Notícias
Complexo Juliano Moreira promove I Simpósio de Prevenção ao Suicídio com apoio da ESP-PB
Na próxima quarta (14) e quinta-feira (15), o Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira promove o I Simpósio de Prevenção ao Suicídio, em alusão à Campanha Setembro Amarelo. O evento acontecerá nos turnos tarde e noite no auditório da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB). A ação é do Núcleo de Ações Estratégicas Especiais do Juliano Moreira.
Na oportunidade, serão expostas peças decorativas em papelão e tecido, além de chaveiros, porta-chaveiros e bolsas em tecido e madeira produzidas por profissionais e pacientes internos do hospital. Os modelos estarão à venda e a arrecadação será destinada à aquisição de materiais para as oficinas de arte do Complexo Juliano Moreira.
"A arte é uma ferramenta poderosa, especialmente no acolhimento e escuta a esses pacientes. As peças produzidas são uma consequência da relação que estabelecemos com eles - muitos nunca haviam pego em um pincel. Com a renda arrecadada durante o Simpósio, vamos comprar materiais como papelão, tinta, pinceis, tecidos e madeira, para continuarmos as oficinas", relatou o arteterapeuta do Juliano Moreira, Neuri Mossman.
Confira a programação completa:
ESP-PB abre edital para seleção da equipe técnico pedagógica dos Programas de Residência em Saúde e Rede Escola
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), torna público o edital de seleção para preceptoria, tutoria e coordenação dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Saúde Coletiva; Programas de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Clínica Integrada em Odontologia e Enfermagem Obstétrica; Coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU); Programas de Residência Médica em Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Ginecologia e Obstetrícia (Sertão), Medicina de Família e Comunidade, bem como seleciona bolsistas para Apoio Técnico Pedagógico do Núcleo de Residências em Saúde e do Núcleo da Rede Escola SUS-PB.
Ao todo, serão 66 vagas distribuídas nas funções, considerando a necessidade de elevar o nível de profissionalismo e excelência dos Programas de Residência em Saúde, qualificando ainda mais a assistência à saúde prestada nas unidades e a importância de fortalecer a integração ensino-serviço. As bolsas variam de R$ 1.000,00 a R$ 6.000,00.
"Esse edital reconhece, sobretudo, o programa de bolsas para preceptoria da Residência Multiprofissional. Nós já tínhamos um programa de destaque entre os estados para a Residência Médica e agora passamos a ter mais essa ferramenta. Reforçamos aos candidatos a importância de analisar os pré-requisitos de cada uma das funções", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Para acessar o edital na íntegra, clique aqui.
ESP-PB continua com encontros presenciais de Integração entre Saúde e Educação em setembro
Em setembro, Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) continua a promover encontros de integração entre serviços de saúde, gestões municipais, instituições de ensino e setores organizados da população em torno do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
As atividades serão realizadas de maneira presencial e acontecem de acordo com as três macrorregiões de saúde do Estado (João Pessoa, Campina Grande e Sertão e Alto Sertão), nos municípios-sede ou das regiões próximas.
"Esse mês, continuamos a mobilização de aproximação de novos atores que foram planejados ou recém-ingressos nas comissões. Além disso, abrimos os debates da construção da Mostra de Experiências no SUS, assim realizando oficinas regionalizadas. O evento, que ocorrerá em dezembro, tem como objetivo proporcionar encontros, partilha de experiências nos diversos campos da Educação na Saúde - como de estágios, residências, projetos, pesquisas, extensões, PETs-Saúde - e tudo aquilo que está inscrito no campo da integração ensino-serviço, nas práticas cotidianas de assumir dimensão educativa ao trabalho na assistência, gestão e controle social do SUS", declarou o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Israel Dias.
Os interessados devem acionar a equipe através das redes sociais da ESP-PB.
.
ESP-PB realiza evento solene com início das atividades de cursos em Saúde da Família
Foi realizada, nesta sexta-feira (2), a solenidade oficial de abertura das atividades dos cursos de Especialização e Qualificação em Saúde da Família, com ênfase na Atenção Materno-Infantil. Os cursos são oferecidos pela Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Projeto AMAR). A mesa solene no Espaço Cultural José Lins do Rêgo e contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega; da representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), Amanda Pereira; da gerente de atenção básica da SES, Socorro Pires; do diretor da ESP-PB, Felipe Proenço; da coordenadora do cursos de Saúde da Família, Anna Tereza Guedes; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha e da coordenadora do Projeto Amar, Rosa Márcia França.
Os cursos têm como objetivo qualificar trabalhadores e gestores da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e das Redes de Atenção à Saúde, com ênfase na Rede Materno-Infantil. De acordo com a secretária de Saúde, Renata Nóbrega, a ação é uma forma de impactar todos os municípios paraibanos por meio do Projeto Amar. “Essa iniciativa vai aprimorar o trabalho realizado na base do Sistema Único de Saúde, ampliando o conhecimento dos profissionais e levando mais qualidade de vida à população paraibana, pois entendemos que não adianta realizar investimentos em outros eixos se a base, que tem maior contato com a população, não estiver bem estabelecida e firmada”, pontuou.
O diretor da ESP-PB, Felipe Proenço, garante que o conhecimento compartilhado por meio dessa ação vai ultrapassar o espaço da sala de aula e alcançar o sistema de saúde pública da Paraíba. “A Educação em Saúde é mais uma estratégia de fortalecer o SUS e melhorar o acompanhamento da população pelas equipes de Saúde da Família. Isso, sim, tem impacto positivo, reduzindo a desigualdade de acesso ao cuidado, que é o objetivo principal do SUS”, explica. Felipe Proenço lembra que o projeto é parte um processo de mudança para a Paraíba. “A Educação em Saúde realizada nesta dimensão - que vai atingir todos os municípios do estado - é um grande avanço para a saúde do povo paraibano, pois tem o objetivo de consolidar a rede de Atenção Básica que faz o acompanhamento da população individualmente”.
A aula inaugural do curso aconteceu na mesma ocasião e foi ministrada ao vivo, por videoconferência, pelo professor e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, Gastão Wagner Campos. Ele discorreu sobre "a importância do SUS e o valor das políticas públicas no que tange à capacitação das equipes de Saúde da Família, diminuindo o prejuízo para essa população desde o núcleo materno-infantil, quando é possível iniciar esse processo desde o nascimento”.
Com os cursos de Especialização e Qualificação em Saúde da Família a Paraíba pretende reunir pessoas, serviços e instituições com objetivo de consolidar um processo de mobilização pela educação permanente que acontece há anos no estado. Além disso, um painel com informações da gestão da educação na saúde na Paraíba estará a disposição da população para consulta e poderá ser usado como material pedagógico, dados para pesquisa e como instrumento de gestão para quem trabalha nas secretarias municipais e estaduais de saúde.
Lançamento - Houve, ainda, o lançamento da Rede Estadual de Educação na Saúde da Paraíba, momento importante de celebração da construção do processo de mobilização das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES), pela Educação Permanente em Saúde no estado. Foi realizada uma roda de conversa com partilha de experiências com um debatedor que é referência na temática, o professor Franklin Delano Soares Forte, da UFPB, bem como lançado um painel de informações sobre Educação na Saúde com o objetivo de subsidiar o trabalho na atenção à saúde, educação, gestão, controle social do SUS.
"Reunimos pessoas, serviços e instituições marcando e celebrando a construção de um processo de mobilização pela educação permanente que acontece há anos na Paraíba. Além disso, um painel com informações da gestão da educação na saúde na Paraíba estará a disposição da população para consulta e poderá ser usado como material pedagógico, dados para pesquisa e como instrumento de gestão para quem trabalha nas secretarias municipais e estaduais de saúde", pontuou o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Israel Dias.
ESP-PB promove evento que marca abertura das atividades de cursos em Saúde da Família e lança Rede Estadual de Educação na Saúde da Paraíba
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) promove na próxima sexta-feira (2), das 8h às 17h, o evento oficial de abertura das atividades dos cursos de Especialização e Qualificação em Saúde da Família, com ênfase na Atenção Materno-Infantil. A solenidade vai acontecer na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Os cursos são uma parceria da ESP-PB com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) e com o Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Projeto AMAR) e têm como objetivo qualificar trabalhadores e gestores da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e das Redes de Atenção à Saúde, com ênfase na Rede Materno-Infantil.
"É a primeira etapa desse grande processo de formação que vai envolver todas as regiões da Paraíba. A iniciativa tem possibilitado que quem está trabalhando na Saúde da Família possa aperfeiçoar suas atividades e, para isso, faremos um primeiro momento de aula de inauguração da especialização, cuja primeira turma começa na primeira semana de setembro e vai ser um primeiro passo importante para qualificar a Atenção Materno-Infantil, junto às Unidades Básicas de Saúde, sabendo que várias outras turmas virão adiante", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Na oportunidade, haverá, ainda, o lançamento da Rede Estadual de Educação na Saúde da Paraíba, momento importante de celebração da construção do processo de mobilização das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES), pela Educação Permanente em Saúde no estado. Será realizada uma roda de conversa com partilha de experiências com um debatedor que é referência na temática, o professor Ricardo Burg Ceccim, bem como será lançado um painel de informações sobre Educação na Saúde com o objetivo de subsidiar o trabalho na atenção à saúde, educação, gestão, controle social do SUS.
"Nós vamos reunir pessoas, serviços e instituições marcando e celebrando a construção de um processo de mobilização pela educação permanente que acontece há anos na Paraíba. Além disso, um painel com informações da gestão da educação na saúde na Paraíba estará a disposição da população para consulta e poderá ser usado como material pedagógico, dados para pesquisa e como instrumento de gestão para quem trabalha nas secretarias municipais e estaduais de saúde", pontuou o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Israel Dias.
Programação: O evento terá início com uma Aula Inaugural para acolhimento da primeira turma de cada curso. O professor pesquisador Gastão Wagner Campos fará a apresentação da equipe de execução e estudantes, falará sobre os cursos e orientações gerais, além de reflexões iniciais sobre Saúde da Família na atualidade.
Manhã:
8h: Acolhimento
9h: Abertura
- Renata Nóbrega - Secretária Estadual de Saúde da Paraíba
- Amanda Pereira Freire de Albuquerque - COSEMS-PB
- Socorro Pires - Gerente Operacional da Atenção Básica (SES-PB)
- Felipe Proenço - Diretor Geral da ESP-PB
- Anna Tereza Guedes - Coordenadora Geral dos cursos
- Eduardo Cunha - Presidente do Conselho Estadual da Paraíba
- Rosa Márcia França - Coordenadora Geral do Projeto Amar
9h40 - Apresentação dos Cursos de Especialização e Qualificação em Saúde da Família
- Felipe Proenço - Diretor Geral da ESP-PB
10h10: Reflexões: Desafios da Saúde da Família na atualidade
- Gastão Wagner Campos - UNICAMP
10h30: Aula Inaugural
11h10: Rodada de perguntas da plenária
12h - 13h30: Intervalo
Tarde:
13h30: Lançamento da Rede de Educação na Saúde
- Israel Dias de Castro - EPS - ESP
14h: Partilha de experiências na Educação na Saúde
- Gracielle Malheiro dos Santos - Prof UFCG Cuité
- Liliane Abrantes de Sena - Gerente 6a região Patos
- Daniel Tavares da Silva - Gestor Municipal Carrapateira
- Israel Dias de Castro - EPS - ESP
15h: Debatedor: Franklin Delano Soares Forte (UFPB)
15h20: Rodada de perguntas da plenária
16h30: Conclusão do evento
ESP-PB, MST e UFPB realizam evento sobre a saúde e a questão agrária na Paraíba
Entre os dias 1º e 3 de setembro, a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PB) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), promove o Seminário “Questão agrária e luta pela terra na Paraíba: a agenda da saúde no MST”. O evento, voltado para a comunidade acadêmica da UFPB, é aberto também para o público externo.
O objetivo do Seminário é ampliar o conhecimento sobre a situação das mais de 5 mil famílias que vivem na Paraíba em Assentamentos e Acampamentos do MST, presentes em 58 municípios de diferentes regiões do estado, e como tem se dado a atuação do setorial de saúde deste movimento. Nesta área, a ESP-PB e a UFPB estão atuando para apoiar a formação e atuação dos Agentes Populares de Saúde do campo.
“É um processo de formação para as pessoas da própria comunidade, de uma forma que elas consigam ter um olhar sobre as condições de saúde, sobre os problemas de saúde apresentados e partam de uma perspectiva de que são capazes de cuidar de seus vizinhos, colegas. A população, em geral, pode e deve participar desta iniciativa que teve muitos avanços no campo de acampamentos e assentamentos rurais”, relatou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço que reforçou, ainda, que o Seminário vai poder discutir essa experiência, ouvindo os Agentes Populares de Saúde e como tem sido esse papel de cuidado e já pensar na possibilidade de ampliação dessas iniciativas.
Programação – Nos dias 1º e 2 de setembro de 2022, das 19h às 22h, vão acontecer duas mesas redondas no Auditório 411 do CCHLA/UFPB. Na primeira noite, tendo por tema “Questão agrária e luta pela terra na Paraíba”, estarão como expositores o Prof. Dr. Jonas Duarte, do Departamento de História e Dilei Schiochet, da Coordenação Estadual do MST-PB. Na segunda noite, a mesa pautará “A saúde na atuação do MST” e contará com representação do Setorial Saúde do MST-PB, além do Prof. Dr. Felipe Proenço de Oliveira, diretor geral da ESP-PB.
Por fim, no dia 3 de setembro, terá uma atividade complementar do Seminário, por meio de uma vivência em acampamento do MST-PB, que ocorrerá ao longo de todo o dia. As pessoas interessadas podem optar por participar de toda a programação, incluindo a vivência, ou apenas dos debates.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário: https://forms.gle/wByTqNjHH9RvfK2h6
Realização – O evento é parte das ações do Projeto de Extensão “Educação Permanente dos Agentes Populares de Saúde dos Assentamentos e Acampamentos do MST na Paraíba: o povo cuidado do povo”, coordenado por docentes do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da UFPB, e que vem sendo desenvolvido em parceria com a ESP-PB e o MST-PB.
ESP-PB promove aula inaugural do Mestrado Profissional em Saúde da Família
Nesta sexta-feira (19), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) promoveu a aula inaugural do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde/MPSF). O evento aconteceu no auditório da ESP-PB e contou com a participação de gestores de saúde, professores, mestrandos
“Esse é um marco muito importante para a pós-graduação no Estado da Paraíba, sendo a primeira atividade oficial do Profsaúde. Foi o momento de receber os mestrandos, discutir os projetos de pesquisa a partir das necessidades do SUS e, com isso, estamos cumprindo uma das metas estabelecidas pela ESP-PB, que era implantar o Mestrado”, declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, que destacou, ainda, a parceria com Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Lívia Borralho, o Mestrado Profissional em Saúde da Família vem para consolidar a Escola de Saúde Pública como uma estrutura que tem muito a colaborar com a melhoria e qualificação da rede e dos profissionais no âmbito da saúde.
“O Mestrado, com certeza, vai trazer mais uma contribuição nos desafios que existem no campo da gestão, da assistência, para que possamos nos aproximar cada vez mais das necessidades da população com intervenções mais efetivas, dinâmicas e assertivas para alcançar as metas diante de um processo de qualificação tão robusto”, afirmou.
,,0
O médico sanitarista Daniel Beltrammi,professor do Mestrado, pontuou que o Profsaúde é uma “experiência nacional fundamental para fortalecer o pensamento estratégico em Saúde no Estado, com enfoque na Atenção Primária que, de fato, é um lugar de mudança de vida das pessoas para melhor”. Ele comentou que esta é a primeira turma “com pesquisadores muito entusiasmados, além de um time docente de excelência e uma metodologia e estratégia testadas. Não tenho dúvida nenhuma de que teremos muito sucesso para deixar resultados e propostas para cuidar cada vez melhor da saúde das paraibanas e paraibanos”.
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano, reforçou a importância da qualificação no contexto da rede de saúde estadual.
“Que esta rede possa proporcionar não só o nível de mestrado profissional, mas também de doutorado, numa perspectiva futura. A Fapesq sela o compromisso de fortalecer, valorizar e apoiar essa iniciativa que é um marco importante para a sociedade paraibana”.
Colação de grau do curso técnico de Vigilância em Saúde aconteceu no início do mês em Princesa Isabel
A colação de grau do curso técnico de Vigilância em Saúde aconteceu no início do mês de agosto no município de Princesa Isabel, no Sertão do Estado. Ao todo, se formaram 27 profissionais.
Confira fotos da celebração:
ESP-PB abre processo seletivo para estudantes em qualificação de órtese e prótese
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Formação Profissional, abriu nesta sexta-feira (12) o processo seletivo para estudantes em qualificação de órtese e prótese. As inscrições online (https://forms.gle/oTuuaQ4SAeBV8WRD8) começaram às 8h e seguem até às 16h do dia 30 de agosto de 2022.
O objetivo do curso é investir na qualificação de pessoas para a atuação nas Oficinas Ortopédicas da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD) do Estado da Paraíba. Ao todo, são 10 vagas, e podem participar pessoas com ensino médio completo.
“Esta qualificação em órtese e prótese é inovadora no estado da Paraíba, visto que não temos profissionais com esta formação. No Brasil, são poucos cursos nesta área e o ineditismo desta formação se dá pela iniciativa da Escola em qualificar estes estudantes que possam acolher os usuários (PcD) com habilidade e empenho necessário para execução do atendimento. O curso é muito prático e será para o desenvolvimento das atividades na oficina ortopédica da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad)”, declarou a chefe do Núcleo de Formação Profissional da ESP-PB, Cylene Nóbrega.
Confira no edital (www.esp.pb.gov.br/editais) todos os documentos necessários para a inscrição.
PB segue com encontros presenciais de Integração entre Saúde e Educação neste mês de agosto
Durante o mês de agosto, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) continua a promover encontros de integração entre serviços de saúde, gestões municipais, instituições de ensino e setores organizados da população em torno do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
As atividades serão realizadas de maneira presencial e acontecem de acordo com as três macrorregiões de saúde do Estado (João Pessoa, Campina Grande e Sertão e Alto Sertão), nos municípios-sede ou das regiões próximas.
“Este será um mês importante para avançar na mobilização da CIES, visando resgatar a proposta traçada sobre sua composição, a centralidade será o convite e aproximação de pessoas, serviços e instituições ligadas à ao ensino superior e técnico, entre professores e estudantes, usuários participantes do controle social, trabalhadores ligados à cenários de aprendizagem, núcleos de serviços de saúde e de secretarias municipais da área da educação permanente em saúde, entre outros atores interessados e envolvidos", pontuou o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Israel Dias.
As reuniões são abertas ao público e do campo da educação e saúde. Os interessados devem acionar a equipe através das redes sociais da ESP-PB.
Programação:
16/08 - terça (9h-12h)
Reunião Ordinária CIES II Campina Grande
Local: Auditório da Gerência Regional de Saúde, Cuité - PB
17/08 - quarta (9h-12h)
Reunião Ordinária CIES III Sertão e Alto Sertão
Local: 6ª GRS - Patos - PB
22/08 - segunda (14h-17h)
Reunião Ordinária CIES I João Pessoa
Local: Auditório da ESP-PB
Além disso, no dia 2 de setembro, sexta-feira, teremos o lançamento da Rede de Educação na Saúde, evento conjunto com o lançamento do curso de especialização em saúde da família. Neste evento, iremos reunir pessoas, serviços e instituições marcando e celebrando a construção desse processo de mobilização pela educação permanente, bem como, um painel com informações da gestão da educação na saúde na Paraíba.
Covid-19: Saúde começa inquérito epidemiológico em universidades públicas e privadas na próxima segunda-feira
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), começa na próxima segunda-feira (8) o inquérito epidemiológico da Covid-19 para alunos e professores das universidades públicas e privadas da Paraíba. O inquérito consiste na realização de entrevistas e testes de antígeno para Covid-19 – coletado por meio de cotonete – e será aplicado em cerca de seis mil pessoas nesta etapa de ensino superior.
Essa é uma nova etapa do ‘Continuar Cuidando Educação’ que já realizou a testagem em mais de 14 mil estudantes e 5 mil professores, chegando em mais de 600 escolas, de todas as regiões do Estado da Paraíba.
“Agora, na etapa final, vamos avaliar na pesquisa o ensino superior, uma área em que as atividades presenciais retornaram um pouco depois. Mais uma vez, contamos com a participação dos estudantes e professores e, nesse caso, o termo de participação na pesquisa poderá ser preenchido no mesmo dia da coleta. Para nós, será fundamental ter a dimensão de como está a prevalência da Covid no campo de nível superior e, desde já, agradecemos a colaboração das instituições que demonstram o compromisso com o enfrentamento da pandemia e com a segurança nas atividades presenciais de ensino”, declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Na amostra, ao todo, participarão sete instituições, sendo duas universidades públicas (Universidade Estadual da Paraíba – de 31 de agosto a 2 de setembro – e Universidade Federal de Campina Grande) e cinco universidades privadas (Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras, Unifip, em Patos, além da Uniesp, Facene/Famene e Fesvip, em João Pessoa).
Treinamento – Para esta última etapa foi realizada qualificação de 110 coletadores de SWAB, entre alunos e professores dos cursos de enfermagem, farmácia, biomedicina e medicina das instituições de nível superior.
“Esta ação fortalece a integração ensino-serviço, contribuindo na formação dos futuros profissionais de saúde para o SUS, ampliando a perspectiva do uso da pesquisa científica como ferramenta de gestão e planejamento em saúde”, pontuou a coordenadora do Núcleo de Investigação Científica da ESP-PB, Thaís Matos.
Inscrições para estudantes nos cursos de Saúde da Família vão até a quarta-feira
Os estudantes interessados em participar dos Cursos de Especialização em Saúde da Família e de Qualificação em Saúde da Família têm até a próxima quarta-feira (20) para realizar a inscrição online através do site www.portaldacidadania.pb.gov.br - na aba Concursos e Seleções. O link disponibiliza, ainda, um tutorial com orientações de como se inscrever. A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), está ofertando 2511 vagas para profissionais de saúde vinculados à Estratégia Saúde da Família nos 223 municípios da Paraíba.
Sobre - O Curso será ofertado em duas modalidades distintas, uma em formato de Especialização (pós-graduação Lato Sensu) e outra em formato de qualificação profissional (a nível de aperfeiçoamento).
Para o Curso de Especialização podem se inscrever profissionais da equipe de Saúde da Família, incluindo os Agentes Comunitários de Saúde e técnicos de enfermagem, da equipe de Saúde Bucal e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, que tenham graduação em curso de saúde ou áreas afins e com vínculo na Estratégia de Saúde da Família do Estado da Paraíba.
Já para o Curso de Qualificação, podem participar Agentes Comunitários de Saúde da equipe de Saúde da Família do Estado da Paraíba, com ensino médio completo. Para participar dos cursos, todos deverão ter validação da gestão municipal.
"A intencionalidade dos cursos é formar trabalhadores e gestores da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para a qualificação da Atenção Primária à Saúde e para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, com foco na Rede Materno-Infantil. Todo o andamento do processo será publicado no site da ESP-PB", informou Amanda Amaiy, do Apoio Técnico do Núcleo de Pós-Graduação da ESP-PB.
ESP-PB finaliza ciclo de atividades do Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do SUS
Com o objetivo de qualificar, em nível de aperfeiçoamento, o processo de trabalho dos trabalhadores de Saúde e fortalecer a Gestão do SUS no estado da Paraíba, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Apoio Institucional, em parceria com as Gerências Regionais de Saúde, encerrou o ciclo de atividades do Curso de Aperfeiçoamento para Trabalhadores da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O público-alvo foi formado, prioritariamente, pelos Secretários Municipais de Saúde da Paraíba.
"Nossa missão foi cumprida, contribuindo com a formação dos gestores municipais de saúde de forma que eles possam ser capazes de disparar e monitorar processos de trabalho em saúde. Ao longo do Curso, promovemos atividades e discussões para que esses trabalhadores possam compreender e operacionalizar os processos de regionalização da Saúde", relatou Ernande Valentin do Prado, coordenador do Apoio Institucional da ESP-PB.
Nas aulas, foram apresentados temas como Planejamento e organização do SUS; Financiamento e recursos públicos da saúde; Educação Permanente e Educação Popular em Saúde. “Além do ganho dos alunos, que aprenderam diretamente com os facilitadores, ainda se beneficiaram os trabalhadores das equipes destes estudantes, num movimento pedagógico em forma de onda. Desta forma, espera-se que o aprendizado em sala de aula beneficie o cidadão usuário do SUS em toda a Paraíba”, pontuou Ernande, que completou dizendo que “também é favorecida, com esse curso, toda a equipe do Apoio Institucional da ESP-PB, uma vez que para desenvolver as aulas precisava estudar sobre o curso e sobre como facilitar os encontros. Neste período estudamos todos os temas e as formas de contribuir com a aprendizagem dos trabalhadores, tendo como pressuposto os princípios de Paulo Freire, que diz que: ‘Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender’”, citou.
A apoiadora institucional Flávia Iuçara Lourenço de Oliveira, da 13ª Região de Saúde, pontuou que "o curso oportunizou momentos de socialização das realidades dos municípios, desafios e potencialidades, gerando discussões aprofundadas/reflexivas acerca das temáticas abordadas. Ademais, os estudantes e gestores partilharam como positiva a troca de saberes, conhecimentos e experiências dos municípios da Região de Saúde, bem como o trabalho em equipe, a interação e participação dos grupos, que contribuiu para o processo de aprendizagem, fortalecendo as ações e serviços de saúde nos municípios e consequentemente a Região de Saúde".
A gestora Francisca Wigma de Medeiros, da 10ª Região de Saúde, evidenciou a importância do curso "pela oportunidade de troca de experiências para melhoria dos serviços e práticas em saúde dentro do território e pelo reconhecimento de realidades e dificuldades semelhantes vivenciadas pelos gestores". A secretária expressou, ainda, o sentimento de "pertencimento ao processo de aprendizagem do curso, oportunizado pela condução que foi tomada de maneira horizontal" e reforçou a sintonia, coletividade e democratização dos debates.
Renan Soares, apoiador institucional da 11ª Região de Saúde, destacou o "uso de metodologias variadas, compreendendo momentos de acolhida e dinâmica de apresentação dos participantes, bem como a realização de rodas de conversa e a exposição de conteúdos de forma dialogada. Entre os assuntos, conversou-se sobre a trajetória, as experiências e as expectativas dos participantes com relação ao curso, como também discutiu-se sobre aspectos históricos e político-institucionais que dão base para a organização operacional do SUS, o papel dos espaços institucionais de governança, a importância da organização dos serviços em rede e a relevância da educação permanente em saúde e da comunicação em saúde".
O Secretário de Saúde de Itapororoca, Ronaldo Mascena, relatou que, "além da grande troca de experiência entre os participantes do curso, foram realizadas algumas intervenções com as equipes durante as atividades de dispersão, podendo melhorar algumas situações locais e esclarecendo alguns pontos. Todo conhecimento adquirido vai nos fortalecer durante o dia a dia em nossos municípios", disse ele.
A Secretária de Saúde adjunta de Itapororoca, Ana Lúcia Brito, declarou que "as temáticas abordadas durante o encontro foram muito construtivas e esclarecedoras, por meio das discussões e experiências compartilhadas". Ela reforçou, ainda, que "os prazos e agendas pactuadas foram bons, o que facilitou a organização ao cumprimento das atividades. Será de grande aproveitamento novos cursos como este e que as coordenações, gestão e pessoas ligadas à gestão municipal tenham oportunidades de participar e se qualificar".
A Secretária de Saúde de Capim, Fabiana Gonçalves, afirmou que, "mesmo que breve, o curso foi muito importante e necessário, pois, a cada aula trocamos várias experiências e aprendizados e ainda repassamos todas as informações obtidas para nossos colegas de trabalho que lidam diretamente nas ações em saúde".
Já Aluízio Lorena, Secretário de Saúde de Baia da Traição, descreveu que "as oficinas do curso tiveram um conteúdo de excelente qualidade. Bem orientadas e com uma participação que aumentaram os meus conhecimentos, propiciando produzir no dia a dia um melhor serviço aos profissionais e usuários".
ESP-PB abre inscrições para estudantes nos cursos de Saúde da Família
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), lançará nesta quarta-feira (6), o edital de inscrição de estudantes para os Cursos de Especialização em Saúde da Família e de Qualificação em Saúde da Família. As inscrições deverão ser feitas online (www.portaldacidadania.pb.gov.br - na aba Concursos e Seleções) até o dia 20 de julho. Serão ofertadas 2511 vagas, distribuídas por municípios.
O Curso será ofertado em duas modalidades distintas, uma em formato de Especialização (pós-graduação Lato Sensu) e outra em formato de qualificação profissional (a nível de aperfeiçoamento).
Para o Curso de Especialização podem se inscrever profissionais da equipe de Saúde da Família, incluindo os Agentes Comunitários de Saúde e técnicos de enfermagem, da equipe de Saúde Bucal e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, que tenham graduação em curso de saúde ou áreas afins e com vínculo na Estratégia de Saúde da Família do Estado da Paraíba.
Já para o Curso de Qualificação, podem participar Agentes Comunitários de Saúde da equipe de Saúde da Família do Estado da Paraíba, com ensino médio completo. Para participar dos cursos, todos deverão ter validação da gestão municipal.
"A intencionalidade dos cursos é formar trabalhadores e gestores da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para a qualificação da Atenção Primária à Saúde e para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, com foco na Rede Materno-Infantil. Todo o andamento do processo será publicado no site da ESP-PB", informou Amanda Amaiy, do Apoio Técnico do Núcleo de Pós-Graduação da ESP-PB.
Saiba mais em:
EDITAL Nº 15/2022/ESP-PB - INSCRIÇÕES PARA A ESPECIALIZAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Integração entre Saúde e Educação: Paraíba segue com encontros presenciais neste mês de julho
Durante o mês de julho, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) continua a promover encontros de integração entre serviços de saúde, gestões municipais, instituições de ensino e setores organizados da população em torno do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
As atividades serão realizadas de maneira presencial e acontecem de acordo com as três macrorregiões de saúde do Estado (João Pessoa, Campina Grande e Sertão e Alto Sertão), nos municípios-sede ou das regiões próximas.
“Este será um mês importante para os gestores municipais planejarem ações de educação permanente em saúde com recursos que ainda podem estar disponíveis. Os últimos recursos federais são de 2017 e ainda podem ser utilizados nessa oportunidade pós-pandemia. Outros municípios que já realizaram atividades e ações podem contribuir nesse processo com diálogo e partilha das experiências e esse é o objetivo principal dessa série de reuniões", pontuou o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Israel Dias.
As reuniões são abertas ao público e do campo da educação e saúde. Os interessados devem acionar a equipe através das redes sociais da ESP-PB.
Programação:
05/07 - terça - 9h-12h
Reunião Ordinária CIES II Campina Grande
Local: Hemocentro – Campina Grande
06/07 - quarta - 9h-12h
Reunião Ordinária CIES III Sertão e Alto Sertão
Local: 6ª GRS - Patos - PB
18/07 - segunda - 14h-17h
Reunião Ordinária CIES I João Pessoa
Local: ESP-PB
ESP-PB realiza processo seletivo para compor equipe do Curso de Formação de Doulas
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Formação Profissional, lançou o edital para compor a equipe do projeto de Formação de Doulas no Sistema Único de Saúde (SUS). Estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo 10 imediatas e mais 10 para cadastro de reserva. As inscrições estão abertas e acontecerão on-line através do formulário https://forms.gle/m4pv2FKpLBtuWXJC8 até às 16h do dia 05/07/2022.
Serão selecionados profissionais para os seguintes perfis: coordenação, tutoras, secretaria e ponto focal. A diretora acadêmica da ESP-PB, Daniela Gomes, pontuou que o projeto de formação de doulas é uma inovação na Paraíba.
“Todo o segmento da saúde na Paraíba soma esforços para a qualificação da assistência à mulher gestante e puérpera. A formação de doulas vem somar a todas essas iniciativas. A doula é de suma importância na humanização do pré-parto, parto e pós-parto. É uma profissional que dá apoio emocional à mulher gestante e sua família para que ela tenha o parto que deseja e passe por essa experiência consciente de seus direitos e de tudo que acontece com seu corpo nesse momento”, declarou.
A diretora afirmou, ainda, que é “uma grande felicidade a Escola de Saúde Pública lançar esse projeto com o apoio da Associação Paraibana de Doulas. Queremos transformar a forma de nascer na Paraíba. Desejamos que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de ter uma doula para chamar de sua no momento do seu parto. Este edital seleciona a equipe que coordenará todo esse projeto e os docentes. Em seguida, lançaremos um edital para selecionar as mulheres que desejam exercer a função de doula a partir da formação ofertada por nós”, explicou.
A chefe do Núcleo de Formação Profissional, Cylene Nóbrega, ressaltou que “o curso é de suma importância para o estado da Paraíba, pois, entende que a atuação significativa e benéfica das doulas, junto às políticas de saúde materno-infantil, bem como o acompanhamento à mulher em seu período mais sublime e transformador reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O curso proporcionará a ampliação dos conhecimentos dessa profissional, pois terá a formação adequada e o estímulo de atuação na área”.
Paraíba amplia ‘Alô Saúde’ para tirar dúvidas sobre as arboviroses
Na próxima segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), amplia o ‘Alô Saúde’. O serviço de atendimento telefônico, criado em abril deste ano, passa a tirar dúvidas sobre as arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e continua recebendo demandas sobre as síndromes gripais.
O número para contato também teve alteração: 0800 083 0010. O interessado deve ligar para ser atendido por médicos que tirarão todas as dúvidas e darão as orientações sobre as condutas necessárias ou qual serviço de saúde que deverá ser procurado, se for o caso. O serviço poderá ser acessado de qualquer localidade.
"Temos visto esse cenário bem preocupante das arboviroses na Paraíba quando percebemos que só nos primeiros meses de 2022 tivemos um número mais de três vezes maior do que o total de casos em 2021. Com o Alô Saúde os usuários poderão ter as informações necessárias em casa e a procura por atendimento médico presencial será ou não indicada, evitando as longas filas de espera e aglomerações nos serviços de saúde”, declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Dados - De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), foram registrados 28.389 casos prováveis de arboviroses desde janeiro até agora, sendo 16.844 de dengue, 10.944 de chikungunya e 601 de zika.
Qualificação - Na próxima segunda-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB) promove uma aula online sobre manejo clínico das arborviroses na atenção básica. A atividade, destinada preferencialmente a médicos e enfermeiros que atuam na atenção básica, é um dos encaminhamentos da Sala de Situação ativada no final do mês de maio.
ESP-PB promove aula sobre manejo clínico das arboviroses na atenção básica na próxima segunda-feira
Na próxima segunda-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), promove uma aula online sobre o manejo clínico das arborviroses na atenção básica. A atividade, que é um dos encaminhamentos da Sala de Situação ativada no final do mês de maio, será transmitida às 14h pelo canal da ESP-PB no YouTube.
A qualificação será destinada preferencialmente a médicos e enfermeiros que atuam na atenção básica, considerando o aumento no número de casos das arboviroses - dengue, zika e chikungunya - em todo o estado.
"Temos visto esse cenário bem preocupante das arboviroses na Paraíba quando percebemos que só nos primeiros meses de 2022 tivemos um número mais de três vezes maior do que o total de casos em 2021. Sempre que avaliamos um cenário epidemiológico com esse, é um compromisso da ESP-PB desenvolver atividades de educação permanente correlacionadas a essa realidade", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Dados - De acordo com o boletim epidemiológico nº 06, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), foram registrados 23.275 casos prováveis de arboviroses desde janeiro até agora, sendo 13.568 de dengue, 9.332 de chikungunya e 375 de zika. Quando comparado ao boletim anterior (nº 05), houve um aumento significativo dos casos das três arboviroses, sendo que o boletim atual registrou 13.568 casos de dengue, enquanto no anterior foram 6.773 casos, um acréscimo de 100,32%. Quanto à chikungunya, no boletim atual são 9.332 casos e, no anterior, 4.464, o que significa um aumento de 109,05%. Já a zika, são 375 casos atualmente e 193 casos no boletim passado, um acréscimo de 94,30%.
Sala de Situação - A SES-PB ativou, no final do mês de maio, a Sala de Situação das Arboviroses em parceria com as Secretarias de Estado da Educação e Desenvolvimento Humano; Sudema; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Defesa Civil; Escola de Saúde Pública (ESP-PB) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB). O objetivo é unir forças para criar estratégias efetivas de combate às arboviroses (dengue, chikungunya e zika).
ESP-PB lança boletim sobre Educação Permanente em Saúde
Na última terça-feira (7), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) lançou o Boletim Político-Pedagógico com ações sobre Educação Permanente em Saúde. O lançamento aconteceu na primeira reunião presencial da Comissão de Integração Ensino-Serviço da II Macrorregional, em Cuité-PB. A reunião contou com participação de gestores municipais, estaduais, docentes e estudantes de instituições de ensino. O informativo ficará disponível online através deste link.
“O objetivo do boletim é ser um canal de comunicação sobre as atividades da Coordenação de Educação Permanente em Saúde e das Comissões de Integração Ensino-Serviço com todos que atuam e trabalham em serviços de saúde e instituições de ensino, bem como para a população em geral. Na primeira edição os assuntos tratados têm como público-alvo prioritário técnicos e gestores municipais de saúde”, informou o coordenador da Educação Permanente em Saúde, Israel Dias.
Israel pontuou, ainda, que a importância desse primeiro boletim dialoga com a necessidade de ações de educação para os trabalhadores da saúde na atenção básica, pois, há recursos financeiros disponíveis desde 2017 para esta finalidade.
“Com a pandemia, muitos dos planos e ações foram suspensos. A intenção é fazer com que ações aconteçam ainda esse ano com os novos desafios do momento na realidade de cada município”, declarou.
ESP-PB divulga cursos gratuitos de atualização no manejo das arboviroses
Considerando o aumento no número de casos das arboviroses - dengue, zika e chikungunya - em todo o Estado, a Escola de Saúde da Paraíba (ESP-PB) divulga cursos de atualização no manejo desses agravos. São qualificações gratuitas, essencialmente online, voltadas preferencialmente a profissionais de saúde, que atuam na Atenção Básica, mas também abertas aos demais interessados no tema.
"Temos visto esse cenário bem preocupante das arboviroses na Paraíba quando percebemos que só nos primeiros meses de 2022 tivemos um número mais de três vezes maior do que o total de casos em 2021. Sempre que avaliamos um cenário epidemiológico com esse, é um compromisso da ESP-PB desenvolver atividades de educação permanente correlacionados a essa realidade e é por isso que vamos voltar com as atividades do Alô Saúde para que a população possa tirar dúvidas sobre as arboviroses e vamos realizar algumas atividades de formação, alguns momentos através do YouTube, para também conversar com os trabalhadores e entender como tem sido a apresentação dessas doenças nos serviços de saúde", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Qualificações - A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) disponibiliza dois cursos. 'Dengue - Casos Clínicos para Atualização do Manejo' tem carga horária de 10 horas e tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde sobre o diagnóstico e o tratamento da dengue, de acordo com as recomendações atuais do Ministério da Saúde. O enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de casos clínicos. É possível se matricular até o dia 26 de junho através do link: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/45291
Já a qualificação 'Atualização do Manejo Clínico da Pessoa com Chikungunya' tem carga horária de 45 horas, com o objetivo de implementar e qualificar o cuidado das pessoas acometidas por chikungunya. São trabalhados dois módulos: Manejo clínico do adulto com chikungunya e Manejo da criança e gestante com chikungunya. Em cada módulo, são descritos vários casos clínicos e diversas questões sobre o respectivo caso. O curso conta com 11 casos clínicos baseados nas ocorrências do dia a dia dos profissionais de saúde. Matrículas abertas até o dia 18 de julho em: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/45393
Prova do laço - Trata-se de um dos métodos utilizados não apenas para se ter um indicativo (diagnóstico) das arboviroses, mas também para se avaliar as condições de saúde dos pacientes, orientando o melhor tipo de tratamento a ser realizado. De natureza simples, o exame consiste em se fazer a medição da pressão arterial insuflando o manguito do aferidor de pressão até ao valor médio entre a pressão máxima e a mínima. Em seguida, desenha-se um quadrado no antebraço da pessoa. O resultado do teste é considerado positivo se houver 20 ou mais petéquias (os pontinhos vermelhos) em adultos e 10 ou mais em crianças.
Confira o vídeo explicativo produzido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde através do link: https://moodle.unasus.gov.br/vitrine29/pluginfile.php/18639/mod_resource/content/1/video_prova_laco_360p.mp4
Dados - De acordo com o boletim epidemiológico nº 06, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), foram registrados 23.275 casos prováveis de arboviroses desde janeiro até agora, sendo 13.568 de dengue, 9.332 de chikungunya e 375 de zika. Quando comparado ao boletim anterior (nº 05), houve um aumento significativo dos casos das três arboviroses, sendo que o boletim atual registrou 13.568 casos de dengue, enquanto no anterior foram 6.773 casos, um acréscimo de 100,32%. Quanto à chikungunya, no boletim atual são 9.332 casos e, no anterior, 4.464, o que significa um aumento de 109,05%. Já a zika, são 375 casos atualmente e 193 casos no boletim passado, um acréscimo de 94,30%.
Sala de Situação - A SES-PB ativou, no final do mês de maio, a Sala de Situação das Arboviroses em parceria com as Secretarias de Estado da Educação e Desenvolvimento Humano; Sudema; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Defesa Civil; Escola de Saúde Pública (ESP-PB) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB). O objetivo é unir forças para criar estratégias efetivas de combate às arboviroses (dengue, chikungunya e zika), que vem registrando um aumento de casos em todo estado.