Notícias
“Conferência de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde da Paraíba” é realizada em Patos
ASecretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com o Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), realizou nos dias segunda (29) e terça-feira (30), em Patos, a IV Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Paraíba para os municípios da 3ª Macrorregião. O evento teve como tema “Democracia, trabalho, e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, e visa discutir a educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho. O evento aconteceu durante o dia todo, na Unifip.
De acordo com a chefe do Núcleo de Gestão do Trabalho da SES, Kercya Vieira, a conferência das macrorregionais traz a importância e valorização dos trabalhadores que constroem o SUS. “Com o objetivo de discutir e construir propostas de forma participativa, em níveis Estadual e Federal, com os diversos atores, gestão, prestadores, servidores e usuários, o evento dá visibilidade e reconhece os diversos trabalhadores da saúde, a sua luta, os seus direitos para realizarem seu trabalho atendendo às necessidades da população usuária”, disse.
Durante o evento, foram discutidos três eixos: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil e Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
A chefe do Núcleo de Formação Profissional da ESP, Cylene Nóbrega, informou que, além desse evento, serão realizadas oficinas para consolidar as propostas discutidas na Conferência, que tem como foco principal o usuário do SUS. “A partir do momento que capacitamos, formamos e refletimos sobre o processo de trabalho junto com os trabalhadores de saúde, melhoram as condições de trabalho, a gestão e, com isso, quem mais ganha é o usuário”, afirmou.
O Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na Paraíba (PEGTES) é um instrumento estratégico que visa reestruturar e fortalecer os aspectos fundamentais da gestão do trabalho e da educação na área da saúde. O Plano possui objetivos específicos, como estruturar uma política estadual integrativa de gestão do trabalho e da educação na saúde, reestruturar processos de trabalho incipientes na gestão do trabalho na Paraíba e fomentar apoio técnico para implementação da educação na saúde.
Durante o evento, na cidade de Patos, estão representando o Conselho Estadual de Saúde (CES), o conselheiro Pedro Paulo e pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Gerssihane Fernandes. São dois dias de diálogos, com formação de propostas para serem levadas para a 4ª Conferência Estadual de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde. Nos dias 16 e 17 foi realizada a “IV Conferência Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Paraíba” em João Pessoa, para a 1ª Macro; e nos dias 23 e 24, em Campina Grande, para os municípios da 2ª Macrorregião de Saúde.
ESP-PB REALIZA III SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um evento celebrado em todo o Brasil, com o objetivo de promover a leitura e destacar a importância das bibliotecas na disseminação do conhecimento e das manifestações artísticas. A semana é celebrada de 23 de Outubro a 01 de novembro, com destaque para o Dia Nacional do Livro em 29 de outubro.
A celebração tem suas raízes em um evento histórico significativo: a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. Nesse período, o país recebeu seu primeiro acervo literário com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para as terras brasileiras2. Desde então, a biblioteca passou por diversas transformações, democratizando o acesso à leitura e ao conhecimento.
Ana Henriques bibliotecária da Escola de Saúde Pública da Paraíba acha super importante essa celebração, pois reforça o papel dos profissionais bibliotecários e das bibliotecas na sociedade, enquanto disseminadores de informação e de olhar as bibliotecas enquanto espaço de conhecimento, cultura, arte, e de fomento a aprendizagem individual e coletiva. Afirmou.
O tema deste ano aqui na nossa Escola foi Bibliotecas e educação: novos desafios, diálogos e conexões, onde desenvolvemos várias atividades voltadas para o tema, como feiras de troca de livros, apresentações culturais, oficinas de escrita, rodas de conversa e palestras sobre temas literários. Essas atividades visam incentivar o hábito da leitura, a construção do conhecimento e a valorização das bibliotecas como espaços de aprendizado e interação social, também inauguramos o clube do livro.
De acordo com a coordenadora do núcleo Drica Tofóli ,o clube do Livro vem como uma proposta inovadora dentro da escola, cujo o principal objetivo é aproximar a comunidade escolar a partir da leitura de títulos diversos, promovendo diálogos e vivências capazes de fomentar a transformação do espaço de trabalho, também em um espaço de apoio e suporte emocional para os trabalhadores. Pontuou.
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é uma oportunidade para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral explorar novas ideias, trocar experiências e reforçar a importância da leitura e do conhecimento. É um momento de celebração e reflexão sobre o papel das bibliotecas na formação de leitores críticos e reflexivos.
Governo da Paraíba lança pós-graduação com ênfase em Educação na Saúde
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Escola de Saúde Pública (ESP-PB) e do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (AMAR), lançou, na última terça-feira (23), a pós-graduação em Apoio Institucional e Matricial com Ênfase em Educação na Saúde. A iniciativa, que é inédita no estado, será executada pelo programa da Rede de Apoio Institucional para Qualificação e Matriciamento Gerencial de Trabalhadores e Gestores do SUS com foco na Regionalização para Organização da Rede de Atenção à Saúde (Reap Quali-PB). O lançamento do novo curso ocorreu durante a segunda oficina do Reap Quali , no Auditório 411 da Universidade Federal da Paraíba.
De acordo com o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, o Reap Quali é um programa inovador, de reestruturação e aprimoramento da rede de atenção à saúde no SUS, onde são ofertadas bolsas para apoiadores institucionais. “Na prática, esses apoiadores funcionam, atualmente, em oito eixos, abordando temas como saúde digital, vigilância em saúde, atenção primária em saúde, regulação e assistência farmacêutica. É através dessa iniciativa que se torna possível ampliar a descentralização e fortalecer o processo de regionalização, aproximando a rede de atenção à saúde dos municípios. Assim, conseguiremos construir produtos, processos e protocolos que atendam às demandas e principais necessidades locais”, explicou.
O projeto do Reap Quali tem como objetivo ampliar a estratégia de Apoio Institucional da SES para diferentes áreas, trabalhar a instrumentalização às equipes de saúde para o desenvolvimento das ações de qualificação nas áreas de regulação, controle, avaliação e auditoria no SUS regional, além de fortalecer a Atenção Primária em Saúde como centro organizador dos sistemas de saúde.
A diretora-geral da ESP-PB, Vanessa Cintra, destaca que a oficina cumpre três importantes propósitos: recepcionar os novos dois eixos, 7 e 8, direcionados a Vigilância em Saúde e a Assistência Farmacêutica, respectivamente; a avaliação dos primeiros seis meses do programa Reap Quali de acordo com o Projeto direcionados; e a apresentação e abertura do curso de especialização em apoio institucional e apoio matricial com ênfase em educação na saúde, inédito na Paraíba.
“Este é um momento em que teremos a inclusão dos novos eixos, com a preparação dos planos de trabalho e conexão com os demais eixos que estão em andamento. Também iremos qualificar todo o trabalho desenvolvido pelo Reap Quali, do início do programa até aqui, para que a gente consiga observar, por meio de cada eixo, o que os nossos apoiadores já conseguiram construir e até onde eles pretendem chegar nesse primeiro ano de projeto de acordo com o escopo inicial. Além disso, hoje nós estamos apresentando um importante avanço promovido pelo Governo da Paraíba no âmbito da educação em Saúde, que é a nossa pós-graduação. Esse novo curso irá aperfeiçoar o apoio institucional e matricial, praticado pelos nossos apoiadores, entregando assim um SUS mais potente fortalecendo o apoio e o matriciamento para os 223 municípios”, frisou.
Pós-graduação Reap Quali - A especialização em Apoio Institucional e Matricial com Ênfase na Educação em Saúde tem como foco principal qualificar os apoiadores, servidores da ESP e da SES, vinculados ao programa. O projeto conta com diferentes linhas de pesquisa, 165 vagas, divididas por eixos, que vão contemplar diversas áreas profissionais. Serão nove turmas com uma média de 20 estudantes cada. O curso terá duração de oito meses e uma carga horária de 360 horas. O objetivo é trabalhar e desenvolver ações que possibilitem melhorias para os municípios, a partir da integração dos eixos.
Saúde abre 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde com ciclo de debates e palestras
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e com a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), realizaram, no último dia (14), no Espaço Cultural, em João Pessoa, a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Cegtes). O evento teve como objetivo discutir a educação permanente e os processos de formação de profissionais que atuam na área da saúde para o aprimoramento do trabalho.
De acordo com o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, a Conferência Estadual consolida as estratégias desenvolvidas pela SES para promover a valorização profissional dos trabalhadores da Saúde. “É por meio das ações de capacitação que o profissional se sente mais qualificado, mais valorizado e fortalecido. E quando a gente valoriza esse trabalhador e o coloca no centro das atenções, a gente também faz com que o SUS seja mais integral e tenha um profissional capacitado para entregar à população um serviço de saúde com mais qualidade”, frisou.
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a abertura foi marcada por palestras e debates, que tiveram como eixos de discussão os seguintes subtemas: “Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”; “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”; e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.
Para a secretária adjunta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Laíse Rezende, uma das palestrantes da 4ª Cegtes, a aproximação do órgão federal com os estados brasileiros é importante para elaborar planos e ações que valorizem não só a saúde, mas também a formação e o bem-estar dos profissionais da área em todo o país.
“Com essa experiência, podemos conhecer a realidade e compreender as necessidades do estado, para construir e revisar políticas públicas que efetivamente valorizem os trabalhadores e as trabalhadoras, refletindo sobre os problemas que configuram a vida desses profissionais no mundo do trabalho, e criando soluções de forma conjunta com os conselhos, as secretarias e os órgãos de saúde”, pontuou a representante do Ministério da Saúde.
A 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde é resultado das Conferências Macrorregionais que aconteceram no primeiro semestre deste ano em todas as Macrorregiões de Saúde, abrangendo demandas e propostas dos 223 municípios do estado. A expectativa da organização é incorporar as estratégias e ações apresentadas durante o evento ao Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES).
Também participaram da solenidade, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da SGTES, Lívia Mello; o presidente do CES, Eduardo Cunha; o coordenador-geral da Cegtes, Pedro Paulo Peixoto; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino; o Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde e Técnico do Conselho dos Secretários Estaduais de Saúde, Haroldo Pontes, entre outras autoridades.
SES/ESP LANÇOU EDITAL PARA O CURSO SAÚDE E BEM VIVER
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) juntamente com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativos e Complementares em Saúde (ObservaPICS) que está vinculado à Fundação Oswaldo Cruz, Pernambuco (FIOCRUZ-PE) visa selecionar tutores para atuarem no curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado integral para a saúde mental”, cujo OBJETIVO é formar profissionais da Atenção Primária (equipes de saúde da família e e-Multi) em estratégias de promoção à saúde mental por meio das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) tomando como objeto de reflexão a importância do cuidado de si para o cuidado com o outro e o diagnóstico das demandas de saúde mental existentes no território em que atuam, TORNA PÚBLICA, por meio deste Edital, as normas do processo de seleção para preenchimento das vagas de tutores-docentes do Curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado integral para a saúde mental”, na modalidade híbrida.
O curso faz parte de uma estratégia de formação em promoção à saúde mental por meio de estratégias de cuidado oriundas das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS). A estratégia tem como finalidade disseminar estratégias de cuidado à saúde mental na atenção primária por meio das PICS e fortalecer experiências já existentes. A formação e capacitação de profissionais é chave no processo de institucionalização da PNPICS. O referencial pedagógico utilizado baseia-se em uma perspectiva da educação permanente em saúde e das metodologias ativas de aprendizagem, de construção compartilhada do conhecimento ancorada na realidade material e pautado nas diretrizes do cuidado de si para o cuidado do outro, ferramenta do estudante-equipe e está voltado para o desenvolvimento de soluções, objetivando a resolução de problemas da realidade profissional do estudante-equipe.
O curso está estruturado para ser desenvolvido na modalidade híbrida com as atividades distribuídas pelas unidades de aprendizagem e cada unidade em módulos. A carga horária total do curso é de 120 (cento e vinte) horas, sendo 96 (noventa e seis) horas à distância, 24 (vinte e quatro) horas de momentos presenciais.
A duração estimada é de 06 (seis) meses e média de 05 (cinco) horas de estudos semanais;
As Inscrições se encerram no próximo dia 27/09.
Saúde inicia nova política voltada aos Cuidados Paliativos junto ao Proadi-SUS
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva da Atenção Especializada, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês, anunciou, nesta quarta-feira (2), a implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS) para o triênio 2024-2026. O anúncio aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em João Pessoa, e contou com a presença de gestores, técnicos e profissionais da área da saúde.
De acordo com a gerente executiva da Atenção Especializada, Dayana Sampaio, que representou a SES, o projeto tem como objetivo promover e incentivar melhores práticas de Cuidados Paliativos em todas as macrorregiões de saúde da Paraíba. “É um programa que vai trazer benefícios para vários serviços. Além do auxílio na atenção hospitalar, domiciliar e ambulatorial especializada, esse projeto vai auxiliar na qualificação dos profissionais e dos cuidados especializados para os pacientes que precisam de uma maior atenção durante o tratamento”, afirmou.
Inicialmente, o projeto será implantado nas unidades da rede estadual da 1ª Macrorregião de Saúde, contemplando o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e o Complexo Pediátrico Arlinda Marques. As unidades da rede municipal de João Pessoa também serão incluídas nesta primeira etapa, como o Hospital Prontovida, Serviços de Atenção Domiciliar (SAD), UPA Cruz das Armas, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os cuidados paliativos oferecem maior qualidade de vida aos pacientes (adultos e crianças) e famílias que enfrentam problemas associados às doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.
A médica paliativista da SES, Karina Amorim, destacou a importância dessa implementação junto ao Proadi-SUS para a humanização dos serviços em saúde. “Esse primeiro passo é muito importante já que os cuidados paliativos tratam de uma abordagem de cuidado que o paciente precisa de uma forma integral. Esse programa vai além do tratamento de uma doença, porque nos faz olhar e tratar o paciente com mais dignidade, compreendendo suas características, suas particularidades, e oferecendo um cuidado ainda maior para ele e os familiares”, avaliou.
Durante a agenda, representantes da SES, do Ministério da Saúde e do Hospital Sírio Libanês também realizarão visitas técnicas às unidades contempladas com a implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos. As visitas periódicas são uma das premissas do Proadi-SUS. Além disso, a execução do projeto se dará por meio do diagnóstico situacional e da realização de capacitações dos profissionais que atuam ou que tenham interesse na temática dos cuidados paliativos em toda a Paraíba.
ESP-PB ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
O EDITAL ESP-PB Nº 08/2024 da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, foi publicado no Diário Oficial em 26 de setembro de 2024, para anunciar a realização de um Processo Seletivo Simplificado para o curso "Saúde, Cuidado e Respeito às Diferenças".
Este curso visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na prevenção de IST/AIDS, Hepatites Virais e na redução de vulnerabilidades.
Para a Diretora Acadêmica da ESP, Raiana Mariz o objetivo do curso é formar estudantes de nível médio com uma visão ampliada da saúde, capazes de discutir e entender sobre o respeito às diversidades de gênero, sexo, raça e religião. “Sabemos que a construção de uma sociedade mais inclusiva começa na formação dos nossos estudantes, e é por meio desse curso que buscamos reforçar esse cuidado. Na Escola de Saúde Pública, acreditamos que investir em uma educação voltada para a equidade e o respeito é fundamental para garantir um SUS mais forte, eficiente e humanizado.” Afirmou
O processo oferece 250 vagas destinadas a estudantes do ensino médio da Paraíba. Os aprovados preencherão vagas e formarão um Cadastro de Reserva, que será usado em casos de vacância. Todo o gerenciamento do processo será conduzido pela Escola de Saúde Pública (ESP/PB).
De acordo com a Gerente operacional de Condições Crônicas e IST da SES, Ivoneide Lucena a Secretaria de Estado da Saúde tem a compreensão que a saúde deve caminhar diretamente com a educação. “É em sala de aula que se aprende, fazendo com que esses jovens tenham a oportunidade de receber conhecimentos de forma segura, de forma profissional e que esse conhecimento eles levem para a vida toda,a população jovem é uma população muito acometida das infecções sexualmente transmissíveis no Brasil e na Paraíba não é diferente. São muitos casos de jovens com sífilis, com HIV, com hepatites, focamos nesse público justamente porque o nosso banco de dados anualmente traz essa preocupação pelo número de jovens de 15 a 29 anos adquirindo HIV, que é o vírus que causa AIDS”,pontuou.
O curso será oferecido na modalidade EAD com uma carga horária total de 200 horas, incluindo 80 horas de atividades online e 120 horas de atividades práticas.
Haverá também dois encontros presenciais na ESP/PB para a aula inaugural e para a finalização do curso. O curso não reembolsará despesas relacionadas ao transporte, alimentação ou hospedagem.
Hospital Metropolitano é credenciado pela SBA como Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia
O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade pertencente ao Governo da Paraíba e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), foi credenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) como Centro de Ensino e Treinamento (CET) em Anestesiologia. Com essa habilitação, a unidade passa a ser o único hospital-escola da rede estadual de saúde na área de anestesiologia, contribuindo com a formação e qualificação de novos médicos residentes.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a iniciativa eleva ainda mais a qualidade da saúde pública na Paraíba. “O Governo do Estado, junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem investindo fortemente em ações de capacitação e qualificação profissional. Com a instalação do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, seguimos avançando com melhorias para médicos e pacientes do SUS”, enfatizou.
Para o coordenador do Programa de Residência Médica em Anestesiologia da SES, Gutenberg Borborema, ao ser reconhecido como CET, o Hospital Metropolitano demonstra capacidade técnica e compromisso para seguir as diretrizes estabelecidas pela SBA, assegurando um atendimento de alta qualidade à população. “Ao formar médicos anestesiologistas mais qualificados, esses profissionais poderão oferecer atendimento de alta qualidade, resultando em melhores desfechos clínicos e fortalecendo a confiança da população nos serviços de saúde estaduais. Além disso, essa parceria vai enriquecer o ambiente acadêmico e assistencial, e fortalecer o ensino e a pesquisa em anestesiologia”, ressaltou.
O treinamento para novos médicos residentes tem o início previsto para março de 2025, quando os profissionais poderão integrar-se à equipe do Hospital Metropolitano para aprimorar suas habilidades na especialidade médica. Anualmente, a SES e a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) oferecem vagas para médicos residentes em anestesiologia, que são preenchidas através do Exame Nacional de Residência (Enare).
Fonte:SES/PB
CURSO PROJETO SAÚDE, CUIDADO E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS
Clique para ver a imagem no tamanho completo… — Tamanho: 55KB
Vacina Mais Paraíba: Programa comemora dois anos e premiará trabalhos com ações exitosas nos municípios paraibanos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunizações, realizará no próximo dia 29 de novembro a I Mostra do Vacina Mais Paraíba, evento em comemoração pelos dois anos do Programa, que tem como objetivo ampliar e melhorar os índices de coberturas vacinais no estado. Durante a Mostra, serão premiados quatro dos 14 trabalhos aprovados, inscritos pelos municípios, sobre ações de imunização bem-sucedidas em seus territórios. O evento será no auditório do Littoral Hotel, em João Pessoa, das 8h às 17 h.
As inscrições dos trabalhos para a Mostra, que tem como tema central “Imunização: desafios atuais e perspectivas futuras”, aconteceram até o último dia 15 de novembro e, no total, foram inscritos 39 trabalhos, dos quais foram aprovados 14, dos municípios de Bernardino Batista (1); Campina Grande (2); Cajazeiras (2); Condado (1); Matinhas (1); Nova Olinda (1); Queimadas (1); Santa Cruz (1); São José de Piranhas (1); São José dos Ramos (1); São Sebastião de Lagoa (1) e Taperoá (1). Estes serão apresentados, de forma oral, e quatro serão reconhecidos com Diploma de Premiação.
De acordo com a programação, a banca avaliadora dos trabalhos inscritos será formada por representantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde; do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems) e da Escola de Saúde Pública (ESP). Ainda haverá o lançamento da Cartilha de Vacinação de Crianças e Adolescentes e da 2ª edição da Revista Vacina Mais Paraíba. Também será realizada uma retrospectiva de todas as ações desenvolvidas pelo Programa em 2024 e apresentadas as ações previstas para 2025.
Para o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, em dois anos, o Programa vem dando uma grande contribuição para a melhoria dos índices de cobertura vacinal no estado. “O Programa Vacina Mais Paraíba trabalha em diversas frentes, que vão desde o apoio aos municípios, passando pela capacitação de profissionais, programa de bolsas, até as mobilizações para adesão da população, com os ‘Dias D’. Sabemos que as vacinas são o principal meio de prevenção de agravos e são responsáveis pela erradicação de doenças do nosso País, e contribuir para o cenário nacional tem sido de suma importância para o nosso estado. Vamos continuar avançando com as ações, em parceria como os municípios, para manter as coberturas vacinais elevadas em toda a Paraíba”, ressaltou.
Segundo a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, durante o evento, serão compartilhadas experiências e os avanços alcançados nesses dois anos do programa, lançado em 2022. “Desde então, estivemos ao lado dos 223 municípios implementando diversas ações e estratégias para incentivar e promover as vacinas oferecidas em todo o estado. Para 2025, o principal destaque será o mini-curso de sala de vacina para os profissionais dos 223 municípios da Paraíba e a nova capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no que diz respeito ao calendário vacinal”, disse.
Participarão do evento representantes municipais e regionais; os apoiadores do Programa Vacina Mais Paraíba e os autores principais dos 14 trabalhos selecionados.
O Programa Vacina Mais Paraíba atua no desenvolvimento de ações de fortalecimento em três eixos: qualificações, para o fortalecimento da operacionabilidade dos imunobiológicos pela assistência; comunicação, fortalecendo a importância da vacinação, estabelecendo uma rede de colaboração interinstitucional para buscar a melhoria da cobertura vacinal; e, sistemas de informação, aprimorando o fluxo de registro, análise e monitoramento dos dados vacinais.
Os 14 trabalhos aprovados para apresentação durante a I Mostra do Programa Vacina Mais Paraíba são:
“A importância da qualificação de dados para o alcance das altas coberturas vacinais (São Sebastião de Lagoa)”;
“Microplanejamento: processo contínuo utilizado para resgate das coberturas vacinais no município de Bernardino Batista”;
“Educação permanente como ferramenta de incentivo ao aumento da cobertura vacinal em crianças de 0 a 5 anos no município de São José dos Ramos”; “Implementação das ações de vacinação para o melhoramento dos índices vacinais no município de Condado”;
“Curso hubcrie em Campina Grande: impacto na ampliação do acesso aos imunobiológicos especiais”;
“Casa da Vacina” - uma sala de vacina em ambiente hospitalar: propiciando a imunização em todos os ciclos de vida (Campina Grande)”;
“Importância de estratégias de vacinação nas coberturas vacinais em Nova Olinda”; “Ações nas escolas e o impacto na melhoria do acesso à vacinação (São José de Piranhas);
“Promoção da saúde: o papel estratégico do apoiador institucional no programa de imunizações da 9ª Região de Saúde (Cajazeiras)”;
“Programa vacina móvel: aumento das coberturas vacinais dos imunizantes de rotina em crianças de 0 a 1 ano no município de Taperoá”;
“Imunização x intersetorialidade: fortalecimento das ações de vacinação em Santa Cruz”;
“Sistema de informação como ferramenta de busca ativa de recém- nascidos não registrados com a vacinas BCG em um serviço de saúde da 9ª Região de Saúde (Cajazeiras);
“Descentralização da vacinação e ações educativas intersetoriais no município de Queimadas”
“O uso de estratégias e dados qualificados para uma imunização de sucesso: relato de um município piloto e uma experiência exitosa (Matinhas).
ACESSE O REGULAMENTO AQUI: REGULAMENTO INTERNO LINK1
Fonte: SES/COM
Governo da Paraíba abre edital de bolsas para ampliação e manutenção do Projeto Reap Quali-PB
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB) e o Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba - AMAR, por intermédio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), visando à necessidade de elevar o nível de profissionalismo e excelência dos programas e projetos vinculados ao apoio Institucional da (SES/PB) que atua na definição e implementação das Redes de Atenção à Saúde, com ênfase nas redes temáticas, TORNA PÚBLICA a realização da seleção para concessão de Bolsa referente a ampliação e manutenção do Projeto Rede de Apoio Institucional para Qualificação e Matriciamento Gerencial de Trabalhadores e Gestores do SUS com foco na Regionalização para Organização da Rede de Atenção à Saúde - REAP QUALI/PB.
As vagas remanescentes ofertadas serão para composição das equipes dos eixos temáticos III, V e VII que se integram fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde, cujo o principal produto é a qualificação dos trabalhadores do SUS e matriciamento gerencial, bem como para compor quadro de cadastro reserva dos demais eixos temáticos que compõem o projeto.
A seleção regida por este Edital será realizada e coordenada pela ESP-PB, sendo composta por uma Comissão, contendo servidores da Secretaria de Estado da Saúde, especialmente designados para este certame por meio de portaria publicada em Diário Oficial do Estado (DOE),no dia 15 de novembro de 2024.
As inscrições serão gratuitas e realizadas, exclusivamente, pela Internet, disponível no endereço eletrônico: www.esp.pb.gov.br/editais, de acordo com o cronograma estabelecido no edital.
Dúvidas e questionamentos sobre este Edital poderão ser dirimidos por meio do e-mail reapquali2025@gmail.com e do telefone (83) 3211-9840, das 9h às 12h e das 14h às 16h, em dias úteis, de segunda a sexta-feira.
ESP REALIZA EVENTO PARA DISCUTIR PROJETO EQUIDADE SUS
Foi realizado dias 28 e 29 de novembro, o Encontro de Aproximação Territorial do Comitê de Equidade no Âmbito do Trabalho e da Educação no SUS na Paraíba, realizado na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB). O evento foi presencial e reuniu várias pessoas comprometidas com a promoção da equidade no SUS.
O encontro contou com a presença da articuladora Ájó Nasidi de Almeida Marques, que integra o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS. Ela apresentou o Projeto Equidade SUS, que faz parte do PROADI-SUS em parceria com a SGTES do Ministério da Saúde. Esse projeto tem como objetivo impulsionar ações que garantam a equidade de gênero, raça e etnia na gestão do trabalho e na educação na saúde.
Estavam presentes representantes de diversas áreas importantes, como as gerências executivas da SES, incluindo Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Gestão do Trabalho e Educação, além de movimentos sociais, sindicatos, o COSEMS, a UFPB, a Secretaria de Estado da Administração e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde.
A programação foi muito bem estruturada e bastante participativa. No primeiro dia, houve acolhimento e a apresentação do Projeto Equidade SUS, seguido de uma discussão sobre gestão do trabalho e educação em saúde. À tarde, teve uma dinâmica que abordou problemas e soluções para serem enfrentados pelo comitê e, no final, fomos para uma viagem educacional que trouxe muitas reflexões.
No segundo dia, continuou pela manhã, as discussões do dia anterior, a tarde houve leitura do regimento interno do Comitê que desdobrou para uma reunião online para término dessa atividade em dezembro de 2024. Encerramos o dia com a pactuação dos próximos passos e uma avaliação do encontro.
Esse encontro foi mais do que um momento de aprendizado; foi uma oportunidade de construir coletivamente. A ideia foi para uma caminhada coletiva, de forma mais estruturada, para garantir uma gestão mais inclusiva e equitativa no SUS na Paraíba. As discussões foram potentes, as contribuições diversas e as pactuações concretas. Sem dúvida, foi um marco importante para o Comitê de Equidade Estadual.
- « Anterior
- 1
- ...
- 5
- 6
- 7
- 8