desta realidade. Assim, o Protocolo Assistencial para o enfrentamento ao Covid-19 no cuidado ao binômio materno-infantil é uma ferramenta, um cuidado, uma esperança de superação destes tempos difíceis, de forma técnica-científica e integrada.
Click Aqui e Faça o Download
ESP-PB participa de evento sobre casos de sucesso e solidariedade entre programas de pós-graduação
As questões e desafios em saúde coletiva estão em foco nesta quarta (14) e quinta-feira (15) em encontro no qual a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, é instituição parceira na sua realização. O evento foi aberto na manhã desta quarta-feira e o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, participou da mesa de abertura falando sobre as perspectivas da escola em relação à pesquisa e pós-graduação.
Para Felipe Proenço, este 2º Encontro Questões e Desafios em Saúde Coletiva reforça a importância da cooperação entre os programas de pós-graduação. “A atuação solidária entre quem está envolvido nos projetos de pesquisa é fundamental, tanto para fortalecer a pesquisa, em si, como a produção de novos conhecimentos e novas tecnologias”, comentou.
O evento está sendo realizado de forma remota, com discussões e apresentações de experiências pela manhã e à tarde pelo canal Rede UEPB no YouTube, numa promoção do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com a parceria também dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O evento mostra, pela primeira vez, os casos de sucesso ou experiências exitosas de sete programas de pós-graduação do Nordeste. Essas experiências são resultados de projetos de pesquisa que têm impactos não apenas em relação à produção científica qualificada, mas também como impactos socioeconômicos ou de melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o encontro também será debatido o conceito de solidariedade entre os programas de pós-graduação e serão apresentadas algumas experiências de solidariedade entre programas mais conceitos e os emergentes. Por fim, será tratada a questão do financiamento de bolsas de estudo, projetos de pesquisa e financiamento de publicações.
“É de extrema importância haver colaboração entre as instituições participantes para fortalecer as pesquisas em saúde coletiva e superar os desafios em um cenário desafiador como o atual. Além disso, foram abertas inscrições para submissão de trabalhos e muitos acadêmicos vão apresentar suas experiências”, pontuou a diretora acadêmica da ESP-PB, Daniela Gomes.
A programação completa pode ser conferida no link https://www.uepb.edu.br/download/documentos/documentos_2021/PROGRAMACAO-2o-Encontro-Questoes-e-Desafios-em-Saude-Coletiva.pdf.
ESP-PB conclui ciclo do curso de Qualificação de Preceptores com Ênfase em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) concluiu, nesta semana, o ciclo de formação do curso de Qualificação de Preceptores com Ênfase em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem. Foram quatro edições, 12 turmas, mais de 150 preceptores de residências médicas, uni e multiprofissionais qualificados.
Para a diretora acadêmica da ESP-PB, Daniela Gomes, a conclusão deste ciclo é considerada mais um marco para a educação na saúde da Paraíba. Uma estratégia de formação muito importante e significativa. "Tivemos feedbacks muito positivos dos preceptores em relação ao curso. Os servidores da escola foram os facilitadores (docentes) desse processo enquanto também estavam sendo formados como docentes que se utilizam das metodologias ativas de aprendizagem", comentou.
Esta iniciativa educacional tinha entre os objetivos apoiar um conjunto de docentes da ESP-PB para atuarem como facilitadores de aprendizagem na qualificação de preceptores que atuam nos programas de residência. Ao todo, foram ofertadas 160 vagas.
"Iniciamos em janeiro a jornada de quatro edições deste curso de qualificação em preceptoria. Cada edição teve três turmas e um total de 158 participantes. Esta jornada foi concluída e seguimos com o planejamento e validação de novos projetos formativos para este público. A formação foi um trabalho realizado a muitas mãos, com implicação e muito afeto envolvido", relatou a supervisora da formação em saúde da ESP-PB e coordenadora do projeto, Diita Fontoura.
Quem participou, comemora a experiência. "O curso foi incrível. Cumpriu com louvor seus objetivos: dinâmico, inovador, leve, provocador e contagiante! A metodologia ativa de ensino, diferente do modelo tradicional, proporcionou uma maior interação do grupo, troca de vivências e aprendizados. O acolhimento, atenção e profissionalismo das facilitadoras, foram determinantes para o êxito da nossa turma e para o meu desempenho", pontuou um dos preceptores, cujas avaliações são feitas sem identificação.
COMUNICADO IMPORTANTE EDITAL N° 08/2021 DA ESP/PB
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP/PB), devido a um problema técnico ocasionado pelo link de acesso, as entrevistas que não foram realizadas, serão realizadas no dia 14/07/21 com o mesmo horário, tornando pública a relação, com data, horário e link das entrevistas, que ocorrerão de modo virtual, do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, para Equipe Técnica do Curso Técnico de Hemoterapia.
Escola de Saúde Pública: Ferramenta de Transformação
esp editais - os 3
Clique para ver a imagem no tamanho completo… — Tamanho: 545KB
ESP-PB lança editais para bolsistas.png
Clique para ver a imagem no tamanho completo… — Tamanho: 545KB
ESP-PB promove I Seminário Estadual de Fortalecimento da Investigação Científica para o SUS
Na última sexta-feira (19), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) promoveu o I Seminário Estadual de Fortalecimento da Investigação Científica para o SUS. O evento, que aconteceu nos turnos manhã e tarde na sede da Escola, contou com a participação de representantes da gestão, dos serviços de saúde, instituições de ensino superior, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e Ministério da Saúde com vistas a um debate heterogêneo e uma construção horizontal da agenda de pesquisa na saúde da Paraíba.
"Foi um momento muito importante para consolidar a área de investigação científica na ESP-PB, fazendo um movimento que é fundamental para o serviço de saúde, levantando as prioridades de pesquisa, além da troca de experiências para pensar conjuntamente novas necessidades. O Seminário foi bastante bem sucedido ao construir uma metodologia validada nacionalmente e pensar nesse desenvolvimento de forma coletiva", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
O objetivo central do I SEFIC SUS foi definir a agenda das prioridades de pesquisas para o SUS, orientada pelas necessidades de saúde da Paraíba.
"A ESP-PB inova com a realização de um evento inédito de suma importância para estruturar a pesquisa científica como eixo norteador para tomada de decisão na gestão e construção de políticas públicas de acordo com os problemas de saúde e necessidades de saúde da população paraibana", reforçou a a coordenadora do Núcleo de Investigação Científica da ESP-PB, Thais Matos.
ESP-PB lança edital de novos convênios com a Rede Escola
Nesta terça-feira (14), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), lançou um novo edital de adesão ao convênio da Rede Escola SUS-PB. O edital permanece aberto até o dia 11 de outubro e tem periodicidade semestral.
“A Rede Escola é uma estratégia de diálogo entre as instituições de ensino para efetivar os estágios curriculares e atividades como projetos de pesquisa e extensão nos serviços de saúde do Estado”, explicou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Devem se inscrever no edital as instituições que estão com o credenciamento vencido ou que tenham interesse de fazer a adesão à Rede Escola. Já aquelas que estão com o credenciamento em dia não precisam realizar uma nova inscrição.
“Com isso, a Escola de Saúde Pública pretende seguir com dois grandes objetivos: possibilitar a formação dos estudantes da área de saúde de acordo com o que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde e, principalmente, de acordo com as necessidades sociais, de modo que o maior benefício será para a saúde da população paraibana”, destacou Felipe.
Acompanhe o edital na íntegra através do link abaixo:
ESP-PB lança edital para equipe de execução em cursos de Saúde da Família
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), realiza o Processo Seletivo Simplificado visando a seleção de bolsistas e de cadastro reserva para a equipe de execução do Curso de Especialização em Saúde da Família e do Curso de Qualificação em Saúde da Família.
"É o primeiro passo do processo de formação que vai ser muito importante para a Escola neste ano de 2022. É uma iniciativa viabilizada pelo Projeto Amar e, através dessas especializações, nós vamos estar ainda mais perto das equipes de Saúde da Família de todos os municípios da Paraíba, além de possibilitar a ampliação da discussão e da qualificação do atendimento na área materno-infantil. É o primeiro processo desse tipo certificado pela Escola de Saúde Pública, o que vai repercutir no SUS como um todo. Estamos com o edital aberto para a equipe de execução e, sem seguida, trabalharemos o edital para facilitadores do curso", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
O curso tem como objetivo formar, em nível de especialização, trabalhadores e gestores de nível superior e, em nível de qualificação, Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para a qualificação da Atenção Primária à Saúde e para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, com foco na Rede Materno-Infantil.
"A proposta pedagógica dos cursos sustenta-se em uma base metodológica problematizadora, na utilização de metodologias ativas e na articulação entre teoria e prática no processo educativo, contribuindo na formação de sujeitos críticos e reflexivos frente aos desafios do seu cotidiano junto às equipes da Estratégia Saúde da Família da Paraíba", informou Amanda Amaiy, do Apoio Técnico do Núcleo de Pós-Graduação da ESP-PB.
As inscrições devem ser feitas através do site da ESP-PB, via formulário eletrônico, disponível no link: https://www.esp.pb.gov.br/editais até o dia 21 de março de 2022.
ESP-PB lança edital de adesão e renovação de convênios da Rede Escola SUS-PB
Na segunda-feira (19), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), lançou um novo edital de adesão ao convênio da Rede Escola SUS-PB. Devem se inscrever no edital as Instituições de Ensino (IEs) que estão com o credenciamento vencido ou que tenham interesse de fazer a adesão à Rede Escola.
"Este edital vale para as IEs interessadas em utilizar os serviços de saúde do Estado através de estágio, pesquisa, extensão ou com programas de residência médica e multiprofissional. O prazo para a inscrição é de 20 dias, a contar da publicação do edital, ou seja, o encerramento será no dia 14 de outubro. As dúvidas podem ser sanadas através do e-mail institucional: (redeescola@esp.pb.gov.br). Importante, ainda, destacar que as IEs terão a possibilidade de utilizar toda a rede estadual de saúde, desde que haja disponibilidade de vaga para o local, informou a coordenadora da Rede Escola, Drica Tófoli.
Para a formalização do Termo de Convênio, as Instituições de Ensino interessadas deverão enviar a documentação solicitada também para o e-mail institucional (redeescola@esp.pb.gov.br). Tais documentações serão validadas pela Coordenação da Rede Escola SUS-PB no momento do recebimento.
Para acessar o edital na íntegra, clique aqui.