Notícias
ESP-PB lança edital para coordenadores e educadores do Curso de Educação em Saúde na Comunidade
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), lançou edital para realização de seleção para o preenchimento de vagas e a formação de Cadastro Reserva para a concessão de Bolsa de Formação - Aperfeiçoamento e qualificação para Coordenações e Educadores do Curso de Educação em Saúde na Comunidade. As inscrições, gratuitas, serão abertas nesta terça-feira (7) e seguem até o dia 19 de junho, exclusivamente online através do site: https://esp.pb.gov.br/editais
De acordo com o coordenador do Apoio Institucional da ESP-PB, Ernande Valentin, o objetivo é contribuir para a formação de Agentes de Saúde comprometidos com o saber popular e o SUS e a excelência dos programas e projetos vinculados à Escola, qualificando ainda mais a assistência à saúde e a necessidade de fortalecer a integração ensino.
"Esse curso é uma reivindicação antiga de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, identificados com o pensamento de Paulo Freire e um compromisso do Comitê Estadual de Educação Popular em Saúde da Paraíba. Estamos felizes por colocar em prática", afirmou.
Serão destinadas, ao todo, oito vagas, sendo uma para coordenação geral, uma para coordenação pedagógica, três para educador popular acadêmico (mais cadastro reserva) e três vagas para educador popular comunitário (mais cadastro reserva).
Mais – Dúvidas e questionamentos poderão ser dirimidos por meio do e-mail nees@esp.pb.gov.br e do telefone (83) 3211-9831, das 8h às 16h30, em dias úteis, de segunda a sexta-feira. Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSch1OK3DMFij8T21hC_yAGYeCoR1fZluudiTEuGiT4nJVnLjw/viewform?usp=sf_link
ESP lança edital para seleção de bolsistas pesquisadores em saúde
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), lançou edital para seleção de 10 bolsistas pesquisadores em saúde. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 5 de junho, exclusivamente online através do site: www.esp.pb.gov.br/editais
"Nós estamos repetindo uma parceria de muito sucesso com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), que só vem para fortalecer a atividade científica no nosso estado. Esperamos que quem tenha uma trajetória na pesquisa ou que esteja cursando mestrado em saúde pública possa se interessar e se inscreva para contribuir no fomento à pesquisa, que tem sido uma das marcas da ESP-PB, desde a sua fundação", relatou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
O objetivo do processo seletivo é selecionar pesquisadores de variados perfis, visando criar estratégias para apoiar, acompanhar e executar pesquisas científicas no Sistema Único de Saúde da Paraíba.
"Estão disponíveis vagas para perfis que vão desde estudantes de pós-graduação nas áreas de saúde pública e coletiva, pesquisador nível superior, a docentes doutores, que atuarão no apoio à investigação científica, com vistas à inovação e pesquisa na área da educação em saúde e linhas de cuidado do SUS, vinculados à Rede de Saúde da Paraíba, ao apoio da gestão, planejamento, vigilância e atenção à saúde", informou a coordenadora do Núcleo de Investigação Científica da ESP-PB, Thais Matos.
Escola de Saúde Pública segue com as atividades do Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do SUS
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Apoio Institucional, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, segue com as atividades do Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso começou na segunda quinzena de abril e tem previsão para terminar na primeira quinzena de junho. O objetivo do curso é qualificar o processo de trabalho dos trabalhadores de Saúde e fortalecer a Gestão do SUS no estado da Paraíba.
Ao todo, são 363 estudantes matriculados, todos trabalhadores do Sistema Único de Saúde na Paraíba. Ele acontece em todo o estado, com exceção de Mamanguape, nas cidades-sede das Gerências Regionais de Saúde do estado: João Pessoa, Itabaiana, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Piancó, Sousa e Cajazeiras.
“O feedback até o momento, em que chegamos à metade do curso, tem sido muito bom. Os estudantes estão, sobretudo, gratos pela oportunidade de estar se reunindo presencialmente depois de dois anos de pandemia. Isso é muito citado, mas falam, ainda, sobre a importância dos temas abordados, sobretudo para os novos gestores. Também citam a metodologia empregada, que privilegia assuntos e formas de abordagem práticas e não apenas teóricas”, relatou Ernande Valentin do Prado, coordenador do Apoio Institucional da ESP-PB.
Nas aulas, são apresentados temas como Planejamento e organização do SUS; Financiamento e recursos públicos da saúde; Educação Permanente e Educação Popular em Saúde.
“Além do ganho dos alunos, que aprendem diretamente com os facilitadores, ainda se beneficiam os trabalhadores das equipes destes estudantes. Num movimento pedagógico em forma de onda. Desta forma, espera-se que o aprendizado em sala de aula beneficie o cidadão usuário do SUS em toda a Paraíba”, pontuou Ernande, que completou dizendo que “também é favorecida, com esse curso, toda a equipe do Apoio Institucional da ESP-PB, “uma vez que para desenvolver as aulas precisava estudar sobre o curso e sobre como facilitar os encontros. Neste período estudamos todos os temas e as formas de contribuir com a aprendizagem dos trabalhadores, tendo como pressuposto os princípios de Paulo Freire, que diz que: ‘Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender’”, citou.
A facilitadora da 15ª Região de Saúde (Queimadas), Jaciline Aguiar, comentou que tem sido uma experiência rica e significativa de compartilhamento de saberes junto aos trabalhadores do SUS.
“Minha turma é composta por 25 alunos e o curso veio fortalecer a gestão no sentido de promover espaço de reconhecimento da realidade dos indivíduos e suas expectativas, identificar a realidade para aproximar pedagogicamente as ações no território e fomentar a formação dos gestores e trabalhadores municipais de saúde no que diz respeito a condução na gestão. Tem sido momentos de grande crescimento e de aprendizado para mim, como facilitadora, ao ponto que os alunos já estão pedindo outro curso, mesmo antes do termo deste”, declarou.
Já Anna Karla Claudino de Sousa, que é facilitadora da 14ª Região de Saúde (Vale do Mamanguape), reforçou que “o curso tem contribuído para o aprimoramento dos conhecimentos dos gestores e coordenadores e para o fortalecimento da Gestão do SUS na Região de Saúde. Além disso, tem potencializado o vínculo com esses trabalhadores. A cada encontro sempre cresço um pouco mais, como pessoa e como profissional”, afirmou.
Eugênia Bernardino, assessora técnica no município de Queimadas, é aluna do curso e comentou que tem sido "de fundamental importância para o processo de trabalho, não só para os gestores, mas também para os técnicos. A qualificação é dinâmica e nos dá subsídios para as necessidades e para o que precisa ser modificado. A modalidade presencial enriquece com as discussões, as experiências de outros municípios e tudo isso é muito importante no nosso dia a dia e no fortalecimento das regiões de saúde".
Mais – O público-alvo da qualificação é, prioritariamente, formado pelos Secretários Municipais de Saúde da Paraíba. Cada módulo do curso refere-se a uma oficina de oito horas de aula (presencial ou remota), quatro horas de dispersão (prática no território) e quatro horas de atividade teórica. Será disponibilizado o certificado de aperfeiçoamento de 48 horas/aula em três encontros presenciais mais as ações de intervenção.
“O SUS está em permanente transformação, complexificando sua gestão e exigindo cada vez mais de seus trabalhadores. Essas transformações demandam das instâncias de Educação na Saúde constante oferta de capacitações, qualificações e aperfeiçoamentos. Em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a Coordenação do Apoio Institucional da ESP-PB, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, está ofertando um curso para qualificação dos trabalhadores do SUS, de modo a contribuir para a qualidade das ações de forma resolutiva, engajada e ética, respeitando os princípios do SUS”, informou Islany Alencar, coordenadora do Apoio Institucional da ESP-PB.
ESP-PB promove Oficina sobre Processos Avaliativos para a Comissão de Residência Multiprofissional
Nesta sexta-feira (20), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) promoveu a Oficina sobre Processos Avaliativos para a Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU). O evento aconteceu na sede da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) nos períodos manhã e tarde com a participação de representantes dos residentes, preceptores, tutores e coordenadores dos programas de residência Uni e Multiprofissional.
“Esta oficina faz parte das ações do Núcleo de Residências em Saúde da ESP-PB, visando apoiar os programas de residência multiprofissional com o objetivo de aprofundamento teórico na perspectiva da melhoria dos processos formativos e, consequentemente, da oferta assistencial na rede estadual de saúde”, declarou o coordenador do Núcleo de Residências em Saúde, Pedro Rodrigues.
O coordenador do Programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia, Edson Lucena, participou da atividade e comentou que “a qualificação foi extremamente importante porque os Programas vêm formando diversos profissionais para o SUS, em especial da Paraíba, e eles realmente precisam estar sempre evoluindo e se atualizando e esses processos avaliativos vão nos dar um norte para onde devemos caminhar, avançando sempre”.
Naedja Pereira, tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, também falou sobre a experiência: "Foi um momento muito significativo, de troca, de aprendizagem, de leitura dos instrumentos, considerando que o tema avaliação é fundamental para que aconteça o desenvolvimento, criação de estratégias para proporcionar a melhor operacionalidade das residências", disse.
O preceptor e tutor do Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Alfredo Lucas, pontuou que esses "encontros são muito relevantes para que nós consigamos, de forma efetiva, melhorar as avaliações dos serviços para que possamos identificar nossas fragilidades, melhorar os pontos necessários e ter como mensurar as demandas objetivamente".
Amabelle Albuquerque, que é residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança relatou que achou "muito enriquecedora a participação dos residentes na oficina, porque o residente é o ator na residência, então, dar voz aos residentes nesse processo de formação traz a visão das vivências e necessidades de cada um deles".
Já Rafaela Medeiros, residente do Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, declarou que "foi um prazer enorme estar compartilhando saberes com todos os participantes, sendo de muita importância para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem dos residentes, podendo apresentar as potencialidades e dificuldades de cada programa, fortalecendo a formação desse profissional residente para o mercado de trabalho".
Mais – Esta iniciativa foi fomentada a partir do Curso de Capacitação em Gestão de Programas de Residências em Saúde, fruto da parceria entre o Hospital do Coração (HCor) e Ministério da Saúde, viabilizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS/2021-2023), no qual a vice coordenadora da COREMU, Adriana Tófoli, é estudante.
“O curso foi direcionado aos preceptores no exercício da coordenação das COREMUs e é uma das ações do Eixo de Valorização Ensino-Assistencial do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, cujo objetivo é valorizar e qualificar os profissionais de saúde, residentes e corpo docente-assistencial, além de apoiar instituições na criação e reestruturação de programas de residência, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Adriana.
ESP participa da Semana Estadual de Luta Antimanicomial
A Escola de Saúde Pública (ESP-PB) participa da 12ª Semana Estadual de Luta Antimanicomial, prestando apoio à assembleia de usuários. O evento foi organizado pelo coletivo de residentes em saúde mental e conta com a parceria de Caps de João Pessoa, Bayeux, Itabaiana e outros, bem como o Conselho Regional de Farmácia e Psicologia, com suporte da Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).
Com o tema ‘É preciso estar atento e forte’, a Semana Estadual de Luta Antimanicomial é um evento anual assegurado por lei estadual, que tem o objetivo de defender os direitos das pessoas que apresentem transtornos ou sofrimento mental e o combate à lógica da internação psiquiátrica, a retirada das pessoas do convívio familiar e social e o isolamento.
18 de maio - O Dia Nacional da Luta Antimanicomial marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formação de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.
ESP-PB recebe exposição com obras de artistas do Juliano Moreira
"Um toque... de arte". Este foi o nome dado à exposição que vai ficar no hall de entrada da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) entre os dias 17 e 31 de de maio. As peças expostas nas paredes são resultado dos momentos de acolhimento e oficinas de arte do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, desde 2015, envolvendo internos e funcionários. A inauguração da exposição será na terça-feira (17), às 14h, num evento aberto ao público que contará com intervenções artísticas e musicais.
O movimento e instalação das obras é fruto da parceria do Núcleo de Ações Especiais e Estratégicas do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira e o Núcleo Estratégico de Educação na Saúde da ESP-PB.
"A exposição marca o maio da luta antimanicomial, que debate o desafio de garantir cuidado em saúde mental em liberdade, promovendo autonomia às pessoas. Marca também uma reflexão, vivência e debate interno sobre o destino dado aos prédios e edificações que já foram hospitais psiquiátricos", Israel Dias, integrante do Núcleo Estratégico de Educação na Saúde da ESP-PB.
De acordo com o curador da exposição, Neuri Mossmann, apresentar este material, parte do acervo artístico, também significa ocupar e transformar as salas, corredores, enfermarias, recepções em galerias de arte.
"Dar um toque de arte é transformar nossos espaços mais coloridos, tranquilos e confortáveis. Também pode ser provocativo e inspirador, mas, nesse processo, faz-se necessária a valorização e o reconhecimento. É possível, sim, ajudar alguém utilizando-se da arte (pintura, teatro, música, cinema). Os caminhos ou meios que utilizamos são diversos. Às vezes, parecem difíceis, mas, o mínimo que alcançamos é significante. Exige respeito, cuidado e muito carinho", declarou Neuri.
ESP conclui Semana Pedagógica dos Programas de Residência
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) concluiu nesta quarta-feira (10) a primeira edição da Semana Pedagógica dos Programas de Residência. As atividades começaram no dia 2 de maio e devem se repetir com uma frequência de dois em dois meses. A segunda rodada está, portanto, sendo planejada para julho deste ano.
"Este é um movimento pensado para facilitar o diálogo entre a Escola de Saúde Pública da Paraíba e os atores que desenvolvem os Programas de Residência em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB). O objetivo é a qualificação dos processos administrativos e pedagógicos dos programas, para uma melhor experiência e formação dos residentes ingressantes. Nos encontros, debatemos fluxos, orientamos condutas no lidar com o residente e conversamos sobre o próprio processo de trabalho junto aos programas de residência. Foi uma troca muito positiva e já ansiamos a próxima, em julho", pontuou Poliana Simões, apoio técnico e pedagógico do Núcleo de Residências em Saúde da ESP-PB.
O encontro contou com a participação de preceptores e coordenadores dos Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional da SES-PB. A preceptora da Residência de Clínica Odontológica - pioneira no Estado - Joyce Leitão falou sobre a experiência.
" Foi ótimo porque tem muitos fatores que, no dia a dia, nós não conseguimos esclarecer. Então, essa possibilidade foi realmente engrandecedora para dirimir dúvidas que surgem ao longo do processo, como também a troca de informações, de conhecimento e práticas da gestão. Ficamos na expectativa de novos assuntos e novas abordagens", declarou.
ESP-PB lança edital para facilitadores de aprendizagem em cursos de saúde da família
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), lançou o edital para o processo seletivo simplificado visando a seleção de bolsistas e de cadastro reserva para facilitadores de aprendizagem do Curso de Especialização em Saúde da família e do Curso de Qualificação em Saúde da Família. As inscrições acontecem do dia 11 até 23 de maio e serão realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico do Portal da Cidadania do Governo do Estado: https://portaldacidadania.pb.gov.br/ na aba “Concursos e Seleções”.
Serão destinadas 159 vagas + cadastro reserva e 8 vagas para pessoas com deficiência, ou seja, um total de 167 vagas. De acordo com a assessora técnica de Educação na Saúde da ESP-PB, Shenia Maria, a ideia é ter facilitadores em todas as Regiões de Saúde, buscando contemplar as especificidades dos territórios.
“A Paraíba é um dos estados pioneiros no desenvolvimento da Atenção Primária através do antigo programa de Saúde da Família e um curso de especialização voltado para essa estratégia é valorizar o papel que a Atenção Primária tem na saúde pública do nosso estado”, pontuou Shenia Maria.
O processo será realizado em três etapas e o resultado será divulgado no endereço eletrônico da ESP-PB (https://esp.pb.gov.br) e no Portal da Cidadania (https://portaldacidadania.pb.gov.br).
“Com este edital, vamos ampliar a equipe da ESP-PB agregando mais profissionais que já tenham experiência no campo da saúde coletiva, na atenção primária à saúde, para participarem diretamente dos encontros de aprendizagem junto aos trabalhadores das equipes de Saúde da Família em toda a Paraíba”, declarou Shenia.
Requisitos – Para concorrer ao perfil de Facilitador de Aprendizagem, os candidatos devem possuir graduação na área da Saúde ou áreas afins e experiência profissional comprovada de no mínimo um ano no Sistema Único de Saúde (SUS), nas áreas de Atenção Básica ou Estratégia Saúde da Família ou Gestão em Saúde Coletiva, além de ter como requisito desejável especialização em Saúde da Família ou Saúde Coletiva ou áreas afins e experiência em metodologias ativas de aprendizagem.
Sobre o curso – O curso tem como objetivo formar, em nível de especialização, trabalhadores e gestores de nível superior e, em nível de qualificação, Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para a qualificação da Atenção Primária à Saúde e para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, com foco na Rede Materno-Infantil.
PB aumenta em 140% oferta de vagas para Programas de Residências Médicas
Nos últimos quatro anos, a Paraíba aumentou em 140% o número de vagas para os Programas de Residências Médicas. Enquanto em 2018, foram ofertadas para ingresso 25 vagas, em 2022 já são 66 vagas ofertadas por ano, distribuídas em todo o estado.
Ao todo, são 19 municípios paraibanos com vagas: João Pessoa, Curral de Cima, Ingá, Remígio, Esperança, Cuité, Picuí, Sumé, Monteiro, Patos, Piancó, Sousa, Uiraúna, Cajazeiras, Bonito de Santa Fé, São José de Piranhas, Cachoeira dos Índios, São João do Rio do Peixe e Triunfo.
“Esses resultados só são possíveis com toda a competência, esforço coletivo e apoio da gestão para a formação e a pesquisa. Estamos sistematizando mais dados para planejar a próxima expansão dos Programas de Residência. São 66 vagas para ingresso e temos, atualmente, 104 médicos-residentes no total (R1 a R5), uma taxa de ocupação de 88%, que serão novos especialistas no SUS da Paraíba”, declarou a secretária estadual da Saúde, Renata Nóbrega.
Foram investidos R$ 2.371.800,00 em preceptoria e R$ 1.145.599,11 em bolsas de Residência.
“Antes, era muito comum o médico que concluía a graduação na Paraíba ir buscar Programas de Residências em outros estados e, consequentemente, acabavam se fixando nessas outras localidades. Agora, com o crescimento da oferta de vagas, é possível qualificar mais ainda o atendimento nos serviços do estado, nos municípios e formar especialistas que sigam no nosso sistema público de saúde”, pontuou o diretor geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), Felipe Proenço.
O coordenador do Núcleo de Residências da ESP-PB, Pedro Rodrigues, declarou, também, que “o estado vem buscando aperfeiçoar o acompanhamento administrativo e pedagógico, junto à gestão dos programas, de forma que a qualidade da formação dos nossos residentes possa ser referência para outros processos formativos similares”.
Paraíba continua pesquisa e testagem para avaliar cenário da Covid nas escolas
A Paraíba começa, na próxima segunda-feira (25), mais uma etapa do Programa Continuar Cuidando Educação, que busca oferecer um maior nível de confiabilidade na retomada das atividades escolares presenciais, por meio do mapeamento da incidência do coronavírus no ambiente educacional. Ao todo, serão avaliadas 191 escolas de todas as Regiões de Saúde.
“Neste momento, será feita uma segunda rodada com estudantes nos períodos que tiveram maior prevalência ou que ainda não haviam sido vacinados (Ensino Médio e anos finais do Fundamental) e no final de maio chegaremos no Ensino Superior, que não foi possível no ano passado porque ainda tinha pouco quórum presencial”, informou o diretor geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), Felipe Proenço.
A avaliação será realizada em 59 municípios para os anos finais do Ensino Fundamental) e 67 municípios para o Ensino Médio.
Nas etapas anteriores – A primeira etapa testou um total de 1.998 estudantes e 722 professores. O nível de prevalência do vírus foi de 0,6% nos alunos e 0,3% nos docentes. No final do ano de 2020, a pesquisa Continuar Cuidando identificou que 2,2% das crianças de 0 a 9 anos de idade apresentaram infecção ativa por covid-19, num período em que não havia nenhuma atividade presencial nas escolas. A primeira etapa do Continuar Cuidando Educação abrangeu 231 escolas de Educação Infantil, distribuídas em 91 municípios das 14 gerências regionais de educação.
Na segunda etapa participaram da pesquisa 3.187 crianças e 943 professores e o nível de prevalência do vírus foi de 0,7% nos alunos e 1,4% nos docentes. A testagem aconteceu em 233 escolas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, distribuídas em 87 municípios das 14 gerências regionais de educação. Foram 134 escolas municipais, correspondendo a 57% das instituições participantes, 59 privadas (25%) e 40 estaduais (17%).
Biblioteca da ESP-PB adota programa Biblivre
A Biblioteca da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) adotou, recentemente, o programa Biblivre. O objetivo da ação é modernizar e otimizar a gestão do acervo e a oferta de produtos e serviços de informação à comunidade acadêmica. Cerca de 3000 títulos – entre livros, periódicos e multimídias – serão inseridos na base, favorecendo a ampliação ao acesso e uso.
A capacitação da equipe da Biblioteca para uso do programa aconteceu nos dias 30 e 31 de março e foi facilitada pelo membro da equipe Biblivre, o bibliotecário Marcos Paulo Farias Rodrigues
“Os acervos em bibliotecas são fundamentais e contribuem efetivamente no processo educacional, de aprendizagem e de formação acadêmica dos seus alunos/usuários”, pontuou a bibliotecária da ESP-PB, Ana Henriques.
ESP-PB divulga lista de aprovados no Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do SUS
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), divulgou a lista de aprovados para o Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do curso, em nível de aperfeiçoamento, é qualificar o processo de trabalho dos trabalhadores de Saúde e fortalecer a Gestão do SUS no estado da Paraíba.
Clique aqui para acessar a lista na íntegra.
Saiba mais: Cada módulo do curso refere-se a uma oficina com oito horas de aula (presencial ou remota), quatro horas de dispersão (prática no território) e quatro horas de atividade teórica. Será disponibilizado o certificado de aperfeiçoamento de 48 horas/aula em três encontros presenciais mais as ações de intervenção.
"Queremos contribuir com a formação dos gestores municipais de saúde de forma que eles sejam capazes de disparar e monitorar processos de trabalho em saúde. Vamos promover atividades e discussões para que esses trabalhadores possam compreender e operacionalizar os processos de regionalização da Saúde", relatou Ernande Valentin do Prado, coordenador do Apoio Institucional da ESP-PB.
ESP promove encontros para integração de instituições de ensino e serviços de saúde no mês de abril
Durante o mês de abril, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) vai promover encontros de integração entre serviços de saúde, gestões municipais, instituições de ensino e setores organizados da população em torno do controle social do Sistema Único de Saúde. As atividades, por enquanto, permanecem de forma remota e acontecem de acordo com as três macrorregiões de saúde (João Pessoa, Campina Grande e Sertão e Alto Sertão).
De acordo com o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Israel Dias, uma das estratégias dessa integração é a coordenação das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES).
“Nessa continuidade do semestre, o desafio dos três grupos é articular os planejamentos das ações para o ano de 2022 com a construção de uma Rede de Educação na Saúde. O objetivo dos encontros também é uma contínua mobilização pela melhoria do SUS por meio da Educação.", pontuou Israel.
As representações envolvidas nessas comissões se encontram por reunião virtual pelas plataformas de teleconferência. As reuniões são abertas e, caso queira participar, basta acionar a equipe através das redes sociais da ESP-PB.
Programação:
Segunda-feira (04/04), das 15h às 16h:
Reunião Ordinária CIES I João Pessoa.
Terça-feira (05/04), das 15h às 16h30:
Reunião Ordinária CIES II Campina Grande.
Terça-feira (19/04), das 14h às 15h30:
Reunião Ordinária CIES III Sertão e Alto Sertão.
ESP-PB lança edital para enfermeiros com foco na imunização
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP/PB), em conjunto com a Gerência Executiva de Vigilância Estadual, lança edital para enfermeiros que tenham experiência em saúde pública e imunização. O objetivo é elevar o nível de profissionalismo e excelência destes profissionais, qualificando ainda mais a gestão dos insumos e imunizantes, fortalecendo a política estadual de imunização. A inscrição é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, online, através do endereço eletrônico: www.espp.pb.gov.br/editais, do dia 1º de abril até às 23h e 59min do dia 8 de abril de 2022.
"Estamos acompanhando a diminuição da cobertura vacinal e sentimos a necessidade de uma maior adesão às campanhas de vacinação e cumprimento de metas. A partir dessa iniciativa, queremos incentivar profissionais de enfermagem, a categoria profissional mais diretamente envolvidas no processo de imunização, a compartilhar experiências e otimizar a imunização nas regiões e municípios da Paraíba. Trata-se de uma ação nova que tem tudo para apoiar e melhorar a cobertura vacinal na Paraíba", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
As 32 vagas disponíveis serão distribuídas entre Coordenação Macrorregional (3) e Ponto Focal de Apoio às Ações de Imunização (23). As bolsas variam de R$ 2.500,00 até R$ 2.900,00. De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, esse processo seletivo tem a missão, ainda, de fortalecer as boas práticas nas salas de vacina, capacitar os profissionais para analisar dados vacinais e orientar as intervenções necessárias para melhora das coberturas vacinais.
"A implementação da Campanha e vacinação contra a Covid foi e continua sendo um grande desafio. No Estado da Paraíba, todo esse processo é conduzido através da Coordenação Estadual de Imunizações ligada à Gerência Executiva de Vigilância Estadual, de forma a contemplar os 223 municípios. Por isso, é sempre necessária a composição de equipe formada por profissionais para atuarem no fortalecimento da imunização, promovendo a oferta segura e a ampliação da vacinação", disse a gerente executiva.
ESP-PB promove Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do SUS
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Apoio Institucional, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, promove o Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do curso, em nível de aperfeiçoamento, na modalidade presencial, é qualificar o processo de trabalho dos trabalhadores de Saúde e fortalecer a Gestão do SUS no estado da Paraíba. As inscrições começaram no dia 23 de março e seguem até 5 de abril através do link: https://forms.gle/JKJfTUfDjrN13qmZA .
O público-alvo é, prioritariamente, formado pelos Secretários Municipais de Saúde da Paraíba. Havendo vagas, abre-se inscrição para Coordenadores de Atenção Básica e Vigilância em Saúde e, posteriormente, membros da CIR e CIES. Serão destinadas de 20 a 25 vagas de estudantes por Região de Saúde.
"O SUS está em permanente transformação, complexificando sua gestão e exigindo cada vez mais de seus trabalhadores. Essas transformações demandam das instâncias de Educação na Saúde constante oferta de capacitações, qualificações e aperfeiçoamentos. Em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a Coordenação do Apoio Institucional da ESP-PB, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, está ofertando um curso para qualificação dos trabalhadores do SUS, de modo a contribuir para a qualidade das ações de forma resolutiva, engajada e ética, respeitando os princípios do SUS", informou Islany Alencar, coordenadora do Apoio Institucional da ESP-PB.
Cada módulo do curso refere-se a uma oficina com oito horas de aula (presencial ou remota), quatro horas de dispersão (prática no território) e quatro horas de atividade teórica. Será disponibilizado o certificado de aperfeiçoamento de 48 horas/aula em três encontros presenciais mais as ações de intervenção.
"Queremos contribuir com a formação dos gestores municipais de saúde de forma que eles sejam capazes de disparar e monitorar processos de trabalho em saúde. Vamos promover atividades e discussões para que esses trabalhadores possam compreender e operacionalizar os processos de regionalização da Saúde", relatou Ernande Valentin do Prado, coordenador do Apoio Institucional da ESP-PB.
Mais - Informações adicionais poderão ser obtidas junto aos apoiadores institucionais de sua região ou pelo e-mail:qualigestorespb@gmail.com ou, ainda, através da ESP-PB, através do telefone: 3211-9831.
ESP-PB lança edital para equipe de execução em cursos de Saúde da Família
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), realiza o Processo Seletivo Simplificado visando a seleção de bolsistas e de cadastro reserva para a equipe de execução do Curso de Especialização em Saúde da Família e do Curso de Qualificação em Saúde da Família.
"É o primeiro passo do processo de formação que vai ser muito importante para a Escola neste ano de 2022. É uma iniciativa viabilizada pelo Projeto Amar e, através dessas especializações, nós vamos estar ainda mais perto das equipes de Saúde da Família de todos os municípios da Paraíba, além de possibilitar a ampliação da discussão e da qualificação do atendimento na área materno-infantil. É o primeiro processo desse tipo certificado pela Escola de Saúde Pública, o que vai repercutir no SUS como um todo. Estamos com o edital aberto para a equipe de execução e, sem seguida, trabalharemos o edital para facilitadores do curso", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
O curso tem como objetivo formar, em nível de especialização, trabalhadores e gestores de nível superior e, em nível de qualificação, Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para a qualificação da Atenção Primária à Saúde e para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, com foco na Rede Materno-Infantil.
"A proposta pedagógica dos cursos sustenta-se em uma base metodológica problematizadora, na utilização de metodologias ativas e na articulação entre teoria e prática no processo educativo, contribuindo na formação de sujeitos críticos e reflexivos frente aos desafios do seu cotidiano junto às equipes da Estratégia Saúde da Família da Paraíba", informou Amanda Amaiy, do Apoio Técnico do Núcleo de Pós-Graduação da ESP-PB.
As inscrições devem ser feitas através do site da ESP-PB, via formulário eletrônico, disponível no link: https://www.esp.pb.gov.br/editais até o dia 21 de março de 2022.
ESP-PB participa do Seminário Nacional Institucional de Articulação das Práticas Integrativas Complementares de Saúde
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) participou do I Seminário Nacional Institucional de Articulação das Práticas Integrativas Complementares de Saúde (PICS), que aconteceu entre os dias 10 e 12 de março, na Universidade Federal da Paraíba. O encontro – fruto da parceria do Curso de Aperfeiçoamento de Terapeutas Holísticos (COEP), da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS) e da Coordenação Nacional das PICS e outras lideranças – teve como objetivo dialogar e encaminhar ações que fomentem a expansão e uma política de educação permanente em PICS, como a criação de cursos de especialização e pós-graduações.
Participaram do evento representantes de diversas frentes em PICS no estado da Paraíba e no cenário nacional. As mesas de debates aconteceram de forma presencial e virtual. Na ocasião, a ESP-PB foi representada pelo servidor especialista em PICS Paulo Ricardo.
“Precisamos divulgar e, principalmente, mais do que nunca, fazer valer a pena a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde que já tem mais de 15 anos. Essa é uma garantia de que a saúde integral – física, emocional, mental, social e espiritual incentivada pela própria OMS (Organização Mundial da Saúde) – possa ser expandida para todas as cidades. As Escolas de Saúde Públicas são elementos fundamentais estratégicos para essa expansão”, disse Paulo Ricardo.
Mais – O evento teve como anfitrião o professor Emmanuel Fernandes Falcão da Coordenação de Educação Popular (COEP/PROEX/UFPB). Destaque, ainda, para a presença da Coordenadora Nacional CNPICS/DESF/SAPS/MS, Christiane Santos Matos, e da assessora técnica Marcela Escudeiro.
O conteúdo do Seminário de Nacional Institucional de Articulação das Práticas Integrativas Complementares de Saúde pode ser acessado através do canal da Coordenação de Educação Popular da UFPB no link: https://www.youtube.com/channel/UCp9OXH7njZmZq6kLtLl-X-g
ESP-PB realiza formatura dos residentes dos Programas de Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva
Na noite desta quinta-feira (3), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) realizou a cerimônia de formatura dos residentes dos Programas de Residências de Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva. A solenidade aconteceu de forma remota e contou com a participação de autoridades, servidores da ESP-PB, além dos profissionais residentes formados.
Ao todo, foram quatro residentes formados no Programa de Medicina de Família e Comunidade e doze no Programa de Saúde Coletiva, fortalecendo o serviço de saúde e formação em todo o estado com profissionais ainda mais capacitados.
“Os Programas de Residências conferem a melhor formação em serviço para aqueles profissionais que já concluíram a graduação, vivenciando a realidade do serviço de saúde e contribuindo para o desenvolvimento e a qualificação desses serviços. Juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), nós estimulamos os profissionais e especialistas a seguirem a prática profissional no Sistema Único de Saúde da Paraíba”, declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
O coordenador do Núcleo de Residências da ESP-PB, Pedro Rodrigues, relata que, “com esta formatura, a Escola encerra mais um ciclo de solenidades de conclusão de residência. Foram mais de 50 profissionais qualificados no SUS e pelo SUS que agora estarão exercendo suas atividades nas mais diversas áreas de seus programas”.
Michaella Melo é psicóloga e uma das residentes formadas pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. Ela comentou que passou por vários momentos desafiadores ao longo da especialização e garante que se tornou uma profissional melhor.
“Nesses dois anos de residência e também dois anos de pandemia, foram muitos desafios para quem trabalha em saúde e para nós residentes também. Tivemos que nos reinventar e aprender novas formas de atuar nos serviços. Foi um período de muitas experiências que nos conduziu a sermos profissionais e pessoas melhores. De todo esse processo, fica a minha gratidão e certeza de que é importante a saúde ter, cada vez mais, sanitaristas formados para trabalhar com a população, com o usuário do SUS”, pontuou.
ESP lança processo seletivo para o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Cirurgia Pediátrica
A Escola de Saúde Pública (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, lançou, nesta quarta-feira (2), o edital para selecionar novos residentes para o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Cirurgia Pediátrica. As inscrições devem ser efetuadas online até o dia 6 de março. O candidato deverá acessar o link https://forms.gle/QjAcd3EN2sjLoFPB9, de acordo com os dias e horários previstos no cronograma do edital, além de preencher o formulário disponibilizado.
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, que trata este edital, será desenvolvido nas cidades de Cuité, Curral de Cima, Esperança, Ingá, Monteiro, Piancó, Picuí, Remígio, Sousa, Sumé e Uiraúna, sendo duas vagas para cada localidade. Já para a Residência Médica em Cirurgia Pediátrica – em que é exigido pré-requisito de Residência Médica em Cirurgia Geral, devidamente credenciado pela Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNMR) – está sendo ofertada uma vaga na cidade de João Pessoa.
“Trata-se de uma iniciativa inovadora e uma expansão importante dos Programas de Residências na Paraíba. Uma particularidade importante deste edital é que os residentes aprovados receberão uma bolsa pelo estado e mais uma bolsa complementar do município. Incentivamos que os profissionais se inscrevam e aproveitem a oportunidade de qualificação”, declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Cronograma – A prova objetiva será aplicada no dia 12 de março de 2022 (sábado), com início às 8h30 (horário oficial do estado da Paraíba) e duração de três horas. O local de realização da prova objetiva será divulgado no site da ESP-PB (https://esp.pb.gov.br/editais), conforme cronograma. Os candidatos podem optar em realizar a prova no município de João Pessoa, Campina Grande ou Patos. Para isso, devem marcar a opção do local de prova no ato de inscrição.
O resultado aos recursos, divulgação do gabarito oficial final e do resultado final será no dia 16 de março de 2022, a partir das 16h. Por sua vez, as atividades dos Programas de Residência terão início no dia 21 de março de março de 2022.
Saiba mais – A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos neste Edital e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.
ESP-PB realiza cerimônia de conclusão e descerramento das placas dos Programas de Residências em Saúde
Na noite desta quinta-feira (24), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) realizou a cerimônia de conclusão e descerramento das placas dos Programas de Residências em Saúde. A solenidade aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e contou com a participação de autoridades, gestores de saúde, servidores da ESP-PB, além dos profissionais residentes formados.
O final do mês de fevereiro e início do mês de março de 2022 marcam a formatura de mais de 50 residentes dos Programas de Residências. De acordo com o secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, trata-se de um momento importante, não somente de celebração, mas, de compreensão de que o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado da Paraíba estará cada vez mais forte recebendo pessoas preparadas para cuidar cada vez melhor das paraibanas e paraibanos.
“O SUS tem uma tarefa muito importante, pois, é o maior aparelho formador de capacidades humanas em saúde do Sul global. A Paraíba organiza um programa de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais, com vagas em todo o Estado, fortalecendo o serviço e formação não somente na capital, mas, especialmente, no interior e com especialidades de alto interesse de apoio e garantias ao bem estar e saúde da população, como Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria”, pontuou Beltrammi.
O diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, destacou que foram formados profissionais em diversas especialidades e categorias profissionais e que receberam uma formação qualificada e voltada para a atuação no SUS.
“Essa é uma característica dos Programas de Residências, conferir a melhor formação em serviço para aqueles profissionais que já concluíram a graduação, vivenciando a realidade do serviço de saúde e contribuindo para o desenvolvimento e a qualificação desses serviços. E, com a expansão dos Programas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e a ESP-PB estimulam os profissionais e especialista a seguirem a prática profissional no SUS da Paraíba”, declarou Felipe Proenço.
Igor Vasconcelos, natural de Recife, é um dos médicos concluintes da Residência de Anestesiologia. Ele relatou que foram três anos intensos e celebra o desfecho da especialização.
“No começo foi mais difícil porque precisei me adaptar à rotina em uma nova cidade. Mas, graças ao acolhimento dos staffs e preceptores, seja com a passagem de conteúdo, conhecimentos práticos, a experiência na Residência foi enriquecedora. Aos poucos, a cada mês, fui vendo a minha evolução dentro da especialização e ficando com uma visão mais detalhista de todo o processo. Hoje consigo enxergar a importância de toda essa trajetória e me considero um médico mais experiente, capaz e seguro das minhas condutas. Devo tudo aos médicos que estavam ali do lado me apoiando”, comemorou.
Intensidade, também, na vivência da nutricionista Maria Paula. Ela é uma das formadas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança.
“Foram dois anos muito intensos, de muito aprendizado. Eu, com certeza, sou uma nova profissional e só tenho a agradecer a todos os meus colegas, preceptores, minha tutora, à coordenação. Nesse encerramento, a palavra é gratidão”, afirmou ela.