Notícias
ESP-PB prorroga prazo de inscrições para Programas de Residências até 26 de abril
A Escola de Saúde Pública (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, prorrogou até o dia 26 de abril o processo seletivo da EQUIPE TÉCNICO PEDAGÓGICA DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA ESP/SES- PB. Além disso, foi inserida uma vaga para cadastro de reserva disponível para o Apoio Técnico do Núcleo de Residências em Saúde
"Devido à grande procura de candidatos nesses últimos dias e, tentando atender a esta demanda, a ESP-PB resolveu prorrogar as inscrições para que quem tem interesse em concorrer a algumas das vagas abertas, possa garantir a participação no processo seletivo. Mais uma vez, convidamos os profissionais de saúde para aproveitarem as oportunidades", informou o coordenador do Núcleo de Residências em Saúde, Pedro Rodrigues.
São 103 vagas ,mais 1(uma) para cadastro de reserva, distribuídas por unidades de saúde para preceptores e tutores de diversas áreas, com cargas horárias de 12h, 20h, 24h e 30h semanais e bolsas entre R$ 1.000,00 e R$ 6.000,00
As inscrições são exclusivamente online através do link https://forms.gle/b7yGoFPrNLCgLhVw7 para se inscrever e confira o edital completo no link http://bit.ly/3movNyX.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, entre em contato com a Ouvidoria da ESP-PB pelos canais ouvidoria@esp.pb.gov.br e telefone (83) 3211-9840.
Apoio Institucional da SES/ESP-PB finaliza participação nas Conferências Municipais de Saúde
As Conferências Municipais de Saúde (CMS) aconteceram no período de 01 de março a 14 de abril de 2023. O apoiador institucional da gestão (ESP/SES-PB) participou de 65 conferências, aproximadamente 30%, de todas que foram realizadas no estado da Paraíba.
De acordo com a Coordenação do Apoio Institucional,as Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para a população. “As conferências de saúde servem para efetivar o controle social e a participação da comunidade nas esferas de gestão do SUS e construir um sistema de saúde cada vez melhor e que que atenda os anseios dos usuários”, destacou Ernande.
A participação do apoiador nas conferências se deu conforme as demandas dos gestores municipais que enxergam nestes trabalhadores legítimos representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Gerência Regional e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB). Eles atuaram de forma ativa nas Conferências. Em 37% das participações foram como conferencistas e 52% como mediadores. Isso demonstra o investimento sistemático da Coordenação da ESP-PB na formação de mediadores pedagógicos na saúde.
ESP-PB, em parceria com a COREMU – SES-PB, conclui o primeiro módulo teórico do eixo transversal dos Programas de Residência Multi e Uniprofissional em saúde
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com a Comissão de Residência Multiprofissional da SES/PB(COREMU), concluiu nos dias 3,4 e 5 de abril de 2023, o primeiro módulo teórico do eixo transversal dos programas de residência em área profissional de saúde. A disciplina de Políticas Publicas de Saúde foi ministrada de forma virtual e é primeira de uma grade de 8 disciplinas que serão ofertadas durante o ano.
Neste primeiro módulo, o objetivo foi compreender o histórico e o desenvolvimento das políticas públicas de saúde no Brasil, desde os modelos de assistência à saúde do Brasil, sua evolução histórica, seus princípios e diretrizes correlacionados com a prática, possibilitando inclusive a compreensão do contexto e a conjuntura atual.
De acordo com Ernande Valentim, um dos facilitadores do modulo, houve grande sintonia e interesse entre os facilitadores e os residentes. “A turma foi bem participativa no processo de ensino e aprendizagem. Muitos demonstraram que já conheciam algumas políticas do SUS e relataram ampliação da compreensão e operacionalização destas políticas”, afirmou.
O coordenador do Núcleo de Residência da ESP e da COREMU, Pedro Alberto, revelou que o programa de Módulos Teóricos dos Eixos Transversais era um desejo antigo dos membros da Coremu. “Todos sentiam a necessidade de uniformizar os conteúdos vinculados aos programas de residência. Assim, fruto de um trabalho coletivo e da parceria com a ESP-PB, esperamos que os Módulos proporcionem aos residentes momentos de troca de vivências e aprendizados nas suas atividades práticas, fortalecendo a formação e assistência no SUS”, destacou Pedro.
Daldiane Araújo, residente em Clínica Integrada em Odontologia, relatou que foi uma experiencia de formação muito bem planejada e executada por uma equipe de profissionais competentes.” O transcorrer das aulas, nos fez compreender a importância de um processo formativo baseado na construção de novos saberes e partilha de aprendizados essenciais para aprimoramento do SUS.
As atividades acontecem bimestralmente e o segundo módulo está previsto para começar no final deste mês de Abril.
ESP-PB lança edital para Curso de Educação na Saúde para Uso Terapêutico da Cannabis Medicinal
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), lançou edital para realização do Processo Seletivo Simplificado do curso: Educação na Saúde para Uso Terapêutico da Cannabis Medicinal. As inscrições começaram no dia 31 de Março e seguem até o dia 13 de Abril de 2023.
Com o objetivo de promover a formação e qualificação dos trabalhadores de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde -SUS/PB, o curso acontecerá no formato híbrido, com carga horária total de 200h, sendo 160h em atividades EAD e 40h presenciais. As aulas presenciais acontecerão nas dependências da Escola de Saúde Pública-ESP/PB, localizado na Av. Dom Pedro II, 1826, Torre - João Pessoa-PB. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas.
De acordo com a chefe do Núcleo de Formação Profissional, Cylene Nobrega, o curso tem o intuito de discutir pautas sobre o cannabidiol, acolhimento e identificação do usuário do SUS, além da compreensão da prescrição. “É um curso de curta duração que será importante para os profissionais de Saúde da Paraíba terem acesso às questões acerca do tema. O entendimento sobre os benefícios são fundamentais para um possível tratamento, bem como, a cessão do preconceito", explicou Cylene.
Acesse o edital na íntegra em: https://esp.pb.gov.br/editais-em-andamento/EDITAL02_23estudantesCannabisMedicinal2023.pdf
Dúvidas e questionamentos sobre este Edital poderão ser encaminhadas através do Email: nfp@esp.pb.gov.br ou do telefone 3211-9831, das 09h até às 16h, em dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira.
ESP-PB segue com curso de Educação em Saúde na Comunidade em Tempos de Pandemia
A Escola de Saúde Publica (ESP-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza o curso “Educação em Saúde na Comunidade em Tempos de Pandemia”, iniciado em janeiro de 2023 com o objetivo de atualizar Agentes de Saúde (ACEs, ACSs), além de outros profissionais da Atenção Básica e lideranças comunitárias.
O curso é coordenado pelo Apoio Institucional da ESP-PB, em parceria com membros do Comitê Estadual de Educação Popular em Saúde da PB e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz e aborda novas exigências referentes às estratégias de enfrentamento à pandemia diante do novo quadro vivenciado pós-pandemia.
As práticas educativas adotadas são as rodas de conversa nas USF's, as visitas domiciliares de ACS's e ACE's, abordagem para vacinação dos usuários que ainda não completaram o quadro vacinal, o manejo do tratamento aos pacientes que apresentam sequelas da COVID-19, o combate à desinformação no território, entre outras.
O encerramento do curso acontecerá agora em abril. Os encontros acontecem virtualmente, com a facilitação de educadoras e educadores que atuam na perspectiva da Educação Popular em Saúde. A partir da conclusão do curso, os educandos e educandas farão planos de ação a partir das aprendizagens do curso, que serão aplicadas em seus municípios.
ESP-PB realiza capacitação em saúde bucal e pré-natal odontológico
A Escola de Saúde Pública (ESP-PB) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizou, nesta segunda feira (27), uma capacitação em saúde bucal sobre o Pré-Natal Odontológico.
Contribuindo para o sucesso do Projeto PlanificaSUS, na 14ª Região de Saúde, foram convidados todos os cirurgiões dentistas das equipes de saúde bucal e do Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) que compõem a região.
O evento contou com a palestra da doutora Erika Lira, que chamou a atenção dos convidados para a importância do cuidado odontológico durante a gestação. ”Temos que desmistificar a ideia de que pré-natal odontológico é simplesmente fazer limpeza no dente e dizer a gestante ‘quando o bebê nascer você volta’. É muito mais que isso. É dar ao profissional a segurança, a autonomia pra poder resolver problemas compatíveis com cada fase da gestação, pesando os riscos e benefícios para a mãe e pro bebê. É dar ao outro essa condição de ter conhecimento cientifico, embasamento e criar um protocolo de atendimento”, destacou Erika.
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a promoção da saúde bucal por meio da prevenção, tanto para a mulher quanto para o bebê, é fundamental. A ausência desses cuidados durante a gestação, pode provocar um parto prematuro e/ou o nascimento do bebê com baixo peso.
Projeto PlanificaSUS - O Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein desenvolve há mais de 20 anos várias atividades relacionadas à gestão de serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), além de projetos, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Entre eles, está o PlanificaSUS, cujo nome oficial é "Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde", e o Saúde Mental na APS, de nome oficial "Implementação da Linha de Cuidado de Saúde Mental na APS para Organização da Rede", executados pela área de Projetos e Novos Serviços da Diretoria de Atenção Primária e Rede Assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein.
O PlanificaSUS tem como objetivo implantar em larga escala a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), em regiões de saúde dos estados, fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) na organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS. Trata-se de um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que apresenta como área técnica responsável, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Garantia de Atributos de Atenção Primária à Saúde do Departamento de Saúde da Família e, como área de atuação, a de Desenvolvimento de Técnicas e Operação de Gestão em Serviços de Saúde.
O Saúde Mental na APS tem como objetivo apoiar a gestão estadual e municipal na organização da linha de cuidado de saúde mental na APS a partir da metodologia da PAS. As regiões trabalhadas neste projeto têm em comum o fato de já estarem em implementação da Planificação da Atenção à Saúde em seus municípios. Por sua vez, visa resgatar o trabalho já iniciado, revisitando os processos, com um olhar direcionado para Saúde Mental. Assim, a fim de qualificar o cuidado em saúde mental prestado e fortalecer o papel resolutivo da APS, o desenvolvimento de competências nos profissionais e gestores perpassa por estabelecer modificações na forma como se dão os processos de trabalho. Para isso, o Saúde Mental na APS utiliza também a capacitação para o uso do Manual de Intervenções Mental Health Gap ActionProgramme (mhGAP) aliado às mudanças no modus operandi disparadas pela metodologia da PAS.
Os dois projetos possuem em comum a execução da metodologia da PAS que tem como objetivo apoiar o corpo técnico-gerencial das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde na organização dos macroprocessos dos Serviços de Saúde. Ela permite desenvolver a competência das equipes para a organização da Atenção à Saúde, com foco nas necessidades dos usuários sob sua responsabilidade, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). Esta plataforma se apresenta como uma importante ferramenta neste processo de apoio e de acompanhamento dos processos de trabalho que serão operacionalizados.
ESP-PB realiza 4º Encontro presencial do ProfSaúde
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), realizou o 4º Encontro presencial do ProfSaúde/MPSF nos dias 16 e 17 de março. O evento teve como objetivo avaliar o início do semestre e o processo de aprendizagem, além de discutir melhorias para o curso.
A secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Valéria, falou sobre a realização do encontro de especialização em parceria com a ESP-PB, o Projeto Amar e a Secretaria de Estado da Saúde. Para ela, o evento é fundamental para ampliar o nível de conhecimento dos profissionais. “O encontro contará com a participação da turma de Mestrado Profissional em Saúde da Família e outras instituições que acompanham o programa do Nordeste. Será uma oportunidade para trocar experiências com profissionais de toda a região”, afirmou a secretária.
Para a diretora geral da ESP-PB, a professora Vanessa Cintra, o intuito do encontro foi realizar o diálogo interinstitucional. “Nesse encontro discutimos sobre as possíveis ações de fortalecimento do mestrado profissional e acompanhamos o que está sendo realizado nessa primeira turma da parceria entre ESP-PB e UEPB e a Fiocruz”, afirmou.
A professora Carolina Lucena, diretora acadêmica da ESP-PB, ressaltou a importância de eventos como este para fortalecer o SUS. “A discussão em conjunto com outras instituições do país é muito importante. Estamos honrados em sediar a discussão do mestrado profissional da UEPB na ESP-PB, a fim de estreitar relações e fortalecer ainda mais a rede do SUS no Estado da Paraíba”, destacou.
Estiveram presentes, ainda, a professora doutora Carla Pacheco Teixeira, a coordenadora acadêmica adjunta nacional na Fiocruz, professora doutora Silvana Cristina dos Santos, a coordenadora do ProfSaúde-UEPB, entre outros representantes das áreas.
O Programa de Pós-graduação em Saúde da Família - Percebendo a necessidade de uma formação mais especializada na área de Saúde da Família, a parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (ESP-PB) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferece o Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) por meio do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (PPSF).
O MPSF tem como objetivo qualificar profissionais de saúde para atuação na área da Saúde da Família, visando à melhoria do desempenho no trabalho em equipe, com foco na atenção à saúde das pessoas, famílias e comunidades, tendo em vista a qualidade, a efetividade, a eficiência e a humanização da atenção à saúde.
O curso é destinado a profissionais de nível superior que atuam na Atenção Primária à Saúde e demais áreas afins, com duração de 24 meses. A metodologia do curso é baseada em atividades teórico-práticas, com aulas presenciais, seminários, oficinas, visitas técnicas e orientação de projetos de intervenção em serviço.
O MPSF busca, além de capacitar profissionais, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para a consolidação da Atenção Primária em Saúde, com uma visão interdisciplinar, integral e humanizada.
ESP-PB e HUAC-UFCG abrem processo seletivo para vagas remanescentes em programa de residência médica
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba através da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) em parceria com o Hospital Universitário Alcides Carneiro (UFCG-EBSERH-HUAC) publicaram o Edital Conjunto HUAC/ESP-PB nº 01/2023, no dia 08 de março de 2023, para o ingresso de médicos em vagas remanescentes de Programas de Pós-Graduação Lato Sensu, na modalidade Residência Médica.
Os Programas de Residência Médica oferecidos são Infectologia e Oncologia Pediátrica, sob a responsabilidade da Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário Alcides Carneiro, e Medicina de Família e Comunidade, Medicina de Emergência, Pediatria e Neonatologia, sob a responsabilidade da Comissão de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba.
Podem se inscrever médicos e estudantes de medicina que comprovarem o término do curso até a data de assinatura do contrato, entre os dias 22 a 24 de março de 2023 e desde que atendidos os pré-requisitos solicitados no item 4.13.
O período de inscrições será a partir das 12h do dia 08 de março de 2023 até às 23h59min do dia 12 de março de 2023, por meio do link: https://forms.office.com/r/uQ2C18hDFn . Não haverá taxa de inscrição. E no total serão oferecidas vinte e três vagas (23), distribuídas de acordo com o item 2 do edital:
-
Infectologia - 02 (duas) vagas;
-
Oncologia Pediátrica – 02 (duas) vagas;
-
Medicina de Família e Comunidade – 16 vagas;
-
Medicina de Emergência – 01 (uma) vaga;
-
Pediatria – 01 (uma) vaga;
-
Neonatologia - 01 (uma) vaga.
Para mais informações referentes ao processo seletivo serão disponibilizadas nos sites do HUAC (https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/huac-ufcg/ensino-e-pesquisa/coreme/editais/2023) e da ESP-PB (https://esp.pb.gov.br), e o candidato pode entrar em contato com o Núcleo de Residências em Saúde da ESP-PB através do número (083) 3211-9835 ou enviando e-mail para residencias@esp.pb.gov.br.
Página do Edital
Edital conjunto HUAC/ESP- PB Nº 01/2023 - Processo Seletivo ao ingresso de médicos para vagas remanescentes em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, modalidade Residência Médica
Servidor da ESP-PB lança livro sobre trabalhadores do SUS
Há vários séculos, um viajante chegou ao canteiro de obras da Catedral de Notre-Dame. Aproximou-se e ficou observando o duro trabalho dos operários.
Diante de um deles, bem exausto, perguntou:
— O que você está fazendo?
— Você não está vendo? Estou quebrando pedra. E continuou irritado.
Mais adiante, junto a outro trabalhador, também exausto, perguntou:
— O que você está fazendo?
— Estou construindo uma maravilhosa catedral. E continuou com a fisionomia cansada, mas sorridente.
Essa história antiga, citada por Jean Yves Leloup, no livro Terapeutas do deserto, foi o ponto de partida para as histórias que foram contadas no livro 'Estamos construindo uma catedral - Histórias de compromisso com a construção do SUS'. O que foi investigado, nesta publicação da Editora HUCITEC, lançada em novembro de 2022 no Encontro Nacional de Saúde Coletiva, é: por que há tantos trabalhadores quebrando pedras no SUS, enquanto outra parte faz de seu cotidiano uma eterna construção de catedral? O que motiva essa gente anônima a não perder a fé de que é possível um SUS com universalidade, integralidade e equipe?
O livro, escrito por Ernande Valentim do Prado, servidor da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) desde 2018, e Eymard Mourão Vasconcelos, servidor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conta histórias de vida de pessoas quase invisíveis e que merecem ser conhecidas.
"A obra é, antes de tudo, uma grande homenagem a todas e todos os trabalhadores anônimos da saúde que insistem em fazer o melhor para que o SUS seja cada dia mais o melhor que pode ser", disse Ernande.
O livro pode ser encontrado na biblioteca da ESP-PB. Para saber mais, acesse o vídeo 'Estamos construindo uma catedral' através do link: www.youtube.com/watch?v=l_UYds_8JtY
Apoio Institucional faz balanço de participação na I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba
Na última quinta-feira (18), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) lançou os anais da “I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba: O SUS é o nosso lugar”, realizada nos dias 15 e 16 de dezembro de 2022 e também o e-book “O SUS é nosso lugar”, com os trabalhos premiados na Mostra.
Por ocasião destes lançamentos, é necessário fazer um balanço da participação da equipe de Apoio Institucional da gestão da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES-PB), como representante das três esferas as quais está ligada: a ESP-PB, as Gerências Regionais de Saúde e a Gerência Executiva da própria SES/PB.
O apoio institucional da gestão da ESP-SES/PB participou de diferentes frentes: comissão organizadora, científica e de apoio e mobilização para escrita dos trabalhos, realizado diretamente nos territórios paraibanos. Além disso, promoveu um encontro entre os diferentes tipos de apoio institucional no SUS da Paraíba: apoio institucional da gestão da ESP-SES/PB, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), como também escreveu e apresentou suas experiências.
Vale ressaltar que foram 41 trabalhos aprovados e apresentados com a participar e contribuição das apoiadoras e apoiadores e destes, 12 foram premiados e publicados no livro resultante da Mostra.
Para baixar o livro da mostra clique aqui: O SUS É O NOSSO LUGAR
Para baixar os Anais, clique aqui: ANAIS
ESP-PB divulga locais de prova para processo seletivo dos Programas de Residências
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) divulgou nesta quinta-feira (19) os locais das provas para o processo seletivo dos Programas de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais. A avaliação vai acontecer no próximo domingo (22), de 8h30 às 11h30 para os candidatos das Residências Médicas e de 14h às 18h para os das Residências Uni e Multiprofissionais.
O coordenador do Núcleo de Residências em Saúde da ESP-PB, Pedro Rodrigues, informou que a lista das salas em que cada candidato realizará o exame será afixada na entrada do local em que serão realizadas as provas.
“Recomendamos aos candidatos que compareçam ao local de prova, no mínimo, uma hora e meia antes da prova. Importante lembrar que é necessário apresentar documento de identidade com foto para ingressar na sala”.
Pedro reforça ainda que “deverá ser usada caneta azul ou preta, feita de material transparente. Garrafa de água só transparente e sem rótulo. Não será permitido que o candidato se apresente no local da prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico, sob pena de eliminação sumária, exceto telefone celular, que deve permanecer totalmente desligado e mantido embaixo da cadeira”.
Os candidatos precisam atentar, ainda, para os horários: a permanência mínima na sala é de uma hora. Só será possível levar o caderno de questões depois de três horas de prova e os gabaritos estarão disponíveis após às 17h do dia da prova. “Atenção na hora de preencher a folha de resposta”, alertou Pedro.
Confira os locais de prova:
João Pessoa - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Avenida João da Mata, nº 256, Jaguaribe, João Pessoa.
Campina Grande - Unifacisa - Avenida Senador Argemiro de Figueiredo, 1901, Itararé, Campina Grande.
Patos - Centro Universitário de Patos (UNIFIP) - Rua Horácio Nóbrega, s/n, Belo Horizonte, Patos.
Cajazeiras - Centro Universitário Santa Maria - Rodovia BR 230, Km 504, s/n Zona Rural, Cajazeiras.
Mais informações em: https://esp.pb.gov.br/editais/editais-abertos
ESP-PB contabiliza mais de 1100 inscrições em processo seletivo para Programas de Residências
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, encerrou, no último domingo (15), as inscrições do processo seletivo para os Programas Programas de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais. Foram contabilizados 1.129 inscritos que concorrem às 130 vagas, distribuídas entre os programas em todo o Estado. As provas serão no dia 22 de janeiro e o início das atividades está previsto para o dia 1º de março de 2023.
"Observamos um aumento de quase 24% com relação às inscrições do ano passado. Isso reforça a consolidação dos Programas de Residência da Escola de Saúde Pública da Paraíba e a força da descentralização, com abertura de novos Programas no interior do Estado, como Cirurgia Geral e Medicina de Emergência", declarou o coordenador do Núcleo de Residências da ESP-PB, Pedro Rodrigues.
Entre os 15 Programas de Residências da ESP-PB, três foram mais procurados: Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança, com 183 inscritos; Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com 176 inscritos; e o Programa de Residência Médica em Anestesiologia, com 139 inscritos. "Essa é uma realidade que corresponde às novas expectativas. Anestesiologia é sempre um dos programas mais concorridos e os Programas Multiprofissionais também são muito procurados", pontuou Pedro.
Dando sequência às etapas do processo seletivo, os locais de prova serão divulgados na próxima quinta-feira (19) e as provas objetivas serão aplicadas no domingo (22). Acesse todas as informações através do link: https://esp.pb.gov.br/editais/editais-abertos .
ESP-PB abre inscrições para curso de Educação em Saúde na Comunidade
A Escola de Saúde Pública da Paraíba abriu inscrições para o Curso de Educação em Saúde na Comunidade. Estão sendo ofertadas 105 vagas, sendo até 35 estudantes por macrorregião de saúde da Paraíba! A capacitação será online com duração de 60 horas.
O curso é voltado, prioritariamente, para ACS, AIS, ACE/VS, trabalhadores de saúde integrantes da Estratégia de Saúde da Família, Equipe de Consultório na Rua, além de lideranças dos movimentos sociais e populares.
As inscrições vão até o dia 13 de janeiro e devem ser feitas através do formulário: https://forms.gle/BN26Jv9MnqSVRozd9
ESP-PB abre edital para seleção de reposição e cadastro de reserva para apoiadores institucionais da gestão
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), torna pública a realização da seleção referente ao Projeto de Apoio para Formação Profissional Permanente e Continuada para o Sistema Único de Saúde (SUS) para concessão de Bolsa para Apoiador Institucional da Gestão. Ao todo, são quatro vagas para contratação imediata para as regiões de Itabaiana, Guarabira, Piancó e Princesa Isabel e outras 16 vagas para cadastro de reserva em todas as regiões de saúde do Estado da Paraíba.
A seleção visa a necessidade de elevar o nível de profissionalismo e excelência dos programas e projetos vinculados à escola, qualificando ainda mais a assistência à saúde e a necessidade de fortalecer a integração ensino-serviço. "O apoio institucional é o trabalhador da saúde, preferencialmente sanitarista, encarregado de dar suporte no que diz respeito ao diagnóstico do território, processos coletivos de mudança e inovações, atendendo, sempre que possível, as necessidades pedagógicas das equipes", frisou o membro da Coordenação do Apoio Institucional na ESP-PB Ernande Valentim do Prado.
Também da coordenação do Apoio Institucional, Islany Alencar acrescentou "o apoio institucional desenvolve seu trabalho de forma presencial nas Gerências Regionais de Saúde com foco no fortalecimento da Regionalização e das Redes de Atenção à Saúde (RAS)".
O contrato de trabalho é de 1 ano, podendo ser prorrogado. Com carga horária de 40horas semanais, a remuneração é através de bolsasno valor de R$ 3.000,00 reais. As inscrições começam no dia 27 de dezembro de 2022 e vão até dia 16 de janeiro de 2023.
Acesse o edital na íntegra em: https://esp.pb.gov.br/editais-em-andamento/edital-esp-pb-ndeg-24-2022
ESP-PB realiza Encontro de Comunicação em Saúde e debate perigos das fake news
Os desafios de comunicar à população durante a pandemia, facilitar a informação para a comunidade como um todo e combate às fake news. Estas foram as principais temáticas discutidas no Encontro de Comunicação em Saúde que aconteceu durante a I Mostra de Saúde Pública, promovida pela Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), nesta sexta-feira (16). O encontro começou pela manhã, às 8h, com uma mesa de abertura que teve como tema "O que a comunicação aprendeu em uma emergência global e como enfrentar a próxima crise de saúde pública?". Na sequência, teve a exibição do filme Coronga e debate.
A gestora pública de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) reforçou, durante a mesa de abertura, que a comunicação bem feita salva vidas.
"Do ponto de vista de relações públicas, a gente não aprendeu tanto em relação aos processos, mas, sim, como sociedade. A gente precisou resgatar a credibilidades nas redações com muitas fontes para informar a população. Foi necessário entender o que estava acontecendo para fazer na hora e com a sorte de termos gestores conscientes do que estava acontecendo e da importância do papel da comunicação", declarou.
Flaviana pontuou, ainda, que foram mais de 1000 entrevistas durante o período mais crítico da pandemia, com a comunicação focada em informar a população com orientações de prevenção, a fim de diminuir a sobrecarga na rede de assistência e salvar as pessoas. A transparência era o que nos guiava", disse ela.
O doutor em Comunicação e líder do Setor de Governança e Estratégia no Hospital Universitário Lauro Wanderley, Gustavo Freire, trouxe um relato sobre a construção de informações e fluxo interno e externo durante a Covid-19. "A comunicação teve um papel fundamental desde o início no Plano de Contingência e isso foi importante para que tivéssemos uma medida estratégica e mediadora, para saber o que comunicar e quando comunicar. No início da pandemia, não tínhamos ferramentas e tivemos que lidar com o estado de calamidade. Tivemos o suporte da rede e trabalhamos em cima do plano de contingência, onde o HULW foi um hospital de retaguarda".
Também na mesa de abertura, a doutora em Sociologia e docente do Departamento de Comunicação da UFPB Josilene Ribeiro comentou que muitas pessoas foram privadas de liberdade durante a pandemia. "A desigualdade social leva ao adoecimento e a pandemia aflorou muito isso. Quando a gente pensa em saúde, não é sobre a assistência, mas também sobre as formas de prevenção e é aí que a comunicação e a informação fazem toda a diferença. O direito à informação e a liberdade de expressão se dá para propagar informação, não para disseminar fake news", destacou.
À tarde, foi dado início à mesa redonda "Temas emergentes e novas formas de Comunicação em Saúde: as contribuições das pesquisas e o combate às fake News". A jornalista profissional das Tvs Cabo Branco e Paraíba e mestre em andamento em Desenvolvimento Regional Denise Belmiro compartilhou experiências no cotidiano no jornalismo durante a pandemia. "As redações são completamente diferentes depois da pandemia. Vivemos, ainda mais, um embate frequente contra a desinformação que chega só para atrapalhar e, inclusive, pode até matar. Foi muito difícil fazer jornalismo sem chegar perto das pessoas, buscando sempre informar com credibilidade. Hoje em dia, a saúde é um tema crucial no Bom Dia Paraíba, todos os dias entra em pauta com o papel, também, de cobrar o serviço", pontuou.
O médico sanitarista e criador do projeto Saúde Sem Fronteiras, Daniel Beltrammi, alertou que ainda não atravessamos o momento da pandemia. "A humanidade está tentando se adaptar ao vírus e o vírus à ela. Cuidar de si exige a busca de informações confiáveis. A Covid levou o assunto saúde para a mesa do boteco e, também, por isso comunicação e saúde são prestações de serviço público. Ainda tem mais esforço pela frente e um legado decisivo de que o que afeta o outro já está afetando a todos".
A professora de Jornalismo e pesquisadora da UFPB Sandra Raquew também participou da mesa redonda e ressaltou a importância de pensar em comunicação comunitária e nas práticas pedagógicas em saúde. "A velocidade das informações demanda uma responsabilidade social. As pessoas têm uma ansiedade de informação e também de compartilhar o que recebem. Elas se sentem mais participativas por causa da onipresença do celular e é, também por este motivo, que é necessário tomar cuidado com a desinformação. A comunicação está, sobretudo, no centro da tomada de decisão e trouxe uma série de aprendizados diante da crise".
I Mostra da Escola de Saúde Pública discute atuação do SUS na Paraíba
Com o tema “O SUS é o nosso lugar”, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) deu início, na manhã da quinta-feira (15), a uma mostra que tem o intuito de promover o diálogo sobre a atuação do SUS na Paraíba e seus futuros ramos no estado. A ideia é reunir experiências de trabalhadores, gestores, docentes, estudantes e residentes durante dois dias com apresentação de trabalhos e mesas de debates. No primeiro dia foram mais de 350 inscritos, além de 45 pessoas compondo a equipe organizadora e mais 12 monitores.
De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a inciativa da ESP-PB em organizar a mostra é importante para dar visibilidade ao trabalho da saúde púbica na Paraíba, para apresentar o que está acontecendo e como o SUS está atuando no estado. Em sua fala de abertura, ela apontou a grande atuação do SUS durante todo o momento da pandemia, com qualidade no cuidado, na atuação e na ciência.
“O evento traz a afirmação do SUS enquanto nosso lugar. Defendemos este sistema para que seja garantida saúde a toda população paraibana de forma integral e equânime, que atenda às reais necessidades do usuário. Se hoje conseguimos estar aqui de forma tranquila, muito devemos aos SUS”, pontuou.
As atividades do evento dão destaque às experiências, vivências e pesquisas realizadas no SUS na Paraíba. A programação da mostra contempla mesa redonda, conferência, apresentação de trabalhos e eventos paralelos com público e temáticas específicas.
O diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, destaca que a mostra está promovendo 260 apresentações de experiências que acontecem no SUS. “Poder trocar essas experiências e poder conhecer bem mais sobre o que está acontecendo na Paraíba e juntar isso com toda a formação em pesquisa que a ESP fomenta é um momento muito importante. Ainda mais quando a gente está perto de completar dois anos de escola. A gente vê esse momento como uma grande celebração de tudo que está acontecendo no SUS e um agradecimento a todo o apoio da SES para que esse evento possa acontecer”, observa.
Proenço explica que do evento serão recolhidas sugestões para os processos de formação que a escola tem feito como o mestrado e a residência. Além disso, os 60 trabalhos mais bem avaliados farão parte de um e-book que será produzido pela ESP. “Daqui a gente já sai com produtos para o SUS na Paraíba”, destaca.
Convidado do evento de forma remota, o consultor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Haroldo Pontes, elogiou a escolha do tema da mostra. Para ele, o SUS ainda é a maior política pública brasileira e um dos maiores projetos sociais do mundo. “Escolher o tema de que o SUS é nosso lugar foi bem colocado e muito atual. É uma demonstração da potência do trabalho que o SUS está realizando na Paraíba. Além da mostra, gostaria de parabenizar também os debates, pois discutir perspectivas de políticas públicas voltadas para a saúde é fundamental”, completa.
A programação seguiu na parte da tarde com a mesa redonda “Desafios para formação, o cuidado e a avaliação no SUS”. Na sequência, mais apresentações de trabalho e à noite a conferência “Perspectivas para as Políticas Públicas de Educação na Saúde”, com o professor Mozart Julio Tabosa Sales.
O evento continua na sexta-feira (16), com o Encontro de Comunicação em Saúde (ECoS), a apresentação do Cine Mostra ESP-PB, com exibição pública de ‘Coronga’ e com as mesas redondas “O que a comunicação aprendeu em uma emergência global e como enfrentar a próxima crise de saúde pública?” e “Temas emergentes e novas formas de Comunicação em Saúde: as contribuições das pesquisas e o combate às fake news”.
ESP-PB lança editais para Programas de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais
A Escola de Saúde Pública (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, lançou na última quinta-feira (8) os editais para os Programas de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB). Ao todo, foram disponibilizadas 130 vagas, distribuídas entre os programas em todo o Estado. As inscrições seguem até o dia 8 de janeiro e o início das atividades está previsto para o dia 1º de março de 2023.
“Essa é uma prática que a ESP-PB desempenha continuamente, ano após ano, e seguimos expandindo o número de vagas. São mais de cem oportunidades para trabalhadores da área da saúde que podem ingressar no Sistema Único de Saúde, além da bolsa e todo o apoio da formação pela preceptoria dos Programas de Residências. Com isso, vamos melhorar a formação para o SUS da Paraíba e qualificar o cuidado com saúde da população. Esperamos um grande número de inscritos como observamos nos últimos anos”, declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Acesse todas as informações através do link: https://esp.pb.gov.br/editais/editais-abertos
Residência Médica – Constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado. O foco da aprendizagem será o paciente e o seu problema de saúde. E o ensino da prática da Medicina destacará a abordagem na problematização e na melhor evidência científica da Medicina.
Os Programas de Residências Médicas oferecidos pela SES-PB são Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral (João Pessoa-PB), Cirurgia Pediátrica, Clínica Médica, Endoscopia Ginecológica, Ginecologia e Obstetrícia (João Pessoa-PB), Ginecologia e Obstetrícia (Patos-PB), Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia (João Pessoa), Pediatria (João Pessoa - PB) e Pediatria (Patos-PB). "E, para 2023, a ESP-PB conseguiu aprovar mais três programas médicos na Paraíba, são eles: Cirurgia Geral (Campina Grande, Patos e Sousa), Medicina de Emergência (Campina Grande) e Neonatologia (João Pessoa)", informou a representante do apoio ao Núcleo de Residências da ESP-PB, Kath Rennaly.
Residência Uniprofissional da Saúde em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – O Programa é destinado a odontólogos que serão supervisionados e orientados por profissionais qualificados da mesma área, de acordo com as especificações de exercício profissional definidas pelo Conselho Federal de Odontologia e pelas resoluções da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde
Residência Multiprofissional em Saúde da Criança – O objetivo desse programa é formar profissionais graduados em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social em especialistas de saúde para trabalhar na atenção às demandas de saúde direta ou indiretamente vinculadas à saúde da criança através da formação complexa e progressiva dos residentes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Programa Multiprofissional de Residência em Saúde Coletiva – O Programa tem como objetivo formar sanitaristas, graduados em diferentes profissões da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia ou Serviço Social), para compreender a organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nas ações de gestão do Sistema, atuando com maior ênfase no planejamento, nas redes de atenção à saúde e na educação em saúde, contribuindo para promover ações de saúde coletiva nas diferentes esferas do SUS nas regiões de saúde do sertão da Paraíba.
Programa Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia – O objetivo desse programa é: capacitar cirurgiões dentistas para o trabalho na atenção secundária em odontologia de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com enfoque na atuação em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), de modo a formar profissionais para atuação nas áreas de Diagnóstico Bucal e Cirurgia Oral Menor, Prótese Dental, Periodontia, Endodontia e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais; qualificar profissionais que possam atuar integrados na Rede de Saúde Bucal, com domínio do processo de trabalho, administração e gerenciamento de recursos humanos, insumos e sistemas de informação da odontologia na atenção secundária.
Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica – O Programa tem como principal objetivo qualificar o atendimento ao público na área de Enfermagem Obstétrica no diagnóstico e tratamento planejado por meio da formação em serviço a partir de uma programação teórico-prática com módulos teóricos, discussões de casos e atendimentos conjuntos com as demais especialidades, numa perspectiva multiprofissional, inter-relacionando as várias áreas de atendimento como pronto socorro, internação, tratamento, seguimento ambulatorial, considerando o paciente como um todo.
I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba acontece nos próximos dias 15 e 16 de dezembro
Com o tema ‘O SUS é o meu lugar’, a Escola de Saúde Pública (ESP-PB) promove nos próximos dias 15 e 16 a I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba. O evento vai acontecer na sede do UNIESP (Centro Universitário, no município de Cabedelo-PB) e contará com apresentações de trabalhos, apresentações criativas ou culturais e atividades temáticas vinculadas aos encontros paralelos.
As atividades da Mostra são gratuitas, dando destaque às experiências, vivências e pesquisas realizadas no Sistema Único de Saúde na Paraíba. Para o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, será um momento importante para reunir trabalhadores, gestores, docentes, estudantes e usuários do SUS.
“É uma excelente oportunidade de dar visibilidade a várias experiências espetaculares que estão acontecendo na rede pública de saúde que tem conseguido responder às necessidades da população paraibana. Vamos poder discutir, também, as perspectivas para a saúde na Paraíba e no Brasil nos próximos anos. Portanto, estão todos convidados para participar da Mostra, que possamos ter um grande evento”, declarou Felipe.
A coordenadora do Núcleo de Investigação Científica da ESP-PB, Thaís Matos, que faz parte da Comissão Científica da Mostra, reforçou, ainda que “o evento destaca o SUS com temática principal, como lugar de construção coletiva e potente espaço de transformação das práticas de saúde. A Mostra vai proporcionar o compartilhamento das experiências e pesquisas realizadas no SUS da Paraíba, sendo um impulsionador para o reconhecimento do trabalho das equipes de saúde e de replicação das experiências exitosas”.
Programação – A I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba vai começar às 8h30 da quinta-feira (15) e a mesa de abertura contará com a participação da secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, do diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, além de representantes da saúde e educação na Paraíba. Às 9h30, será dado início às apresentações de trabalhos. Às 13h, terá a mesa redonda “Desafios para a formação, o cuidado e avaliação no SUS”. Na sequência, às 15h15, mais apresentações de trabalhos. À noite, às 18h30, a Mostra segue com a conferência “Perspectivas para as Políticas Públicas de Educação na Saúde”, com o professor Mozart Julio Tabosa Sales, da Faculdade Pernambucana de Saúde.
Na sexta-feira (16), acontecem eventos paralelos à Mostra, com públicos e temáticas específicas. Um desses eventos é o Encontro de Comunicação em Saúde (ECoS), em que a programação começa às 8h, com a mesa de abertura “O que a comunicação aprendeu em uma emergência global e como enfrentar a próxima crise de saúde pública?”. Às 10h, será a vez do Cine Mostra ESP-PB, com exibição pública de ‘Coronga’. À tarde, às 14h, a comunicação entra mais uma vez em debate através da mesa redonda “Temas emergentes e novas formas de Comunicação em Saúde: as contribuições das pesquisas e o combate às fake news”.
“A gente sabe que o Estado tem muito a apresentar, com experiências, desafios e potência, para, inclusive, as pessoas reconhecerem e valorizarem mais o trabalho desenvolvido na Escola de Saúde Pública. A escolha das temáticas das mesas foi com intuito de, também, contemplar os eixos de apresentação dos trabalhos da Mostra”, salientou a coordenadora do Apoio Institucional da ESP-PB, Islany Alencar, que faz parte da comissão geral da Mostra ESP.
Trabalhos – A ESP-PB recebeu a submissão de 398 trabalhos para a I Mostra de Saúde Pública da Paraíba. Foram aceitos, ao todo, 260 trabalhos, divididos em cinco eixos temáticos: Educação Permanente em Saúde e Educação Popular em Saúde (66); Atenção Cuidado e Vigilância em Saúde (101); Direito à saúde e relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade (17); Potencialidades e desafios da gestão em saúde – planejamento, regulação e financiamento (27); Processo de trabalho em saúde no SUS (49).
ESP-PB promove aula inaugural do Curso de Formação de Doulas nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (2), a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), por meio do Núcleo de Formação Profissional, promove a aula inaugural do Curso de Formação de Doulas no Sistema Único de Saúde. A solenidade de abertura da primeira turma do curso de qualificação (João Pessoa) acontecerá às 8h, no auditório da Escola, com a presença de 40 alunas.
"É o início de mais um processo de formação da ESP-PB que vem para fortalecer uma área que temos investido bastante, que é a área materno-infantil. Essa formação, em particular, tem uma característica importante de apoiar, através de uma bolsa, as estudantes que estão se formando, para que elas possam participar dessas atividades de formação. A qualificação, certamente, terá uma repercussão muito importante e positiva no Sistema Único de Saúde, para que possamos ter um melhor cuidado com as paraibanas e paraibanos", declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
As aulas - que ao decorrer do curso deverão acontecer aos sábados, na ESP-PB - serão organizadas por módulos temáticos, que vão abordar desde a história do parto e nascimento, com as politicas públicas de saúde, a fisiologia do parto e outras temáticas. As alunas terão acesso, também, a aulas práticas e momentos de visitas técnicas nos serviços de saúde. O curso de qualificação terá a duração de três meses, com carga horária de 240 horas. Já o de atualização terá um total de dois meses, com carga horária de 120 horas.
"O curso de qualificação (novas doulas) vai acontecer em João Pessoa, Campina Grande e Patos, buscando ampliar a formação para as cidades do interior do Estado onde muitas mulheres não têm acesso a uma doula e, a partir desse projeto, terão a possibilidade de conhecer de perto como funciona o trabalho dessa profissional. Como estímulo às atividades educativas nas unidades de saúde e comunidades, o curso também vai contemplar a certificação de educadora perinatal, para que essas doulas possam aprender metodologias de educação em saúde e abordagem em grupos. Terá, ainda, como princípio valorativo o respeito às diversidades humanas e acolhimento às situações de vulnerabilidades e violências", informou a coordenadora do Curso de Doulas da ESP-PB, Ana Lúcia.
Sobre o curso - O projeto de Formação de Doulas no Sistema Único de Saúde é fruto da parceria da ESP-PB com a Associação de Doulas da Paraíba. Tem como objetivo formar 100 novas doulas e oportunizar a atualização de 60 doulas já formadas para atuação no SUS, compreendendo seus princípios e diretrizes, reconhecendo a necessidade da doula na equipe multiprofissional de atenção ao parto e nascimento, principalmente no benefício às gestantes, para estimular uma experiência positiva de parto, tendo como propósito o acolhimento às famílias.
A chefe do Núcleo de Formação Profissional, Cylene Nóbrega, ressaltou que “o curso é de suma importância para o estado da Paraíba, pois, entende que a atuação significativa e benéfica das doulas, junto às políticas de saúde materno-infantil, bem como o acompanhamento à mulher em seu período mais sublime e transformador reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O curso proporcionará a ampliação dos conhecimentos dessa profissional, pois terá a formação adequada e o estímulo de atuação na área”.
I Mostra da Escola de Saúde Pública teve 398 trabalhos submetidos
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) recebeu a submissão de 398 trabalhos para a I Mostra de Saúde Pública da Paraíba. Foram aceitos, ao todo, 260 trabalhos. Com o tema ‘O SUS é o meu lugar”, o evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de dezembro na sede do UNIESP – Centro Universitário no município de Cabedelo-PB – e contará com apresentações de trabalhos, apresentações criativas ou culturais e atividades temáticas vinculadas aos encontros paralelos.
“A quantidade de trabalhos submetidos superou as nossas expectativas e é resultado de uma grande mobilização em toda a Paraíba, estimulando que as pessoas escrevessem suas experiências para compartilhar na I Mostra de Saúde Pública da Paraíba. Foram inscrições vindas de todo o Estado, através de colaboradores de serviços da rede estadual e redes municipais de saúde, além de professores e alunos de instituições de ensino vinculadas à rede”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Investigação Científica da ESP-PB, Thais Matos.
Os trabalhos foram divididos em cinco eixos temáticos: Educação Permanente em Saúde e Educação Popular em Saúde (66); Atenção Cuidado e Vigilância em Saúde (101); Direito à saúde e relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade (17); Potencialidades e desafios da gestão em saúde – planejamento, regulação e financiamento (27); Processo de trabalho em saúde no SUS (49).
“Os autores dos trabalhos selecionados já podem se inscrever para participar da Mostra no dia 15 e já estão aptos para apresentar. Importante reforçar que todos os trabalhos serão publicados em anais”, informou Thais.
Reconhecimento – Os melhores resumos expandidos serão selecionados e premiados para compor um e-book (livro eletrônico). Além disso, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS) ofereceu uma viagem à Brasília aos três melhores trabalhos no eixo de Vigilância em Saúde, para que os trabalhos sejam apresentados à equipe técnica do MS.